Alta da Selic: como ela impacta seus investimentos?

Resumo do texto

  • Após registrar diversas quedas, a taxa Selic voltou a subir, e isso afeta seus investimentos;
  • Saiba tudo sobre a alta da Selic e quais são os impactos;
  • Descubra quais investimentos se tornam mais vantajosos com a alta da taxa.

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou um aumento na taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano. Esta taxa, que representa os juros básicos da nossa economia, não sofria alta desde 2015.

2020 foi marcado por cinco alterações na Selic, chegando à menor taxa da história, apenas 2% ao ano. Apesar de todas as quedas divulgadas no ano passado, o aumento atual mostra um novo olhar em relação à taxa de juros.

O Boletim Focus, um relatório semanal de analistas do mercado, mostra que a expectativa dos especialistas é que a Selic chegue a 5% até o fim de 2021.

Você sabe por que essa notícia é relevante para você? A Selic impacta diretamente seus investimentos e o seu bolso. Para entender melhor, explicamos tudo nesse artigo.

O que é a Taxa Selic?

A Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é a taxa básica de juros do Brasil. É a partir dela que todas as demais taxas de juros da economia brasileira são calculadas. Isso vai desde juros utilizados em empréstimos e financiamentos até a rentabilidade de aplicações financeiras.

Isso significa que tanto dívidas quanto investimentos apresentam juros maiores ou menores com base em movimentos e expectativas futuras com relação à taxa Selic. É por meio dela que o Banco Central evita a circulação de dinheiro em excesso na economia para controlar a inflação, dentre outros objetivos.

Como a Selic é controlada?

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, é quem define e quem anuncia as baixas ou altas da meta para a taxa Selic. Essas mudanças têm como principais objetivos melhorar a economia e conseguir conter a inflação.

Os bancos fazem empréstimos entre si, com o objetivo de deixar todas as instituições com o caixa equilibrado no fim de cada dia. É aí que entra a Selic. A meta dessa taxa definida pelo Copom é utilizada para determinar a taxa de juros média para esses empréstimos que acontecem entre os bancos.

Como a alta da Selic impacta os investimentos?

A Selic afeta a poupança da seguinte forma: os investimentos na caderneta realizados após 04/05/2012 sempre irão render TR + 70% da Selic, enquanto a taxa estiver abaixo ou igual a 8,5% ao ano.

Em relação a investimentos de renda fixa que remuneram em percentual do CDI, a influência dos impactos da Selic é direta.

Já em relação à renda variável, como ações, não há relação direta com a taxa , pois a rentabilidade muda conforme o desempenho e expectativas com relação às empresas no mercado financeiro.

Quais são os principais objetivos do Banco Central para aumentar ou baixar a Selic?

Quando o Banco Central aumenta a Selic, a rentabilidade dos investimentos que têm como referência essa taxa aumenta.

Isso tende a incentivar a população a investir ao invés de consumir e a reduzir pedidos de empréstimos, que passam a ter taxas maiores. Assim, as pessoas consomem menos e, consequentemente, os preços baixam.

Na maioria dos casos de aumento da Selic, o objetivo do Banco Central é tentar desacelerar a inflação.

Por que ao longo desses 6 anos o Banco Central baixou a taxa Selic?

Normalmente, o objetivo da Selic baixa é incentivar o consumo. Desta forma, os seis anos consecutivos de queda na taxa aconteceram pois a inflação estava controlada.

Com juros baixos, a tendência é que a população gaste mais dinheiro em vez de guardar e investir. Com a Selic baixa também fica mais fácil as pessoas conseguirem crédito e realizarem financiamentos com taxas menores.

Então, de maneira geral a Selic baixa pode incentivar a economia.

Por que a alta da Selic é excelente para investimentos em renda fixa?

Quando a Selic sobe, a rentabilidade de investimentos em renda fixa que utilizam ela como referência também sobe.

Os CDBs, que são investimentos atrelados ao CDI, que acompanha bem de perto a porcentagem da Selic, também são exemplos de bons retornos aos investidores. Quando essa taxa sobe, a rentabilidade dos CDBs sofrem impactos positivos. Ou seja, seu dinheiro pode render mais com o aumento da Selic.

Quero rentabilidade superior à Selic, por onde começo?

Se você ficou interessado em investir seu dinheiro e ter boa rentabilidade, então você precisa saber que os CDBs são as opções mais práticas e seguras, especialmente para quem está começando a fazer seus primeiros investimentos. Clique aqui e saiba mais!

Baixe o super app PagBank e invista!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”