Resumo do texto
- O que vale mais a pena: aluguel ou financiamento?
- Descubra qual é o momento certo de alugar;
- Veja alguns fatores decisivos para comprar um imóvel!
Muitos brasileiros têm o sonho da casa própria. A busca pelo imóvel costuma ser longa, já que exige um alto investimento. E é nesse momento que muita gente pensa o que é melhor: aluguel ou financiamento?
A escolha vai depender de fatores como: dinheiro disponível, liberdade de mudança e até o rendimento de investimentos. Entenda melhor como essas condições podem influenciar na decisão final em nosso texto.
Boa leitura!
Aluguel ou financiamento: qual é o mais vantajoso?
Essa é uma questão que deve ser colocada na ponta do lápis, afinal, é uma decisão que vai acompanhar você por toda vida, já que é uma despesa que impacta diretamente no seu bolso.
Para muitos, ter a casa própria é a realização de um sonho e esse pode ser um fator decisivo. Nestes casos, a sensação de conquista vai além do cálculo financeiro.
Por outro lado, quando não existe o desejo da compra do imóvel, é hora de fazer cálculos! Aqui, é preciso somar o valor final do imóvel com os juros das parcelas e entender quanto será gasto no caso do aluguel.
Pensando em alugar? Quando o aluguel se torna a melhor opção?
Veja em quais momentos o aluguel pode ser a melhor saída:
- Não ter o valor de entrada: quanto mais dinheiro guardado para dar entrada no imóvel, menores ficam as parcelas do financiamento. Se você ainda não tem muito guardado, alugar e investir esse valor pode ser uma boa ideia;
- Prováveis mudanças: se o morador não tem certeza sobre a localização, não vale a pena investir na compra de um imóvel para depois se mudar;
- Liberdade: o aluguel permite que o morador tenha maior liberdade para se mudar. No caso da compra, o processo de venda pode ser lento e caro.
E a compra financiada? Quando ela é mais indicada?
Em quais casos a compra do imóvel através de financiamento é mais vantajosa? Confira!
- Juros mais baixos que rendimento: se os juros da parcela forem mais baixos do que o rendimento em investimentos, vale a pena o financiamento. Caso contrário, é melhor manter o aluguel e investir o dinheiro, que vai render e, depois de um tempo, a compra pode ser feita;
- Gastos extras mais baixos que aluguel: normalmente, no valor do aluguel já está incluso o preço do condomínio, então, no caso da compra financiada, além do custo da parcela, há outros gastos fixos. Se esse valor cabe no orçamento mensal, tudo certo!
- Dinheiro para dar entrada: quanto maior o valor de entrada, mais vantagens no financiamento da casa própria. Então, se você tem um dinheiro guardado, use ele para abater parte do valor do imóvel e conseguir parcelas menores.
Faça seu dinheiro render para investir no aluguel ou financiamento
Seja com aluguel ou financiamento, ter um imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Para quem está se preparando, sem dúvidas já pensou em como multiplicar o dinheiro mais rápido para arcar com as despesas.
E a resposta é: investimento! Com o super app PagBank, seu dinheiro pode render automaticamente. Não precisa fazer nada, é só deixar o valor na conta e ver ele se multiplicando.
Aqui você pode começar a investir com pouco e tem inúmeras opções de aplicações, como a Renda Variável, os CDBs, Tesouro Direto e Fundos de Investimento.