Casa ou apartamento? Confira algumas dicas para escolher a melhor opção!

Resumo do texto

  • Saiba como decidir o imóvel dos sonhos para você e sua família!
  • Compare as vantagens e desvantagens entre casa e apartamento;
  • Confira dicas para economizar na hora de comprar seu imóvel.

 

Na busca pelo imóvel dos sonhos, muitas perguntas surgem no caminho: se é melhor aluguel ou financiamento, se vale a pena comprar o terreno ou o imóvel pronto, e, também, se deve investir em casa ou apartamento.

Para te ajudar a escolher entre ter uma casa ou apartamento, confira esse artigo!

casa ou apartamento?

Quer comprar um imóvel? Saiba como decidir entre casa ou apartamento!

Escolher o melhor lugar para você e sua família morar é uma decisão que precisa ser tomada com calma, organização e planejamento! Isso porque não é fácil trocar de ideia, especialmente pelo preço envolvido.

Por exemplo, você pode ter o valor para dar entrada em uma casa, mas precisa avaliar se tem o dinheiro que será gasto em uma possível reforma ou nas parcelas do financiamento.

Conheça as vantagens e desvantagens em comprar uma casa

Se você está pensando em ter uma casa, as principais vantagens deste tipo de imóvel são:

  • Liberdade: você não tem que lidar com regras de condomínio, caso tenha dificuldade em se adaptar;
  • Privacidade: não precisa se preocupar com vizinhos de porta, barulho dos moradores de cima ou compartilhar as áreas de lazer com outras pessoas.

Por outro lado, as desvantagens em morar em casa são:

  • Custo elevado: diferente do apartamento, onde os custos são compartilhados, a manutenção deve ser paga apenas pelo proprietário, pesando no orçamento;
  • Segurança: como não há portaria, todo o sistema de segurança deve ser providenciado pelo morador. Além disso, os altos muros acabam tirando a liberdade característica das casas.

Veja vantagens e desvantagens em comprar um apartamento

Quando o assunto é apartamento, as vantagens de comprar este tipo de imóvel são:

  • Praticidade: devido ao tamanho, estes imóveis são mais procurados por quem tem uma vida mais agitada e precisa de soluções mais práticas;
  • Segurança: viver em um condomínio traz uma maior segurança para você e sua família.

Mas morar em apartamento também tem desvantagens, como:

  • Custo fixo mensal: a taxa de condomínio, apesar de trazer serviços e manutenção das áreas comuns, é um custo fixo que, muitas vezes, deixa o imóvel fora do orçamento familiar;
  • Vizinhança desconhecida: morando em apartamento, você será obrigado a conviver próximo a pessoas que não conhece, muitas vezes, dividindo o mesmo andar.

Analise o custo-benefício: valores de entrada, juros e formas de pagamento

E assim como a avaliação dos pontos positivos e negativos, é preciso entender como será o pagamento. Para isso, coloque na ponta do lápis todos os valores, como entrada, juros de financiamento, as formas de parcelamento disponíveis, os custos com reforma, etc. Com isso, vai ficar mais claro qual será a despesa final em cada um deles.

Entenda qual tipo de imóvel combina mais com seu estilo

Conhecendo as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel, é preciso adaptar a propriedade com o seu estilo de vida e o que você procura. E isso não quer dizer escolher entre um quintal só seu ou um condomínio completo. É preciso avaliar também a situação financeira.

Como já foi dito no início do texto, você pode ter o valor para dar entrada, mas precisa pensar no custo mensal e em possíveis reformas. No caso de apartamento, por exemplo, há a despesa com o valor do condomínio.

Dicas para acertar na compra da sua casa ou apartamento!

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher entre casa e apartamento, é importante se preparar para fazer a compra! Para isso, confira essas dicas:

Se organize financeiramente e monte uma reserva de emergência

Como essa decisão envolve o emocional e financeiro, ela, normalmente, leva tempo para ser tomada. É preciso lembrar, também, que a compra de um imóvel envolve gastos com documentos e regularizações necessárias.

Enquanto estiver pesquisando, não deixe de organizar o seu orçamento e já começar a montar uma reserva de emergência.

Leve em conta a necessidade de reformas

Escolheu o imóvel que atende todas as suas necessidades? Avalie se ele precisa de reformas na hora de fazer uma contraproposta. Assim, você já desconta do valor de compra o que vai gastar com os reparos.

Confira a documentação e os impostos (ITBI)

Nunca considere apenas o valor anunciado do imóvel. Por exemplo, se um apartamento custa R$600 mil, não é só isso que você vai desembolsar. Além de toda a documentação, que envolve reconhecimento de firma em cartório, tem impostos obrigatórios, como o Imposto de Transmissão Imobiliária (ITBI).

Falando especificamente do ITBI, ele deve ser pago pelo comprador e é calculado em cima do valor do imóvel (de 2% a 3%). Por isso, a despesa real é sempre acima do valor de compra!

Organização financeira e boa reputação

Se você vai usar o financiamento imobiliário para fazer a aquisição, é importante ter um bom controle do orçamento familiar. Assim vai saber quanto pode pagar de parcela por mês. Além disso, não deixe de conferir o Score do Serasa para facilitar a liberação de crédito.

Com um score alto, é possível negociar melhores condições, mais tempo de pagamento e taxas mais atrativas. Se você ainda está na fase de pesquisa, se organize para melhorar sua pontuação!

Faça o dinheiro render para investir no seu futuro imóvel!

Se você está querendo comprar o imóvel próprio, pode fazer seu dinheiro render desde já!

Uma dica é pegar o que você já tem guardado e aplicar em investimentos de renda fixa, ou seja, aqueles que já tem uma rentabilidade previsível e possuem risco baixo! Aqui, seu dinheiro pode render mais do que o dobro da poupança!

No super app PagBank, você pode escolher investir em renda fixa através dos CDBs PagBank, Tesouro Direto e Fundos de Investimento. E para quem quer ir além, pode optar pela aplicação em Renda Variável!

Comece a investir e realize o sonho da casa ou apartamento!