Dinheiro esquecido no banco: saiba como consultar valores e receber

Resumo do texto

  • Veja como saber se tem dinheiro esquecido no banco;
  • Entenda como funcionará o resgate;
  • Transfira o dinheiro para a conta PagBank e aproveite os benefícios.

Abra sua conta PagBank agora!

 

Sabe aquela sensação boa de encontrar dinheiro que não lembrava mais no bolso da calça? Agora imagina descobrir que você tem dinheiro esquecido no banco e que poderá resgatar? É uma boa notícia, né? E é isso que o Banco Central disponibilizou recentemente! 

Para que os brasileiros possam saber se tem valor a receber, o Banco Central lançou um site específico para essa consulta, o “Valores a Receber”. Segundo o próprio BC, 40 milhões de pessoas (física e jurídica) têm dinheiro esquecido no banco.

Confira como saber se você tem dinheiro para receber e veja como transferir esse valor para sua conta.

O que é o dinheiro esquecido no banco?

Na procura de melhores taxas e condições especiais, muitos brasileiros acabam abrindo diferentes contas em vários bancos. E na hora de fechar a conta, pode ser que fique um pequeno valor esquecido.

Para o cidadão saber se tem dinheiro esquecido no banco, foi criado o Sistema Valores a Receber e a consulta já está liberada. Esse saldo pode ser de:

  • contas, corrente ou poupança, que tinham saldo quando foram encerradas;
  • tarifas que não deviam ser cobradas e serão devolvidas;
  • dinheiro não procurado de grupos de consórcios encerrados;
  • situações que envolvam ter um valor a devolver;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito.

Como saber se tenho dinheiro esquecido no banco? Confira a liberação do Banco Central!

Ficou curioso para saber se é um dos brasileiros com valor a receber? É super simples fazer essa consulta. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Sistema Valores a Receber;
  2. Logo no início da página, procure pelo link “Consulte aqui”;
  3. Preencha o campo do CPF/CNPJ e data de nascimento e clique em “Consultar”;
  4. Veja se tem ou não dinheiro a receber.

Como fazer o resgate do dinheiro?

A liberação do dinheiro já começou. Se você fez a consulta no site oficial, recebeu uma data para retornar à plataforma. Neste dia, é só acessar novamente o Sistema Valores a Receber com a conta Gov.br e pedir o resgate.

Não esqueça que a sua conta no site Gov.br deve estar no nível Prata ou Ouro, ou seja, com níveis extras de segurança. Para atingir esse nível, é preciso:

  1. Acessar a sua conta Gov.br;
  2. No menu, procure por “Privacidade”;
  3. Depois, vá em “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
  4. Na página de autorização de uso de dados pessoais, confirme em “Autorizar”;
  5. Em seguida, você vai saber qual o nível de segurança da conta. Em geral, as contas são criadas com “Nível Bronze”;
  6. Verifique como pode “adquirir novas confiabilidades do gov.br” para atingir o Nível Prata ou Ouro, necessários para transferir o valor esquecido;
  7. Algumas das opções para aumentar a segurança são: validação facial pelo Denatran ou cadastro validado por internet banking

Passo a passo para fazer o resgate do dinheiro esquecido no banco:

  1. Acesse novamente o Sistema Valores a Receber;
  2. Procure por “Acessar meus valores a receber”;
  3. Faça login com a conta Gov.br;
  4. Vá em “Consultar” e vejao valor que pode ser resgatado, a instituição onde você “esqueceu” o dinheiro e o tipo de valor a receber (saldo esquecido na conta, cobranças indevidas devolvidas, etc);
  5. Clique na opção que o sistema vai mostrar:
  6. “Solicitar por aqui”: devolução via Pix em até 12 dias úteis. Depois informe a chave Pix e guarde o número do protocolo caso ocorra algum problema
  7. “Solicitar via instituição”: é preciso entrar em contato por telefone ou e-mail para combinar a devolução do dinheiro.

Transfira o dinheiro esquecido para uma conta rendeira!

O valor a receber pode ser transferido para uma conta que esteja ativa. Se, quando consultar o saldo disponível, estiver habilitada a opção de transferência via Pix, é só informar a chave da conta PagBank e aguardar.

Receber um valor que não estava esperando pode ajudar a organizar o planejamento financeiro ou começar sua vida de investidor!

Com a conta digital PagBank, o saldo rende automaticamente, mais do que na poupança. E se você quiser ir além, ainda pode conferir as opções de investimentos seguros e rentáveis, como o CDB!

Baixe gratuitamente o super app e abra uma conta PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”