Natal 2023: dá para fazer compras e ainda economizar nesta época do ano?

Resumo do texto

  • Use nossas dicas para poupar dinheiro no Natal deste ano;
  • Aprenda a reduzir gastos com presentes;
  • Veja como economizar no preparo da ceia de Natal.

Conheça o Poupar Automático do PagBank!

 

O Natal de 2023 está se aproximando e sabemos que não é só a lista de presentes que pesa no bolso nesta data. Além deles, tem a ceia, as férias, viagens e reuniões de família.

Para aproveitar o feriado sem estourar o orçamento, é necessário fazer um bom planejamento financeiro, concorda? Mas como traçar um plano realista que permita poupar e ainda presentear familiares e amigos?

Confira algumas dicas para economizar nas compras de Natal para desfrutar de momentos especiais com tranquilidade.

Saiba como Economizar no Natal

7 dicas para economizar nas compras de Natal em 2023

Os gastos de fim de ano costumam ficar mais altos devido às celebrações, mas seguindo alguns passos simples, você pode comprar tudo o que precisa sem se preocupar com aperto no fim do mês ou com o limite do cartão. Veja como!

1. Defina um orçamento

Antes de gastar seu dinheiro com presentes, pague as faturas atrasadas e as dívidas. Elas possuem juros e, se não forem quitadas, vão atrapalhar seu planejamento financeiro.

Por isso, calcule quanto pode usar nas compras do Natal de 2023 só depois de cumprir com todas as obrigações financeiras. Estabelecer esse limite contribui para que sejam evitados excessos que irão pesar no seu bolso.

2. Faça uma lista de presentes

Agora que você já definiu um teto de gastos, crie uma lista com todos que serão presenteados. Para fugir das contas mais altas, defina um valor máximo, e também pense em priorizar algumas pessoas. 

Para as que são mais importantes, vale um presente mais caro, já para aquelas que não são tão próximas, que tal dar uma lembrancinha mais em conta? 

Assim ninguém fica de fora e seu orçamento não será extrapolado.

3. Não deixe para comprar de última hora

Quanto mais perto do dia 25 de dezembro, mais movimentado fica o comércio. Com a correria, é mais difícil comparar valores e encontrar todos os itens desejados. 

Portanto, aproveite o fim de novembro, as primeiras semanas de dezembro e antecipe sua ida às lojas. Dessa forma, você foge das filas e também dos preços mais altos.

4. Aproveite a Black Friday

Não deixe de conferir as ofertas da Black Friday e da Cyber Monday para garantir os itens que você quer. Esses eventos são repletos de descontos que contribuem para reduzir os gastos de fim de ano.

5. Compre à vista sempre que puder

O parcelamento é uma possibilidade tentadora, mas vale a pena comprar alguns itens da sua lista de natal à vista. 

Dessa forma, é possível aproveitar o desconto que muitas lojas oferecem para essa forma de pagamento, e evitar juros aplicados nas parcelas, que deixam o valor final mais caro.

Além disso, as prestações vão limitar seu orçamento em um período crítico, já que em janeiro chegam os impostos anuais e você pode precisar desse dinheiro.

6. Não exagere na ceia de Natal

Uma simples ida ao mercado pode custar uma boa parte do seu dinheiro. Então, para ter uma ceia farta sem ficar no vermelho, planeje o cardápio antecipadamente levando em conta quantas pessoas participarão desse momento. 

O controle dos convidados, e o planejamento prévio da ceia, te poupa de uma compra de ingredientes e alimentos que não serão consumidos, o que contribui para diminuir os custos das festas de final de ano.

7. Aproveite promoções

Durante essa época, muitos estabelecimentos oferecem itens com promoções especiais. Para facilitar sua busca, use a internet para comparar valores, conferir as mudanças de preço, visitar marketplaces e encontrar descontos. 

Uma pesquisa bem feita auxilia seu plano de economizar no natal e ajuda a encontrar lojas que estão oferecendo diferenciais atrativos, como programas de fidelidade e cashback.

Quando começar a fazer as compras de Natal?

O momento certo para ir às lojas depende da sua organização financeira e de fatores pessoais, como a data de recebimento do salário. Porém, é importante ressaltar alguns detalhes para tomar essa decisão.

  • Novembro: tem a Black Friday, que acontecerá no dia 24, e pode ser um bom momento para ir atrás dos presentes;
  • Dezembro: é quando muita gente recebe o décimo terceiro. Mas, nessa altura do campeonato, é preciso estar preparado para enfrentar o trânsito congestionado, lojas cheias e valores um pouco mais salgados.

Na verdade, não existe uma regra para definir quando começar as compras. O segredo para escolher o momento certo é ter um bom planejamento financeiro.

Conforme você controla suas finanças e organiza seus gastos, é mais fácil definir quando seu orçamento está mais adequado para aumentar o consumo sem que isso ofereça um risco de endividamento.  

Se organize melhor com a ajuda do PagBank!

O hábito de organizar as finanças é importante em qualquer época do ano, não só no Natal de 2023. 

Sabemos que essa tarefa nem sempre é fácil, mas ela pode ficar mais simples com a ajuda do planner do PagBank, que facilita o controle das despesas, e até dos investimentos, oferecendo uma visão completa da sua realidade financeira.

E sabe outra coisa que você pode começar a fazer desde já? Guardar seu dinheiro para aproveitar as festas de fim de ano sem se preocupar com imprevistos. O Poupar Automático do PagBank pode te ajudar com isso. 

Ativando essa funcionalidade, você cria um fundo de emergência que pode ser resgatado a qualquer momento.

Para começar, basta definir a porcentagem que será poupada e a recorrência, que pode ser diária, semanal ou mensal. Assim que o valor definido estiver disponível na sua conta, ele será investido em um CDB.

Com poucos cliques, você monta sua reserva de emergência, enquanto deixa seu dinheiro rendendo mais que a poupança!

Comece a economizar com o Poupar Automático do PagBank!