O que é reserva de emergência e como montar a sua

Resumo do texto

  • A reserva de emergência é essencial para ter segurança financeira;
  • Confira dicas importantes para começar a montar a sua;
  • Saiba onde investir o valor poupado.

 

Começar uma reserva de emergência é uma atitude importante, não só pensando no futuro, como também nos imprevistos que podem acontecer no dia a dia.

Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre como montar o seu fundo de emergência e dar algumas dicas valiosas sobre o assunto

Você também vai aprender qual o melhor lugar para guardar seu dinheiro.

Artigos que podem ser do seu interesse:

Veja Como Montar sua Reserva de Emergência

O que é reserva de emergência?

A reserva financeira é um valor guardado para momentos em que surgem necessidades financeiras.

Imagine um profissional que trabalha com carteira assinada e tem um salário fixo. Isso significa que ele tem uma estabilidade, certo?

Agora, imagine que o banheiro da casa dele está com infiltração e precisa ser reformado. Da noite para o dia a vida financeira vira de pernas para o ar, pois ele precisa arcar com esses custos.

Com esse exemplo, podemos ver que mesmo aqueles que têm uma vida financeira mais tranquila, com emprego formal e gastos controlados, podem ser pegos de surpresa e precisar de uma reserva de emergência.

Logo, a reserva serve para dar segurança e evitar que você entre no vermelho ou precise de empréstimos. 

Como montar minha reserva de emergência?

Agora que você já sabe o que é reserva de emergência, o ideal é começar a montar a sua aos poucos. Os primeiros e mais importantes passos são o planejamento e a análise.

Com eles , é possível entender melhor como está sua situação financeira e quanto conseguirá economizar por mês, sem que essa economia traga muitos desafios para a sua rotina.

Veja algumas dicas para começar a criar sua reserva de emergência.

Reveja seus hábitos de consumo

O primeiro passo para montar sua reserva é reduzir custos, diminuir os gastos que não são essenciais, como roupas, eletrônicos, decoração etc.

Organize seus gastos

Organização financeira é o segundo passo para montar sua reserva de emergência.  Para isso, registre todos os seus gastos, desde as contas de casa até o café do almoço. Depois, classifique-os por categorias para identificar problemas ou melhorias.

Por exemplo:

  • Lazer: cinema, restaurante, balada ou festas;
  • Transporte: gasolina, ônibus, ou aplicativos de corrida
  • Alimentação: delivery, supermercado e restaurante;
  • Moradia: luz, água, aluguel, internet, etc.

Para te ajudar, temos uma planilha gratuita de gastos mensais te esperando. Esse documento vai te ajudar a fazer o controle das suas finanças e chegar ao fim do mês sem dores de cabeça relacionadas ao dinheiro.

Livre-se das dívidas

Quitar dívidas é muito importante para ter saúde financeira, depois disso, surge a oportunidade de economizar .

Para se livrar do endividamento, é preciso descobrir o valor total delas e ter um plano de ação. Tente negociar o parcelamento ou diminuir o valor total da pendência. Outra dica, é pagar as contas com juros mais altos primeiro.

O que levar em conta ao estabelecer o valor da reserva?

Para descobrir qual o valor ideal da sua reserva de emergência, é preciso pensar nos seguintes pontos:

Variação da Renda

Quanto mais estável for sua renda, mais fácil é saber quanto dinheiro consegue ter disponível para poupar, assim como organizar suas finanças e mudar seu padrão de compras.

Empregabilidade

Uma das maiores emergências financeiras é a perda de emprego. Então, para determinar o valor da sua reserva, é preciso avaliar a capacidade de conseguir um novo emprego caso seja demitido.

Contas a pagar

Se você tem muitos gastos com financiamento de imóvel, parcelas do cartão, plano de saúde, e outros gastos fixos mês a mês, será necessária uma reserva de emergência com mais dinheiro, já que essas parcelas continuarão tendo que ser pagas. 

Dicas para começar sua reserva financeira

Já explicamos o que é reserva de emergência, agora iremos dar dicas práticas para começar a montar o seu fundo o quanto antes.

Determine uma quantia para guardar mensalmente

Escolha um valor mensal para colocar na sua reserva e mantenha essa quantia como base. Se seu faturamento aumentar, pode ser interessante investir mais, porém, se o dinheiro encurtar, é só reduzir a quantidade poupada por mês para se ajustar ao orçamento. O importante é sempre ter um valor determinado para ser colocado na reserva constantemente.

Faça da sua reserva um investimento

Investir pode ser uma forma de fazer a sua reserva financeira crescer. Para quem está começando, a renda fixa pode ser um caminho seguro. Opções como CDBs com liquidez diária ou títulos do Tesouro Selic, são simples, seguras, aceitam valores mais baixos e tem opção de saque a qualquer momento.

Onde investir a reserva de emergência?

Reserva de emergência com rentabilidade superior à da poupança só é possível no super app PagBank! 

Com os CDBs PagBank é possível começar a investir com apenas R$1 e conseguir mais que o dobro do rendimento da poupança!

E, para ainda mais segurança e bons rendimentos, invista no Tesouro Direto! Se você ainda não sabe qual o seu perfil de investidor, faça o teste e descubra.

Para aplicar com o super app basta seguir alguns passos:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. confira as opções de CDB ou Fundos de Investimento;
  4. faça sua escolha e clique em Investir.

Pronto! O valor será transferido do seu saldo para a opção escolhida, acompanhe a aplicação e rendimento pelo celular.

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”