Entenda a origem do Dia Internacional da Mulher e sua importância

O Dia Internacional da Mulher é celebrado todo ano em 8 de março. Sua criação remete às históricas lutas por direitos iguais e melhores condições de trabalho. Mesmo com tantas conquistas, desde o início da celebração, ainda existe muito a ser superado.

O Dia da Mulher celebra as conquistas femininas, mas também levanta discussões importantes sobre o futuro. Pautas como o empreendedorismo feminino e igualdade salarial são duas fortes causas.

Para nos inspirar para novas lutas, vamos conhecer e entender as principais conquistas das mulheres ao longo dos anos.

Dia Internacional da Mulher: por que esta data existe?

A origem do Dia Internacional da Mulher está no movimento operário. Em 1908, 15 mil mulheres marcharam na cidade de Nova York por redução nas jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto.

Um ano depois, o Partido Socialista da América instituiu o primeiro Dia Nacional das Mulheres. Em 1910, durante a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, Clara Zetkin sugeriu que a data se tornasse internacional.

Apesar de alguns países já celebrarem o Dia Internacional das Mulheres em 1911, foi só em 1975 que a ONU oficializou a data.

Conheça a importância do Dia da Mulher!

Até hoje, as pessoas costumam não entender a importância do Dia da Mulher. Por isso, ainda é essencial reforçar o papel de datas que celebram, relembram e visualizam as lutas por mais direitos.

Especialmente no aspecto de futuro, visualizando as lutas que ainda precisam acontecer, é onde o Dia da Mulher tem maior importância. É quando vem à tona as dificuldades enfrentadas e as diferenças de tratamento e oportunidades no mercado de trabalho.

Conquistas femininas que valem a pena serem lembradas!

É claro que por mais que tenham muitas questões a serem resolvidas, há também conquistas das mulheres a serem celebradas. Trouxemos algumas para vocês:

Educação para mulheres a partir de 1827, mas limitada

Em 1827, foi sancionada a Lei Geral. A partir dela, as mulheres foram autorizadas a frequentar salas de aula. Mas, não era qualquer matéria que elas poderiam cursar. O ensino era exclusivo sobre afazeres do lar.

Com muita luta, muita reivindicação e a ação de mulheres que estavam dispostas a mudar o rumo da educação feminina, em 1887, na Bahia, a primeira mulher entrou na faculdade!

Direito ao voto concedido para mulheres em 1932

Nem sempre as mulheres participaram do processo eleitoral. O direito ao voto sempre foi uma luta presente nos movimentos feministas. Desde o fim do século XIX, em vários países, a participação na escolha dos nossos governantes era uma reivindicação.

No Brasil, essa possibilidade só veio em 1932, com o Decreto 21.076, que permitiu o direito de voto às mulheres.

Mulheres conquistam o direito de ter uma conta bancária (1962)

Abrir uma conta bancária pode parecer uma coisa simples. No PagBank mesmo, você precisa apenas fazer o download do super app!

Mas até 1962, as mulheres só poderiam fazer isso com aprovação do marido. Essa era uma das diretrizes do Estatuto das Mulheres Casadas. Haviam uma série de leis que tiravam direitos das mulheres. Com muita luta e reivindicação, esse Estatuto foi, gradualmente, acabando.

Cartão de crédito para mulheres se torna realidade (1974)

Assim como a conta bancária, ter direito a cuidar do próprio dinheiro não era uma realidade para as mulheres. Elas não podiam assinar um contrato de cartão de crédito, por exemplo. Apenas os homens teriam essa liberdade.

Essa lei durou até 1974, quando, finalmente, elas conseguiram autonomia e independência financeira!

Nasce o empreendedorismo feminino no Brasil (1990)

Dentre as conquistas femininas, que ainda estão acontecendo, em 1990 nasce o empreendedorismo feminino. Ou seja, um pouco mais de 30 anos atrás.

Atualmente, o número de mulheres empreendedoras cresce no Brasil. Segundo números do Instituto Rede Mulher Empreendedora, quase metade dos pequenos negócios possuem mulheres no comando.

Salto no percentual de mulheres investidoras no mercado financeiro

Elas também estão por dentro dos investimentos! Segundo dados da própria B3, elas não só investem, como investem mais!

A pesquisa mostra que, enquanto os homens começam a investir com R$ 71, em média, as mulheres iniciam seus investimentos com R$ 463.

A diferença acontece devido ao hábito de pesquisar e estudar mais antes de colocar dinheiro! Característica presente no público feminino.

Quais são as principais lutas das mulheres na atualidade?

Como dissemos antes, é importante celebrar as conquistas das mulheres, mas sem esquecer das lutas que ainda estão por vir! Atualmente, algumas das principais reivindicações são:

  • Luta pelo fim da violência doméstica;
  • Maior representatividade na política;
  • Igualdade salarial;
  • Direito ao parto natural;
  • Pleno direito de amamentação em lugares públicos;
  • Maior discussão sobre aborto e fim da cultura machista.

Para seguir entendendo mais sobre esse assunto e a importância do Dia Internacional da Mulher, confira esses outros conteúdos: