Entenda a importância da Independência Financeira Feminina

Resumo do texto

  • Entenda o que é a independência financeira feminina;
  • Por que é importante que as mulheres tenham liberdade financeira?
  • Veja como alcançar a independência financeira.

 

A busca pela independência financeira feminina é o que leva muitas mulheres a assumirem diferentes empregos e conciliar diversas rotinas.

“Andar com as próprias pernas” parece difícil em uma sociedade que ainda apresenta uma grande diferença salarial entre homens e mulheres. Mas, é possível. A independência financeira pode ser alcançada. 

Veja algumas dicas para alcançar essa liberdade e manter a independência!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Você sabe o que é a Independência Financeira Feminina?

A independência financeira feminina é a busca das mulheres pela liberdade de trabalhar, ganhar o próprio dinheiro e decidir como gastar aquilo que ganha. 

E por que ainda estamos falando sobre isso? Os números mostram que, para elas, esse caminho é ainda mais difícil. Segundo o IBGE, em 2022, o salário da mulher era 78% menor do que dos homens que ocupavam o mesmo cargo.

E não é apenas pela liberdade financeira que esse assunto deve estar em destaque. Conquistar a independência faz com que as mulheres não dependam de outros homens, como pais ou maridos e reduz a possibilidade delas sofrerem violência patrimonial.

Além de lidar com salários mais baixos e preconceito contra mães no mercado de trabalho, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostrou que as mulheres trabalham até 10 horas a mais do que os homens em casa. Ou seja, mesmo quando ganham bem, muitas vezes não tem a liberdade de aproveitar o tempo delas.

Mas, por que esse é um assunto tão importante para as mulheres?

A independência financeira permite que a mulher tenha mais liberdade de escolha quando o assunto é o próprio futuro. Sendo a responsável por decidir o que fazer com o próprio dinheiro, ela consegue investir, empreender, estudar mais, comprar um imóvel ou formar uma família, sem nenhuma dependência financeira atrelada à terceiros

O mais importante é que ela vai poder decidir como gastar e investir o que ganha.

Independência financeira feminina: conheça formas de alcançar a sua!

A busca por essa independência financeira não é fácil, especialmente em uma sociedade que ainda tem uma diferença salarial grande. Por isso, veja algumas dicas para chegar cada vez mais longe nesse caminho.

Invista em estudos e capacitação

Empreender e buscar melhores posições profissionais exige conhecimento e estudo. Invista em especializações e se prepare para assumir cargos cada vez mais altos ou para abrir o próprio negócio. O conhecimento deve ser seu bem mais valioso.

Busque por uma fonte de renda extra

Com a diferença salarial do mercado, muitas mulheres que trabalham, muitas vezes, precisam buscar outras fontes de renda. Para isso, empreendem e abrem seu próprio negócio.

Negocie o seu salário de acordo com o cargo

Pesquise, constantemente, qual é o salário de um profissional que ocupa o mesmo cargo que o seu. Se, na sua empresa, esse valor estiver muito abaixo, converse com o seu gestor, apresente os dados e negocie.

Essa pesquisa também pode acontecer internamente, procurando sobre o valor recebido por colegas que exercem a mesma função.

Organize suas despesas e gastos

A relação com o dinheiro precisa ser planejada. A independência financeira feminina é ter tempo para fazer o que se ama, certo? Sendo assim, faça um planejamento financeiro para entender quanto é preciso ganhar para se sustentar e criar uma reserva de emergência.

Para ficar mais fácil, faça o download de uma planilha de controle financeiro e organize seus gastos e despesas.

Estabeleça metas e objetivos

Olhar para o futuro é o próximo passo. A meta pode ser comprar um carro ou dar entrada em um apartamento. O importante é criar um cronograma de gastos, incluindo quanto vai ser guardado por mês para chegar lá!

Abrace o hábito de economizar e guardar dinheiro

Sendo dona do seu próprio dinheiro, é hora de focar em si mesma. Se objetivos foram definidos, economize para realizá-los.

Se possível, faça investimentos

Se planejar é guardar dinheiro, por exemplo, pense na possibilidade de fazer investimentos. A aplicação do dinheiro traz uma renda extra a médio ou longo prazo, de acordo com o que você precisar. Assim, lá na frente, é possível manter essa independência financeira.

Tão importante quanto conquistar, é manter essa independência!

Conquistar a independência financeira feminina é uma das lutas que marcam o Dia Internacional da Mulher, assim como a busca por um mercado de trabalho mais igualitário.

É tão importante quanto a liberdade financeira alcançada é a manutenção dessa situação. E isso é possível através da educação financeira, da criação de objetivos e metas e da inspiração.

Quer entender mais ainda sobre o assunto? Assista a nossa websérie “Indepedência Financeira Feminina” e veja dicas para importantes para você cuidar do seu dinheiro! 

Acompanhe a websérie Indepedência Financeira Feminina!