De todas as fases de uma transação na internet, a que recebe mais reclamações dos consumidores é na última fase: a entrega do produto. As principais reclamações de sites do gênero são relacionadas ao produto, como o produto veio com defeito, de cor diferente, problema com troca, devolução, mas o campeão de reclamações são os atrasos na entrega.

Diferente de uma transação em uma loja física, o cliente não sai com o produto em mãos assim que faz o pagamento. Na internet, muitas vezes o comprador faz o pagamento e depois o vendedor envia o produto. O comprador dá um “voto de confiança” para o vendedor, contando que ele receba o produto dentro do prazo. Para evitar que o seu comprador não receba o produto dentro do prazo, existem alguns cuidados a serem adotados:

  1. Venda somente produtos que possuem estoque para entrega imediata;
  2. Quanto antes o produto for embalado e despachado, mais chances tem de chegar dentro do prazo;
  3. Tenha um bom relacionamento com as transportadoras. Muitos vendedores usam terceiros para fazer a entrega e estão sujeitos a falhas. Fique atento com o que está acontecendo com seu parceiro, se algo ocorrer, você possui tempo para escolher outra empresa ou avisar seu comprador sobre um novo prazo para entrega.

Fonte: E-commerce Brasil. Crédito da imagem: c.alberto via Compfight.

Outro cuidado muito importante é oferecer uma forma segura e confiável para que os seus clientes realizem o pagamento sem nenhum problema. Cadastre-se agora mesmo no PagSeguro e conheça todos os benefícios para o seu e-commerce: