Formas de pagamento: saiba como escolher a melhor opção para seu negócio!

Resumo do texto

  • Entenda o que são formas de pagamento;
  • Conheça as principais opções disponíveis no mercado;
  • Veja as dicas para escolher a melhor alternativa para sua empresa.

Venda mais com o link de pagamento do PagBank!

 

Hoje, os consumidores buscam não apenas produtos e serviços de qualidade, mas também conveniência e flexibilidade na hora de pagar. 

Dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito, carteiras digitais e Pix são apenas alguns dos múltiplos métodos de pagamento disponíveis atualmente. Por isso, é fundamental que os empreendedores se familiarizem com as opções existentes para ampliar seu mercado e aprimorar a experiência do cliente.

Acompanhe o texto para saber quais são as formas de pagamento existentes e como escolher a melhor para sua empresa.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Formas de pagamento: o que são?

As formas de pagamento são os métodos que os clientes usam para pagar pela compra de produtos ou serviços adquiridos.

Com o avanço da tecnologia, as modalidades digitais estão ganhando mais espaço pela praticidade e segurança em todas as partes. Segundo uma pesquisa, os meios mais usados no Brasil são:

  • Cartão de crédito (80%);
  • Pix (77%);
  • Dinheiro (73%);
  • Cartão de débito (66%).

Forma de pagamento x Meio de pagamento: qual a diferença?

A diferença é que a forma de pagamento é a modalidade de recebimento pela venda, como dinheiro em espécie ou cartão de crédito. 

Enquanto isso, o meio de pagamento é o instrumento ou tecnologia que torna a transação possível, como maquininha de cartão, um gateway ou uma adquirente

Formas de Pagamento

Quais as formas de pagamento disponíveis? Veja as principais!

Entender as diversas formas de pagamento pode parecer complicado. Aqui, destacamos as principais opções:

Dinheiro em espécie

O uso de notas e moedas é uma forma tradicional e amplamente aceita no comércio. Apesar de ainda ser a preferência de muita gente, o dinheiro físico tem suas limitações, como a impossibilidade de ser usado em e-commerces, além do risco de perda ou roubo.

Cartão de crédito

É uma alternativa conveniente e segura que pode ser usada em lojas físicas e digitais. Permite o parcelamento das compras e alguns geram pontuação que pode ser trocada por benefícios.

O cartão de crédito também é uma maneira de evitar a compra no fiado, em que o comerciante não tem segurança de que receberá pela venda.

Cartão de débito

O cartão de débito é aceito em lojas físicas e online. O valor da transação é deduzido instantaneamente da conta bancária do cliente e transferido para o lojista.

Pix

Lançado em 2020, o Pix permite transferências instantâneas, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Com o Pix, o empreendedor pode receber à vista sem se preocupar em ter dinheiro em espécie para o troco. Além disso, ele costuma apresentar taxas mais baixas do que outras formas de pagamento. 

Boleto bancário

O boleto dá certa liberdade ao consumidor, que pode pagar o documento em agência bancária, lotérica ou pela internet.

Normalmente, as taxas cobradas pelo banco para emitir um boleto são menores em comparação com as associadas às transações com cartões de crédito ou débito.

Uma desvantagem do boleto é que pode levar até três dias úteis para cair na conta.

Carteiras digitais

As carteiras digitais, ou e-wallets, vêm ganhando mais espaço nos últimos anos. Elas reúnem diferentes formas de pagamento em um único lugar e podem ser usadas em lojas digitais ou físicas.

Link de pagamento

Os empreendedores podem enviar os links para os compradores pelo WhatsApp, e-mail, SMS ou outro meio de envio de mensagem. Por sua vez, os clientes podem escolher entre diferentes opções para pagar.

Pagamento recorrente

No pagamento recorrente o cliente autoriza que um valor seja debitado automaticamente de sua conta em intervalos regulares. Ele é muito usado em serviços como Spotify e Netflix.

Como o pagamento já está programado, é mais difícil ter casos de inadimplência.

Por que seu negócio precisa oferecer diferentes formas de pagamento?

Ao disponibilizar várias formas de pagamento, você consegue atender às necessidades e preferências individuais, proporcionando mais conveniência e melhorando a experiência de compra.

Essa variedade também pode ser um diferencial em relação à sua concorrência para aumentar o alcance e reter consumidores.

Com diferentes opções será possível conquistar clientes que tenham restrições, como aqueles que não têm cartão de crédito, por exemplo. Isso pode levar a um aumento das oportunidades de venda. 

Saiba como escolher a melhor forma de pagamento para o seu negócio!

Ao decidir quais formas de pagamento oferecer em seu negócio, é necessário considerar alguns fatores importantes.  

  • Preferências, necessidades, expectativas do seu público-alvo;
  • Custos envolvidos, como taxas, equipamentos, etc.
  • Modelo de negócio do seu empreendimento;
  • Segurança;
  • Prazos de recebimento do dinheiro.

A partir da análise desses pontos, será possível identificar quais alternativas se adequam mais às demandas do seu negócio.

O PagBank oferece opções de formas de pagamento fáceis de usar e seguras para o seu negócio.

O pagamento recorrente do PagBank é de simples utilização e não tem taxa de integração ou mensalidade. Os dados do cartão do cliente são armazenados em um ambiente 100% protegido.

Já com o link de pagamento, não é preciso ter loja ou site para vender. Você pode criar links ilimitados pelo app PagBank com poucos cliques e compartilhar com seus compradores.

Além disso, todas as etapas da venda são protegidas, desde o envio do link até o recebimento do valor.

Crie links de pagamentos ilimitados com o PagBank!