Resumo do texto

  • Entenda o que é Gateway e qual a utilidade deste serviço;
  • Veja os diferentes tipos de Gateway e como ele ajuda na logística de frete;
  • Saiba como garantir uma boa logística de envios para o seu negócio.

Clique aqui e conheça o PagBank!

 

Você já parou para pensar como as lojas virtuais conseguem identificar quem realiza as compras?

Para entender esse processo é preciso mergulhar em uma parte mais técnica da web, que são os Gateways. Eles são como sistemas de conexão, que fazem a ponte entre o usuário e o site, permitindo a realização de diferentes ações, desde um simples acesso à página principal até  uma compra ou envio de produtos.

O que é o Gateway?

O Gateway é responsável por estabelecer uma comunicação entre duas ou mais redes. O nome vem do inglês e significa portão (ou portal) que é justamente a função do Gateway.

Ele funciona como um “fio condutor” da conexão de um dispositivo com a Internet, ou seja, têm o objetivo de entregar ao usuário as informações que foram pedidas com base nas interações (como os cliques ou quando você digita sua senha de acesso a um site). 

Quer um exemplo prático de Gateway? Seu roteador. Esse dispositivo entende o pedido feito pelo seu aparelho (entrar na Internet) e faz a conexão com a web, servindo de intermediário, um portão de acesso.

Conheça os principais tipos de Gateway

Para entender o Gateway é importante entender sobre IP. Todos os aparelhos com conexão à Internet possuem um endereço de IP, que identifica o equipamento que será conectado. 

Com isso, a conexão com a Internet só pode ser feita quando acontecer o encontro dos IPs (dispositivo + internet). Mas eles não conseguem se conectar sozinhos, para que esse encontro aconteça é necessário o Gateway.

Para entender os Gateways, acompanhe as explicações sobre três tipos bem comuns.

Gateway Logístico: feito para unir sistemas em linha

É usado para unir dois ou mais sistemas que são usados em uma linha de produção ou distribuição. 

Para o e-commerce, o Gateway logístico permite a troca automática de dados entre as ferramentas sendo possível acompanhar pedidos enviados aos fornecedores, verificar o processo de atendimento, e realizar a conferência de mercadorias.

Ele faz com que diversos problemas sejam evitados, pois o acesso às informações acontecem em  tempo real. Se o carrinho de uma loja virtual é abandonado, por exemplo, é possível realizar o acompanhamento na mesma hora.

Gateway de frete: facilita o acesso às informações de transporte

O Gateway de frete é usado para gerenciar a cotação de fretes, trabalhando de forma integrada com o seu e-commerce. 

Com ele é possível visualizar em segundos os prazos, preços de uma transportadora e até fazer monitoramento. Veja como ele funciona:

  1. o cliente finaliza a compra online;
  2. em seguida ele insere o CEP para saber o valor do frete;
  3. o Gateway consulta as informações cadastradas e disponibiliza preços e prazos disponíveis.

Esse recurso permite criar as melhores campanhas de frete, além de oferecer ao consumidor mais eficiência no processo de venda.

Gateway de pagamento: permite transações via Internet

O Gateway de pagamento é responsável por fazer a conexão e transmissão de dados entre uma loja virtual, seus clientes e as instituições financeiras. Esta é uma tecnologia de pagamento digital que mantém armazenada e centralizada todo o tipo de transação.

Existem diversos Gateways de pagamento e o PagSeguro PagBank é um deles, podendo ser usado tanto para lojas físicas quanto para e-commerces. Ele disponibiliza diversos meios de pagamento e garante a segurança de todos os seus clientes.

Por que a segurança dos dados é tão importante?

Informações vazadas podem colocar negócios em perigo. A segurança dos dados é fundamental, tanto para empresas, quanto para uso pessoal. Vazamentos colocam sua reputação em risco, é capaz de espantar clientes e fazer um estrago grande no seu bolso.

Além de possíveis indenizações aos clientes que foram expostos, estima-se que o custo dos vazamentos de dados no Brasil, segundo a IBM, seja de R$ 5,5 milhões para a empresa responsável.

Uma boa segurança deve garantir ao menos três princípios básicos:

  • confidencialidade: o acesso às informações deve ser autorizado apenas pelo próprio dono. Quando o assunto são negócios, as informações não podem ser divulgadas fora da organização;
  • integridade: os dados devem se manter em seus formatos originais, sem alterações ou manipulações sem o conhecimento do dono;
  • disponibilidade: a informação deve estar sempre disponível para acesso, seja pelo dono dos dados ou para quem ele autorizar.

Veja como evitar golpes e fraudes de pagamentos online.

O melhor sistema de frete pode estar dentro do seu site

Agora que você sabe como o Gateway funciona, chegou a hora de utilizar uma boa logística de frete no seu negócio. Com o Envio Fácil você vai poder oferecer envios de qualidade com agilidade e segurança, melhorando ainda mais a experiência dos clientes na sua loja online.

Com ele você pode simular o valor do frete colocando as medidas da encomenda e o processo de envio é muito simples, basta imprimir a etiqueta que será disponibilizada para você colar no pacote. Você e o seu cliente terão acesso ao monitoramento do produto através de um código de rastreamento.

Agora você pode ter uma melhor logística de frete e conseguir preços mais baixos na hora de despachar suas encomendas. O Envio Fácil garante para o seu negócio:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo território nacional.

Nada melhor do que um sistema de Gateway de frete eficiente para aumentar as suas vendas online.

Descubra tudo sobre o Envio Fácil!