Texto produzido pela ClearSale
O avanço tecnológico e a transformação digital tornaram o dia a dia muito mais prático para os consumidores. No entanto, com essa nova realidade, os golpistas também enxergaram oportunidades para tirar vantagens.
Recorrente em diversos segmentos, os golpes estão cada vez mais presentes nos e-commerces. As tentativas de fraude aumentaram 23,6% no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, você empreendedor precisa estar atento as possíveis tentativas de fraude em seu negócio.
Para evitar que sua empresa entre para essa estatísticas, é necessário adotar medidas preventivas eficazes. Confira a seguir os golpes mais recorrentes no e-commerce e saiba como se proteger!
Conheça os golpes mais comuns no e-commerce
O golpe é um ato enganoso e de má-fé, que tem o objetivo de prejudicar ou enganar alguém para obter algum tipo de vantagem, geralmente financeira, é feita por meio de inúmeros métodos e das mais variadas formas. Porém existem aquelas que são mais comuns. Confira a seguir!
Fraude clássica
O fraudador realiza a compra na loja virtual e, na hora de pagar, utiliza dados roubados de cartões de crédito. Nesse golpe, os produtos são enviados a agentes de fretes, impossibilitando a identificação do comprador. Como os dados utilizados são verdadeiros, esse é um dos golpes mais difíceis de barrar.
Fraude amigável
Ocorre quando alguém próximo ao titular do cartão, geralmente parentes ou amigos, faz uma compra sem o consentimento dele. Ao receber sua fatura, o dono do cartão não reconhece a compra e entra em contato com a instituição financeira para pedir o estorno.
Autofraude
Diferente dos demais tipos de fraudes no e-commerce, a autofraude é uma ação realizada pelo próprio titular do cartão. Nesse caso, ele realiza a compra online e, dentro do prazo da instituição financeira (180 dias), contesta o lançamento, alegando que não fez a compra, mesmo já tendo recebido o produto.
Roubo de identidade
Com o nome e CPF roubados, os fraudadores criam cartões de crédito em nome da vítima e começam a fazer compras. Esse é um golpe que tem crescido devido ao manuseio indevido de dados por parte de diversas instituições e golpes de phishing.
Fraude de interceptação
Essa fraude funciona mais ou menos como a fraude clássica, a compra é realizada no seu e-commerce com um cartão roubado e enviado para o endereço da vítima que consta no cartão, porém interceptam o pacote antes dele ser entregue. Após a conclusão da compra, os fraudadores ligam para a empresa, solicitando a alteração do endereço de entrega.
Como identificar uma fraude em seu e-commerce?
Como lojista é importante que você fique atento a alguns sinais:
- Muitas transações em um curto período de tempo: com o mesmo cartão o golpista faz várias compras em seu site;
- Dados inconsistentes: os dados de CEP e cidade não batem com o número de IP;
- Várias transações recusadas seguidas: várias tentativas de compra são feitas com dados incorretos de número de cartão, validade e o código de segurança (errar uma ou duas vezes é normal, porém várias tentativas podem indicar uma possível compra fraudada em seu site;
- Vários endereços de entrega: o comprador envia produtos para diversos destinos diferentes.
Como se proteger das fraudes?
Essas fraudes podem aparentar simplicidade, mas podem causar grandes prejuízos financeiros para seu e-commerce. Para começar a se proteger, é essencial investir em um sistema antifraude para reconhecer e barrar transações suspeitas.
Medidas de segurança para implementar no seu e-commerce:
Autenticação de dois fatores
Considere implementar a autenticação de dois fatores para compras de alto valor ou em situações suspeitas. Isso pode envolver o envio de um código de verificação para o telefone do cliente ou o uso de aplicativos de autenticação.
Escolha senhas fortes
Fuja das senhas óbvias como, por exemplo, iniciais e data de nascimento. Para cuidar do seu e-commerce, use senhas fortes com letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números. Lembre-se de jamais utilizar a mesma sequência para mais de uma conta.
Tenha cuidado com links estranhos
Algumas quadrilhas especializadas criam sites falsos, idênticos aos verdadeiros, para roubar dados de pessoas honestas. Com esses dados, posteriormente, as quadrilhas conseguem efetivar suas fraudes. Portanto, tenha muito cuidado com a exposição dos dados sensíveis de seus clientes.
Mantenha seus clientes informados
Orientação e conscientização são as melhores formas de dificultar ações ilícitas. Mas por que fazer isso? Quando uma empresa investe nessas atitudes, consequentemente, reduz o roubo de dados. Sem a posse deles, os fraudadores dificilmente conseguem ter sucesso para efetivar fraudes. Ajudar o cliente é colaborar para a construção de um mercado mais seguro.
Utilize soluções de prevenção à fraude
Há uma variedade de soluções disponíveis que podem ajudar a proteger sua loja online contra fraudes, como a ClearSale, que conta com antifraude para e-commerce que utilizam inteligência artificial, análise de dados e muitos outros critérios que irão detectar padrões de comportamento suspeitos e identificar transações fraudulentas.