Meios de pagamento: veja qual é o modelo ideal para o seu negócio!

Resumo do texto

  • Entenda o que é um meio de pagamento;
  • Saiba quais são os mais usados no Brasil;
  • Veja qual meio de pagamento você pode usar no seu negócio.

PagBank: soluções completas para o seu negócio!

 

Comprar e vender faz parte da rotina de todo mundo. Com a tecnologia e a diversidade de transações que ocorrem, surgiram diferentes meios de pagamento.

Os meios de pagamento são as formas usadas para enviar e receber dinheiro em troca de produtos ou serviços. O PagBank, pioneiro quando o assunto é meio de pagamento, oferece diferentes métodos, desde a tradicional maquininha de cartão até Link de Pagamento.

Saiba mais sobre os diferentes meios de pagamento eletrônicos, quais são os mais utilizados e como escolher o que melhor se encaixa no seu negócio.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Meios de Pagamento

Afinal, o que são os Meios de Pagamento e como eles ajudam seu negócio a vender mais?

Os meios de pagamento são as ferramentas pelas quais o dinheiro passa durante uma compra ou venda. Eles podem ser eletrônicos ou físicos, e são essenciais para que seu negócio venda mais.

Quanto mais meios de pagamento seu negócio aceita, mais chances do cliente realizar a compra. Por exemplo, se você só aceita dinheiro e a pessoa não tem em mãos, é bem possível que a venda não seja realizada. Neste caso, quanto mais opções, melhor!

Quais são os meios de pagamento mais populares do Brasil?

Apesar de termos uma diversidade de meios de pagamento, alguns são os queridinhos dos brasileiros. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), esses são os 4 métodos mais utilizados em compras à vista:

  1. Dinheiro: 71% dos entrevistados ainda preferem o papel na hora de pagar pelas compras à vista;
  2. Pix: o mais novo dos meios de pagamento, o Pix assumiu o segundo lugar e é o favorito de 70% dos usuários;
  3. Cartão de débito: o “dinheiro em plástico” é usado por 66% dos brasileiros para pagar as compras à vista;
  4. Cartão de crédito: por fim, o método de pagamento que gera fatura para o próximo mês é usado por 57% dos usuários.

Quando a pesquisa foca no uso do dia a dia, temos algumas pequenas mudanças, confira:

  1. Cartão de débito: 41% dos brasileiros preferem não andar com dinheiro e optam pelo débito;
  2. Pix: mais uma vez, o mais novo dos meios de pagamento se destaca e é o favorito por 41% dos usuários no dia a dia;
  3. Dinheiro: 40% das pessoas usam o dinheiro para suas compras do dia a dia;
  4. Cartão de crédito: o meio de pagamento é usado por 36% dos entrevistados para o dia a dia.

Mesmo que a ordem dos meios de pagamento mude, é importante perceber que os 4 sempre se repetem, o que reforça a importância deles.

Pix: o meio de pagamento que virou um fenômeno!

Nas listas acima, fica claro a importância que o Pix adquiriu no Brasil. Sendo o mais novo dos meios de pagamento, ele já ocupa o segundo lugar quando o assunto é compras à vista e gastos do dia a dia.

Isso porque, sua simplicidade faz com que as pessoas não precisem andar com o dinheiro na carteira e possam usar o saldo da conta tendo apenas o celular. Quem fica preocupado com assaltos e furtos, não precisa andar com cartão ou dinheiro!

O Pix é seguro, mas é preciso estar atento aos golpes

Usar o Pix é seguro para quem compra e vende. O sistema do Banco Central, garante que a transação seja feita em segundos e possibilita que os estabelecimentos usem o método para vender.

Porém, a popularidade deste meio de pagamento também atraiu golpistas. Não é raro ficar sabendo de pessoas que caíram em golpes de transferência para pessoas desconhecidas ou compras em sites falsos. Ou até mesmo, quando alguém é forçado a fazer um Pix.

Em casos de coação ou ameaça, o PagBank oferece o Seguro Pix. Por apenas R$6,90 por mês, o cliente tem direito a indenização de até R$3 mil em caso de transferência sob ameaça. 

Saiba como contratar o Seguro Pix PagBank e proteja seu dinheiro!

Quais são os principais meios de pagamento do Brasil?

Você viu os 4 meios de pagamento favoritos dos brasileiros, mas eles não são os únicos disponíveis. Se você é empreendedor, pense da seguinte forma: quanto mais métodos, mais chances de fechar uma venda!

Dinheiro

O mais conhecido de todos, o dinheiro é muito utilizado. Mesmo com as opções mais tecnológicas, esse meio de pagamento ainda é um dos principais. 

Pix

O fenômeno do Pix fez com que ele se tornasse essencial. No comércio eletrônico, ele já representa mais de 10% das operações. Com o uso do QR-Code, ele também pode ser usado em transações presenciais.

Boleto Bancário

O boleto realiza uma cobrança através do código de barras. O cliente vai pagar o boleto, como se fosse uma conta, e quando ele fizer, você recebe o dinheiro do pagamento. Esse meio é muito utilizado no comércio eletrônico.

Com o  app PagBank, você pode usar o boleto bancário para fazer vendas ou transferências para a conta.

Cartões (débito e crédito)

A venda através de cartões é uma das que mais movimentam o mercado online e físico. Ele pode ser usado como débito, que usa o saldo disponível na conta, ou crédito, que gera uma fatura a ser paga no futuro.

As maquininhas PagBank são pioneiras em tecnologia e soluções de pagamento. Você não paga aluguel e ainda pode oferecer outros serviços com elas, como recarga de celular!

Débito automático

Essa modalidade de pagamento é utilizada em pagamentos recorrentes. Por exemplo, pagamento de serviço, como conta de celular e internet. Após a autorização do débito automático, todo mês, em determinada data, aquele valor será retirado da sua conta.

Transferência

O Pix é uma forma de transferência, mas não é a única. É possível enviar dinheiro de uma conta para outra através do DOC e TED. Estes meios de pagamento não são muito utilizados em negócios, mas é normal em negociações entre pessoas físicas.

Cheque

Esse método de pagamento vem caindo em desuso, mas ainda existe! O usuário tem um talão com várias folhas de cheque que devem ser preenchidas com o valor a ser pago. Em seguida, quem recebe o cheque deve compensar, ou seja, retirar o dinheiro no banco.

Link de pagamento

Esse método de pagamento eletrônico vem tornando a vida do empreendedor ainda mais fácil. Com ele, é possível vender nas redes sociais e pelo WhatsApp sem depender de um site!

No app PagBank, em poucos passos, você cria o Link de Pagamento e envia para o cliente que, ao clicar, vai poder pagar como preferir!

Como escolher o meio de pagamento ideal para o seu negócio?

Agora que você viu os meios de pagamento disponíveis, pode estar confuso sobre qual deles adotar no seu negócio. Essa dúvida é normal, mas para escolher, é sempre importante considerar alguns critérios, como:

  • Taxa de contratação/mensalidade;
  • Segurança para o cliente;
  • Facilidade de uso;
  • Adequação ao tipo do negócio (online ou físico);
  • Adaptação dos clientes.

Você pode estar decidindo quais métodos usar, mas encontra todos eles no PagBank! A empresa pioneira em pagamentos oferece soluções para negócios físicos e online.

Conheça as nossas soluções de pagamento!