Resumo do texto
- Saiba o que é e como funciona o FGTS digital;
- Confira as principais mudanças em 2024;
- Veja as dúvidas mais comuns sobre o pagamento do FGTS.
Quem trabalha com carteira assinada, tem uma série de benefícios, entre eles o FGTS: Fundo de Garantia do Trabalhador Social. Todo mês, o empregador deposita uma porcentagem do salário neste fundo. Este dinheiro visa proteger o colaborador caso algo saia do planejado.
O FGTS funciona como uma aplicação, ou seja, tem rendimento anual e além do momento da demissão, ele também pode ser usado em financiamentos imobiliários, de veículos e até mesmo sacado através do Saque-Aniversário.
Se você é profissional CLT, fique atento! Em 2024, vão acontecer algumas mudanças quanto a forma de pagamento do FGTS. Conheça as novas regras e dinâmicas do Pagamento do FGTS Digital aqui!
O que é e como funciona o novo FGTS digital?
O FGTS Digital é uma plataforma criada pelo governo federal para facilitar e agilizar o processo de pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Desde março de 2024, ela é o sistema oficial para todas as transações relacionadas ao FGTS. A partir da tecnologia do eSocial, o valor é calculado e a cobrança é feita de forma mais eficiente.
Para os empregadores, a plataforma traz facilidade na hora de realizar os pagamentos via Pix, garantindo que o dinheiro chegue mais rápido às contas dos trabalhadores. O acesso ao sistema FGTS Digital é feito por meio da conta gov.br, garantindo assim segurança e centralização das informações.
Quais as mudanças no FGTS para 2024?
Além da nova plataforma do FGTS Digital, mencionado anteriormente, em 2024, o FGTS terá alteração em outros processos, veja quais:
- Data de recolhimento: o prazo para depósito do FGTS foi alterado, agora poderá ser feito até o dia 20 do mês seguinte ao trabalhado;
- Uso do Pix: Agora é obrigatório o uso do Pix para o pagamento do FGTS, o que permite transações instantâneas e disponíveis 24/7;
- FGTS Digital: Implementação da nova plataforma FGTS Digital, que centraliza e simplifica o recolhimento do dinheiro;
- Visualização e acompanhamento: Os trabalhadores podem acompanhar os depósitos do FGTS de maneira mais transparente através da CTPS Digital.
Principais dúvidas sobre pagamento FGTS
As mudanças recentes no sistema de pagamento do FGTS levantam várias dúvidas. Pensando nisso, separamos algumas das principais questões relacionadas ao pagamento e ao recolhimento do FGTS:
Quando ocorre o depósito do FGTS?
O depósito do FGTS ocorre mensalmente, depois que o empregador paga a remuneração dos trabalhadores. O cálculo é baseado na remuneração mensal e, após o processamento da folha de pagamento, o empregador realiza o depósito no sistema FGTS Digital.
Qual o prazo que a empresa tem para depositar o FGTS?
A partir de 2024, as empresas têm até o dia 20 do mês subsequente para realizar o depósito do FGTS. Essa mudança visa unificar o prazo de várias obrigações fiscais e facilitar o cumprimento dos deveres por parte dos empregadores.
Como consultar se a empresa está fazendo pagamento do FGTS?
Os trabalhadores podem verificar os depósitos do FGTS por meio do aplicativo FGTS ou pela Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Como é feito o pagamento do FGTS do trabalhador?
O pagamento do FGTS é feito pelo empregador através da plataforma FGTS Digital. Com base nas informações salariais cadastradas no eSocial, o sistema calcula o valor devido e o empregador faz a transferência por Pix.
O que fazer caso não receba os pagamentos?
Se o depósito do empregador não estiver no extrato da conta do FGTS, o primeiro passo recomendado é entrar em contato com a área de Recursos Humanos da empresa para esclarecer a situação.
Se o problema persistir, procure orientação na Superintendência Regional do Trabalho ou aconselhamento legal.
Qual o valor da multa em caso de atraso do FGTS?
Em caso de atraso no depósito do FGTS, a empresa será multada em valores que variam entre 5% e 10%, dependendo do tempo demorado. Essa penalidade é imposta para garantir a proteção dos direitos do trabalhador e a correta administração do Fundo.
Antecipe seu FGTS com o PagBank
Com as mudanças implementadas em 2024, o sistema de pagamento do FGTS passou por uma transformação significativa. A introdução do FGTS Digital simplificou o processo de depósito para os empregadores, permitindo que sejam feitos até o dia 20 de cada mês e com uso do Pix.
Com isso, os trabalhadores podem verificar seus depósitos do FGTS com mais facilidade e com a garantia de que os pagamentos são feitos de forma mais eficiente.
Para acessar esse dinheiro sem precisar esperar as situações previstas, é possível fazer a antecipação do Saque Aniversário no PagBank. Ou seja, adiantar um valor que a pessoa já tem direito.
No PagBank, você pode ter em mãos o dinheiro que demoraria até 10 anos para chegar. Em 2 minutos, você recebe na conta e pode usar como preferir: para quitar dívidas, realizar um sonho de família ou começar um empreendimento.
O processo de antecipação no PagBank funciona em algumas etapas. Veja abaixo o passo a passo detalhado:
Autorize o acesso às informações:
- Faça login no aplicativo do FGTS na sua conta;
- Clique em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
- Selecione “Empréstimo Saque Aniversário”;
- Digite BANCOSEGURO (é como o PagBank está listado na Caixa) e em seguida clique em BANCOSEGURO S.A.;
- Por último, clique em “Continuar” e pronto!
Agora, é hora de abrir o app PagBank e solicitar a antecipação:
- Abra o aplicativo e selecione “Antecipar FGTS”;
- Coloque o valor que deseja antecipar, verifique as informações e continue;
- Pronto! Sua solicitação de antecipação do Saque FGTS foi solicitada com sucesso e o dinheiro vai cair na conta PagBank em até 2 minutos!
Precisando de dinheiro para tirar sonhos do papel e organizar sua vida financeira? Conte com o PagBank nesse momento.