Saiba como emitir nota fiscal no PagVendas de forma gratuita!

Resumo do texto

  • Entenda o que é a NF-e e sua importância;
  • Veja o que é preciso ter para emitir nota fiscal;
  • Ative a opção para emitir NF-e no PagVendas.

PagVendas: gestão completa 100% grátis!

 

Todo processo de compra e venda envolve a emissão de um documento que comprova a transação e traz detalhes sobre ela. Este documento é a Nota Fiscal. Nela, o comprador e o vendedor são identificados, assim como os bens, os valores e os impostos.

A emissão da nota fiscal é obrigatória em todo negócio. Ela registra e detalha cada centavo envolvido em uma venda, tanto para o cliente quanto para as autoridades. O empreendedor que não emite nota fiscal pode ser acusado de sonegação, receber multas e até mesmo deixar clientes desconfiados da transparência do negócio.

Você pode fazer a emissão da nota fiscal eletrônica através do PagVendas, o software de gestão de negócios do PagBank. Saiba como ativar essa opção e cumpra com seus deveres fiscais e tributários de forma segura e gratuita!

O que é a NF-e e por que devo emitir?

A Nota Fiscal eletrônica, ou NF-e, é emitida e armazenada de forma digital. Ela possui a mesma validade jurídica da versão física, pois é assinada digitalmente com o uso de um certificado digital.

Além de registrar a transação na Receita Federal, a Nota Fiscal garante que os bens comercializados são legais e mostra ao cliente que ele está comprando de uma empresa confiável.

Quem é MEI precisa emitir nota fiscal?

Não! Quem atua como microempreendedor individual não é obrigado a emitir nota fiscal. Mas pode fazer a emissão como forma de segurança para o próprio negócio e para o consumidor.

Caso o MEI preste serviço para outra pessoa jurídica, o cenário muda. Neste caso, ele é obrigado a emitir a NF.

Como usar o PagVendas para fazer emissão de Nota Fiscal?

O PagVendas é um software de gestão do PagBank. Com ele, você pode integrar os diferentes processos envolvidos na compra, como gerenciamento de estoque, cadastro de clientes e, claro, a emissão de Nota Fiscal!

Para conseguir emitir a NF-e, é preciso ativar a opção seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o site do PagBank e faça login em sua conta PagVendas;
  2. No menu lateral esquerdo, selecione “Área Fiscal”;
  3. Em seguida, vá em “Ativar emissão NF-e/NFC-e”;
  4. Preencha as informações das três abas*. 
  5. Na “Conclusão”, confirme se todos os campos obrigatórios estão preenchidos corretamente;
  6. Para finalizar, clique em “Ativar Emissão”.

Pronto! Agora, a opção de emissão de NF será exibida no momento da venda! Lembre-se que na hora da emissão da nota, você precisa estar conectado à internet.

*Lembre-se que os campos sinalizados com asterisco (*) são obrigatórios e que o certificado para emitir NF é o A1. Após preenchê-las, clique em Salvar.

Comprovantes que podem ser emitidos no PagVendas

Além da nota fiscal, o documento mais importante, você pode emitir outros comprovantes no PagVendas. São eles:

  • Comprovante da transação: a via do estabelecimento é impressa automaticamente após a venda e você pode escolher se quer imprimir a via do cliente;
  • Comprovante da venda: no fim da transação, você pode imprimir os dados da venda, mas sem valor fiscal. Nele, tem a lista dos produtos (variações, modificadores) da transação, dados do cliente e forma de pagamento;
  • Nota fiscal: após habilitar a opção de emissão de nota fiscal, a opção de emiti-la aparece no fim da venda.

O que é necessário para fazer a emissão da NF-e?

O processo para emitir a Nota Fiscal eletrônica envolve alguns passos. Mas não se preocupe, vamos ensinar todas as etapas para você!

1. Tenha um certificado digital

O certificado digital, ou e-CNPJ, é a identificação digital da empresa. Com ele, é possível assinar documentos e comprovar, de forma legal, a identidade da empresa no ambiente online.

Ele pode ser adquirido em uma das Autoridades Certificadoras habilitadas pela Receita Federal do Brasil.

2. Cadastre-se na Secretaria da Fazenda

A empresa precisa estar cadastrada na Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Estado. Neste caso, o processo muda conforme o local de cadastro do negócio.

Por conta disso, pode ser que você precise ir até a Sefaz de seu estado, porém, vale a pena se informar pelos canais de atendimento antes de planejar esse compromisso, já que o processo pode ser feito pela internet em muitas regiões do país.

Se tiver dúvidas, procure o site da Sefaz do seu estado. No Google, faça a seguinte busca: “Sefaz + UF do Estado”, por exemplo, “Sefaz + SP”.

3. Adote um sistema para emissão de Nota Fiscal

A emissão pode ser feita por um software que integra todas as informações necessárias, como no PagVendas, que apresentamos anteriormente. Nele, você consegue emitir a Nota Fiscal eletrônica de forma simples, rápida e gratuita!

PagVendas: software de gestão grátis para o seu negócio

O PagVendas vai muito além da emissão de nota fiscal! Com ele, você tem uma gestão completa e 100% gratuita na palma da sua mão. 

Você pode acessar o PagVendas na Moderninha Smart 2, na Moderninha X, pelo aplicativo PagVendas ou pelo computador.

Veja tudo que você encontra no PagVendas:

  • Gestão de Frente de caixa;
  • Acompanhamento das vendas;
  • Gestão de produtos e estoque;
  • Controle de vendas fiadas;
  • Emissão de comprovantes e Nota Fiscal.

Faça a gestão completa do seu negócio com o PagVendas!