Resumo do texto

  • Saiba o que é consumo consciente e quais os benefícios;
  • Veja como esse hábito te ajuda a ter mais saúde financeira;
  • Entenda como aproveitar melhor o dinheiro economizado com essa prática.

Baixe grátis o super app PagBank!

 

O consumo consciente é um conceito que surgiu para trazer um novo olhar sobre os hábitos de consumo.

A discussão serve para evitar compras por impulso, que acontecem sem organização ou necessidade, prejudicando tanto a sua saúde financeira quanto o meio ambiente.

Veja como ficar atento para se tornar um consumidor mais consciente e com a saúde financeira sempre em dia.

Boa leitura!

O que é consumo consciente?

Não é sobre deixar de comprar, mas consumir de um jeito diferente, com atenção, responsabilidade e planejamento financeiro.

São práticas para viver com menos, aquilo que é realmente necessário e saudável – para o seu bolso e para o planeta.

Pense a respeito: você já comprou uma peça de roupa ou ítens repetidos só porque estavam baratos? Talvez a roupa fique parada no armário e o produto vá para o lixo sem nem ser usado. Isso é desperdício e pode ser evitado. Entenda quais são os benefícios.

Quais as vantagens do consumo consciente?

O consumidor consciente sabe economizar dinheiro e tem saúde financeira. Veja como:

Perguntas que você deve se fazer antes de comprar algo

Para praticar o consumo consciente, responda às seguintes perguntas sempre que for comprar algo.

Por que comprar?

Pense bem se realmente precisa ou se é uma compra por impulso. Conheça as suas prioridades e veja se não pode ficar para depois ou mesmo deixar de lado.

O que comprar?

Pesquise os produtos e quando puder escolha os de maior qualidade, mesmo sendo mais caros vão durar mais, você gasta só uma vez e evita o desperdício.

Como comprar?

Ao invés de usar dinheiro, prefira o cartão, porque o uso é individual e mais higiênico, além do mais, as notas descartadas acabam virando lixo.

De quem comprar?

Conheça o vendedor, pesquise se a empresa tem produtos de origem confiável ou programas de sustentabilidade, entre outros valores importantes para você.

Como usar?

Faça uso cuidadoso dos produtos para que não estraguem e precisem ser trocados. Se acontecer, busque maneiras de consertar antes de jogar fora.

Como descartar?

Antes de jogar fora, pense se o que é lixo para você não pode ser usado por outras pessoas (ou para outra função). Lembre-se que muitos produtos que são jogados fora podem ser reformados ou reciclados! Além disso, móveis, eletrodomésticos e roupas que você não usa mais também podem ser doados.

Como ser um consumidor consciente e melhorar a saúde financeira

Planeje suas compras

Faça uma lista de antes de ir ao supermercado e traga só o que precisa. Antes de comprar roupas novas, pesquise peças em brechós.

Compre de produtores locais

Consuma mais orgânicos, leia com atenção os rótulos das embalagens e escolha produtos fabricados mais perto de você.

Fique de olho no uso de plástico

Troque a sacolinha plástica do mercado por uma sacola de plástico ou tecido. No trabalho, leve um copo ou caneca para evitar o uso de copos descartáveis.

Se possível, sempre tenha com você um conjunto de talheres e canudo reutilizável. Na hora de jogar seu lixo fora, separe as embalagens recicláveis. Lembre-se que você pode diminuir o descarte de plástico com pequenas atitudes!

Faça consumo consciente de recursos naturais

Apague as lâmpadas ao sair, feche a torneira ao escovar os dentes, lave a louça com a torneira fechada e desligue os eletrônicos quando não estiver usando. Energia elétrica e água são recursos que precisamos economizar para nunca faltar.

Descubra qual seu estágio de consciência

Quem deseja melhorar seus hábitos e ser mais consciente no consumo precisa se conhecer para melhorar. Essa pesquisa de 2018 nos ajuda a pensar sobre nossas práticas. Confira:

  • Indiferente: 0 a 4 comportamentos conscientes – Quando economiza pensando apenas em si, sem preocupação com o meio ambiente;
  • Iniciante: 5 a 7 comportamentos conscientes – Busca se planejar e adota atitudes pensando no bem-estar de todos;
  • Engajado: 8 a 10 comportamentos conscientes – Tem práticas sustentáveis como hábito e busca sempre aprender mais;
  • Consciente: 11 a 13 comportamentos conscientes – A vida é organizada de maneira consciente e compartilha ações para engajar mais pessoas.

Avaliar as atitudes ajuda a criar metas para chegar onde deseja, com mais qualidade de vida e saúde financeira.

O super app PagBank é o seu parceiro na saúde financeira

Consumir com mais consciência é pensar no futuro, e, com as economias que surgem, uma boa ideia é investir esse dinheiro.

No super app PagBank, você encontra um banco completo e grátis, que cabe na palma da mão e é seu parceiro para controlar gastos, melhorar sua saúde financeira e montar sua reserva.

Com a conta PagBank, seu dinheiro rende mais que na poupança e você encontra as opções para aplicar seu dinheiro. Dentro da aba Produtos e Investimentos estão Fundos de Investimento e CDBs.

Basta R$ 1 para começar a aplicar em um CDB, que rende mais que o dobro da poupança e tem garantia adicional do FGC.

Baixe grátis o super app PagBank e abra uma conta!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”