O que é ESG? Entenda o conceito e sua importância para as empresas

Resumo do texto

Conheça o jeito Pags de ser!

Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social ganhou espaço no mundo corporativo. Nesse contexto, o conceito de ESG tem se tornado essencial para empresas que desejam crescer de forma sustentável e alinhada às expectativas da sociedade. Mas afinal, o que é ESG?

Aqui, vamos explicar esse conceito, seus princípios e sua importância para as empresas. 

O que é ESG?

A sigla ESG vem do inglês “Environmental, Social and Governance”, que significa “Ambiental, Social e Governança”. Esse conceito representa um conjunto de práticas adotadas por empresas para garantir que suas operações sejam sustentáveis e socialmente responsáveis.  

O ESG tem ganhado cada vez mais relevância no mercado, pois investidores e consumidores buscam empresas comprometidas com a preservação ambiental, bem-estar social e transparência na gestão. 

A adoção de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) por empresas brasileiras, inclusive, registrou avanços no último ano. De acordo com um levantamento da Amcham Brasil, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, 71% das empresas já implementaram ou iniciaram iniciativas voltadas para essas boas práticas. 

O estudo revela que grande parte do mercado brasileiro está alinhada a ações sustentáveis dentro de seus próprios negócios. Entre as empresas consultadas, 26% se classificam como “inovadoras” ou maduras no que diz respeito ao ESG, enquanto 45% afirmam estar nos estágios iniciais de implementação dessas práticas. Os principais impulsionadores para 78% das empresas são os compromissos ambientais e sociais, enquanto 77% buscam fortalecer a imagem corporativa. 

Além de tudo isso, o ESG também tem se tornado um fator decisivo para investidores, como apontou uma pesquisa global da EY, do fim de 2022, que entrevistou mais de 1.000 líderes financeiros e 320 investidores.  O estudo revelou que 99% dos investidores consideram as informações ESG ao tomar decisões de investimento.  

Conheça os princípios do ESG 

Como comentado anteriormente, o ESG está dividido em três pilares fundamentais: ambiental, social e governança. Vamos entender cada um deles: 

ESG ambiental

O pilar ambiental do ESG está relacionado às práticas sustentáveis adotadas pelas empresas para reduzir seu impacto no meio ambiente. Algumas dessas práticas incluem: 

  • Redução da emissão de gases do efeito estufa; 
  • Uso eficiente de recursos naturais; 
  • Gerenciamento de resíduos e reciclagem; 
  • Investimento em energias renováveis. 

ESG social

O pilar social está ligado ao impacto das empresas na sociedade e na qualidade de vida de seus colaboradores, clientes e comunidades. Exemplos de práticas ESG social incluem: 

  • Políticas de diversidade e inclusão; 
  • Boas condições de trabalho e segurança para os funcionários; 
  • Respeito aos direitos humanos em toda a cadeia produtiva; 
  • Investimento em projetos sociais. 

ESG governança

O pilar de governança está relacionado à transparência e à ética na gestão das empresas. Algumas práticas importantes são: 

  • Transparência na divulgação de informações financeiras; 
  • Combate à corrupção e práticas antiéticas; 
  • Estruturas de governança corporativa eficientes; 
  • Relacionamento ético com stakeholders. 

Por que a sua empresa deve aderir ao ESG? 

A adoção de práticas ESG traz diversos benefícios para as empresas. Entre os principais, estão: 

Melhor reputação e valor de marca

Empresas que adotam ESG fortalecem sua imagem no mercado, atraindo clientes e investidores preocupados com sustentabilidade e responsabilidade social. 

Maior atratividade para investidores

O mercado financeiro tem dado cada vez mais valor a empresas que demonstram compromisso com o ESG, tornando-as mais atrativas para investimentos. 

Redução de riscos

Adoção de boas práticas ambientais e de governança ajuda a mitigar riscos legais e financeiros. 

Engajamento e produtividade dos colaboradores

Empresas que investem em um ambiente de trabalho inclusivo e ético tendem a ter equipes mais motivadas e produtivas. 

Como ser uma empresa ESG? 

Para adotar ESG, a empresa deve implementar práticas sustentáveis, sociais e de governança. Algumas iniciativas incluem: 

  • Realizar diagnósticos para identificar áreas de melhoria; 
  • Estabelecer metas sustentáveis; 
  • Engajar a alta liderança nos processos estratégicos e na tomada de decisão; 
  • Implementar políticas de governança e transparência. 

O PagBank é uma empresa ESG! 

O PagBank é um exemplo de empresa comprometida com ESG. Por aqui, temos implementado diversas iniciativas para promover a inclusão social, a diversidade e a sustentabilidade. Vamos conhecer melhor cada uma delas? 

Programa de Diversidade & Inclusão

Nosso Programa de Diversidade & Inclusão (D&I) conta com ações afirmativas que fazem a diferença promovendo um ambiente de trabalho mais plural e ampliando as oportunidades para grupos minorizados. 

Ações de inclusão em tecnologia

  • Squads formados por jovens de comunidades carentes, treinados pela ONG “Vai na Web”; 
  • Programa #ElasTech, que capacita mulheres em tecnologia; 
  • Parceria com o G10 Favelas e a ONG Vai na Web para capacitação em Java e doação de computadores. 

Programa de estágio e feira do emprego G10 Favelas

O programa de estágio PagTalents destina 50% das vagas para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Desde 2022, mais de 172 estagiários foram contratados. Também participamos das feiras do G10 Favelas para atrair talentos.

Além disso, o PagBank inaugurou um centro de atendimento dentro da favela de Paraisópolis, a segunda maior da cidade de São Paulo. A central, chamada G10 Atende, possui uma estrutura com capacidade para abrigar até 40 estações de trabalho para profissionais que passam por um curso de treinamento e qualificação. 

Doações para comunidades em situação de vulnerabilidade

  • Durante a pandemia de COVID-19 foram doadas mais de 100 mil cestas básicas e 55 mil marmitas; 
  • Apoio às vítimas das inundações no RS, com doação de mais de R$ 1 milhão e 3 toneladas de suprimentos; 
  • Doação anual de ovos de Páscoa e produtos natalinos para comunidades carentes. 

Aportes de recursos

Desde 2018, investimos mais de R$ 17,4 milhões em instituições como o Hospital de Amor de Barretos, Graacc e APAE, contribuindo para a saúde e bem-estar de milhares de pessoas. 

Educação Financeira

Auxiliar o público a lidar com o dinheiro de forma descomplicada e de olho no seu próprio futuro é nossa missão educacional no PagBank. São utilizadas abordagens lúdicas, desenvolvidas de maneira simples e envolvente para facilitar ainda mais o entendimento sobre o tema. 

Para isso, temos cursos interativos (que contam com dicas práticas sobre comportamento, as melhores decisões em relação ao dinheiro e conceitos fundamentais do mercado financeiro, detalhando produtos de investimento), webséries no YouTube e streaming e jogos digitais (um sobre investimentos e outro sobre criptoativos). 

Além disso, no último ano o PagBank esteve presente no maior evento de empreendedorismo feminino do Brasil: o Festival RME, organizado pela Rede Mulher Empreendedora, evento pensado para inspirar e capacitar mulheres a criar e prosperar em seus próprios negócios 

Governança

Também promovemos a participação feminina no ambiente corporativo e somos reconhecidos pelo selo Women on Board (WOB), uma iniciativa independente e sem fins lucrativos que certifica empresas com pelo menos duas mulheres em seu Conselho de Administração. 

Atualmente, metade dos membros do nosso Conselho de Administração são mulheres, e 50% são independentes, garantindo mais transparência nos processos de tomada de decisão. No Comitê de Auditoria, essa transparência é ainda maior, com 100% dos membros independentes. 

Além disso, somos signatários do Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo, e dos Women’s Empowerment Principles (WEPs), que promovem o empoderamento feminino no ambiente empresarial. 

Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

Anualmente, 77% da energia elétrica que consumimos são provenientes de fontes solares. 

No compromisso com a gestão das mudanças climáticas, monitoramos e publicamos nosso inventário de emissões de gases de efeito estufa desde 2019. Esse inventário foi reconhecido com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, reforçando a transparência e a precisão dos nossos dados. Além disso, nossas iniciativas de gestão climática receberam o Score B (Management Level) do CDP (antigo Carbon Disclosure Project), destacando nosso compromisso com a mitigação de impactos ambientais ne climáticos. 

Reconhecimento internacional

Além disso, recentemente fomos reconhecidos pela revista TIME como uma das melhores empresas do mundo em crescimento sustentável em 2025, reafirmando nosso compromisso com o ESG. Mostramos que é possível conciliar crescimento econômico, e responsabilidade socioambiental e gestão climática. 

Fomos avaliados com um Score 18.5 (Baixo Risco) pelo índice Morningstar Sustainalytics, que mede a gestão e a exposição a riscos ESG de empresas em todo o mundo. Com esse resultado, alcançamos a melhor pontuação entre as fintechs sul-americanas. 

Além disso, no último ano, registramos um Score 48 no S&P Global ESG Score, um crescimento de 26% em relação ao período anterior. Esse avanço foi impulsionado por fatores como gestão de pessoas, privacidade de dados, gestão de riscos e estratégia climática. O S&P Global ESG Score avalia a performance ESG de milhares de empresas de capital aberto ao redor do mundo. Para saber mais sobre essas e outras informações, acesse o nosso Relatório de Sustentabilidade

De maneira extremamente resumida, o ESG é uma estratégia essencial para empresas que desejam crescer de forma sustentável e responsável. Além de contribuir para um mundo melhor, empresas ESG se destacam no mercado, atraindo investidores, clientes e talentos