Resumo do texto
- Confira 15 produtos com grandes vendas em 2023;
- Saiba quais são as tendências para 2024;
- Descubra as vantagens de ter uma loja virtual.
O que não falta em 2024 é espaço para crescer! Em 2023, dados apontam que os eletrodomésticos lideraram as vendas online, com um aumento impressionante de 13% em relação a 2022.
Outros segmentos, como moda feminina e calçados, também mostraram forte desempenho. Os produtos que mais vendem na internet prometem ser o seu carro chefe em 2024 – se você souber como vendê-los.
Por isso, o PagBank separou uma lista com os 15 produtos que mais vendem na internet, trazendo para você dados do seu crescimento nos últimos anos e como você pode fazer a melhor estratégia para aproveitar esse embalo. Saiba como lucrar com esses produtos!
Quais são os 15 produtos que mais vendem na internet?
A internet se transformou em um ambiente propício para a venda de produtos. A comodidade e a variedade que o mundo online oferece atraem um grande número de consumidores.
Pelo menos é o que mostra uma pesquisa recente da multinacional YouGov, especializada no mercado virtual: 55,1% dos brasileiros afirmam que preferem comprar pela internet ao invés da loja física. Vamos explorar então os 15 produtos que dominam as vendas pela internet:
1. Eletrodomésticos
Só no primeiro semestre de 2023 foram comercializados cerca de 44,02 milhões de eletroeletrônicos no Brasil, e a Air Fryer foi a campeã da preferência, com um aumento de 85% nas vendas com relação ao mesmo período em 2022.
Comprar online dá mais liberdade de escolha e promove uma vantagem competitiva com relação a preço, o que atrai consumidores que buscam conveniência e inovação.
2. Calçados
Para 2024 a projeção da indústria calçadista brasileira é aumentar a produção em 2.2%, chegando a mais de 857 milhões de novos pares. Os dados foram apresentados pelo presidente executivo da Abicalçados.
Com uma experiência de compra personalizada, os e-commerces contam com avaliações de clientes e políticas flexíveis de devolução, o que aumenta a confiança na compra online.
3. Moda Feminina
2023 foi um ano desafiador para a indústria de moda brasileira, principalmente para os pequenos e médios empreendedores pela polêmica da concorrência desleal das gigantes chinesas.
O Governo Federal precisou intervir e aproveitou para lançar uma nova iniciativa de arrecadação de tributos, a Remessa Conforme. A tendência de consumo, porém, se mantém em alta, especialmente no nicho de moda plus size.
A Associação Brasil Plus Size (ABPS) divulgou em 2023 que o segmento movimentou R$9,6 bilhões em 2021 e espera chegar nos R$15 bilhões de faturamento até 2027. E tem mais: 90% do mercado é composto por pequenos empreendedores.
4. Eletrônicos
A indústria de eletrônicos finalizou o ano de 2023 faturando um total de R$204,2 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica. Isso mostra que uma grande parcela da população brasileira é adepta do consumo de produtos como notebooks, smartphones e computadores pessoais.
5. Móveis para casa
O mercado mobiliário é outro que vem crescendo muito nos últimos anos. Só no início de 2022 o setor chegou aos R$763,3 milhões em faturamento.
Entre outros fatores, esses números se explicam devido à pandemia e consequente migração de diversos setores de trabalho para o regime remoto. Os dados são do IEMI – Inteligência de Mercado.
6. Livros
O setor de livros vendeu, até dezembro de 2023, cerca de 49,4 milhões de exemplares, faturando por volta de R$2,2 bilhões. Os dados são do Sindicato Nacional dos Editores de Livros e da Nielsen BookScan.
A facilidade de encontrar edições raras ou específicas e a comodidade de entrega em casa são fatores que impulsionam as vendas.
7. Jogos
De acordo com o que foi divulgado pela Newzoo, consultoria de dados mundiais sobre jogos, o Brasil é o maior mercado gamer da América Latina e está no top 10 países que mais consomem jogos eletrônicos. Mundialmente, o mercado dos games movimentou, só em 2023, cerca de 200 bilhões de dólares.
Isso significa que é válido e prudente investir não só em produtos relacionados aos jogos mais famosos, como licenciados e action figures, como também na venda de itens para montar um setup completo – fones de ouvido, teclados, mouses, monitores, consoles etc.
8. Artigos esportivos
Artigos esportivos, incluindo equipamentos para exercícios em casa, vestuário e acessórios, vêm sendo cada vez mais procurados. A projeção é que o setor cresça 5% ao ano até 2025.
9. Mercado de Pets
Produtos para animais de estimação, como alimentos, brinquedos, acessórios e medicamentos, têm visto um aumento constante nas vendas online.
O Brasil é o terceiro maior mercado desse segmento no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e China. A projeção de faturamento do Instituto Pet Brasil (IPB) foi de R$67,4 bilhões só em 2023.
10. Maquiagem
O mercado da beleza é responsável por 4% do PIB nacional. Só com essa informação já é possível perceber o poder monetário dos cosméticos no geral. Lembrando que o mercado envolve não só produtos de maquiagem, mas também aqueles que cuidam da saúde da pele.
Além disso, vem sendo uma tendência entre os usuários de redes sociais usar a cosmética para exercer suas próprias identidades na internet. A facilidade de encontrar resenhas e comprar os produtos mais recentes sem sair de casa atrai um público extenso e diversificado.
11. Produtos para bebês
Artigos para bebês, como fraldas, roupas, brinquedos e itens de cuidados, têm alta demanda online. Tanto que gigantes como Boticário e P&G apostaram nesse mercado em 2023. De acordo com a Kantar, as vendas de produtos para bebês devem movimentar R$5,2 bilhões até o fim de 2024.
12. Acessórios para celular
Estimativas da Shopify revelam que só o mercado de acessórios eletrônicos faturou 5,9 bilhões de dólares no Brasil em 2023. Aliado ao crescente número de criadores de conteúdo nas redes sociais, esse mercado ainda deve crescer e se diversificar muito.
Além disso, acessórios como capas, carregadores e fones de ouvido são uma necessidade diária para muitos.
13. Perfumaria
A perfumaria também entra no mercado da beleza, que fatura bilhões anualmente no Brasil. Com uma variedade de fragrâncias e marcas, o setor atrai um grande público online. A comodidade de experimentar novas fragrâncias e a facilidade de compra são pontos fortes deste segmento.
14. Alimentos saudáveis
Alimentos saudáveis e orgânicos têm visto um aumento significativo nas vendas online. De acordo com a pesquisa realizada pela BioMundo, o Brasil é um dos 5 países que mais vendem alimentos e bebidas saudáveis.
A consciência crescente sobre saúde e nutrição impulsiona os consumidores a procurar opções mais saudáveis através do e-commerce.
15. Casa e decoração
O setor de casa e decoração movimenta cerca de R$109 bilhões ao ano, de acordo com os dados divulgados na ABCasa Fair de 2023. Além disso, a busca por ferramentas de construção e bricolagem têm crescido na internet.
Com o aumento do interesse em projetos de melhorias domésticas, a facilidade de adquirir ferramentas de qualidade, criar as próprias decorações e receber conselhos online é um grande atrativo.
Vantagens de ter uma loja virtual
As lojas virtuais transformaram o cenário do comércio, oferecendo vantagens notáveis para todos os públicos. Explorar as principais vantagens de ter uma loja virtual é essencial para entender esse fenômeno:
- Eliminação de barreiras geográficas: permite atingir clientes em qualquer lugar, ampliando o mercado;
- Crescimento constante do mercado de e-commerce: impulsionado pela comodidade e confiança nas transações online;
- Menor investimento inicial: substitui custos de loja física por um site mais econômico;
- Funcionamento 24/7: disponibiliza compras a qualquer momento, aumentando oportunidades de venda;
- Maior variedade de formas de pagamento: inclui Link de Pagamento e Checkout completo, facilitando a conclusão de vendas.
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