Como ganhar dinheiro na internet? Confira 12 ideias para começar!

Resumo do texto

  • Entenda como a internet impactou o empreendedorismo;
  • Confira 12 ideias para começar a ganhar dinheiro na internet;
  • Conheça alguns sites que te ajudam a construir seu negócio digital.

Abra sua conta PJ PagBank!

 

As vendas online são um grande trampolim para quem empreende, pois esse meio garante bons resultados. 

O amplo alcance do comércio eletrônico oferece oportunidades incríveis para empreendedores, inclusive, tem espaço suficiente para quem está aprendendo e começando nesse ramo.

Porém, tenha em mente que nem todo modelo de negócio vai dar o retorno que você deseja.

Isso significa que é preciso ter uma pitada de estratégia e conhecimento de mercado para saber como ganhar dinheiro na internet. 

Quer conferir algumas opções? Nós separamos 12 ideias para te inspirar!

Como a internet impactou o empreendedorismo digital?

A palavra da vez é praticidade. A internet abre portas para que os empreendedores consigam dar o pontapé inicial em seus negócios sem precisar da estrutura física, que gera altos custos e exige esforço (e investimento) de manutenção.

Fora isso, os negócios digitais não lidam com fronteiras. Isso significa que você pode vender seus produtos ou serviços para todo o Brasil – e até para o resto do mundo!

No caso, a internet proporciona a oportunidade de ter um negócio sem sair de casa e, mesmo assim, atingir pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância. Prático, não é mesmo?

E existe mais um ponto interessante aqui, que é a geração de oportunidades de trabalho. Por meio do empreendedorismo digital, diversas pessoas conseguiram sair da informalidade ou mudaram suas vidas seguindo esse caminho.

Esse é o caso, por exemplo, de milhares de mulheres, que vivem a jornada dupla como mães e donas do próprio negócio. Usando a internet, muitas conseguiram conciliar a rotina e, ao mesmo tempo, se empoderar economicamente.

Resumindo: a internet quebrou barreiras para pequenos negócios, dá alcance amplo para marcas e profissionais que estão começando e ainda gera um movimento significativo na economia!

Como Ganhar Dinheiro na Internet

12 ideias de como ganhar dinheiro na internet

A essa altura, já deve ter ficado claro para você que investir em um negócio online é uma excelente forma de ganhar dinheiro. Mas fica a dúvida: qual segmento vale a pena investir?  

Para responder essa pergunta, separamos 12 ideias criativas para você conhecer e se inspirar. Confira!

1. Crie um e-commerce

De acordo com dados do site E-commerce Brasil, apenas em 2023 o e-commerce brasileiro deve movimentar cerca de R$ 186 bilhões, indicando um crescimento de 9,5% em comparação com 2022.

Os números indicam que há muita procura, e isso significa que há espaço para empreender e ter resultados. 

Se você gosta de trabalhar no comércio e não sabe como ganhar dinheiro na internet, pense que uma loja virtual pode ser o seu caminho.

Mas fique atento a uma dica importante: não é preciso gastar com um site para vender na web. 

Isso pode ser feito com as redes sociais, o WhatsApp e com a ajuda de algumas ferramentas de vendas bem simples e eficientes, como o Link de Pagamento.

Conheça o Link de Pagamento e comece a vender online sem burocracia!

2. Seja freelancer

Se você é bom com redação, programação, design e tradução, que tal oferecer seus serviços na internet? A flexibilidade e a liberdade tornam essa forma de trabalho uma opção lucrativa para empreendedores.

Quer começar? Então saiba que seus primeiros passos podem ser dados criando um site para portfólio ou através de um perfil nas redes sociais. 

Inclusive, existe uma plataforma focada em negócios, que é o LinkedIn. Criar seu perfil e se conectar com algumas pessoas da mesma área é uma excelente forma para começar a divulgar seu trabalho.

3. Responda a pesquisas online

Sim, você pode ganhar dinheiro apenas respondendo pesquisas online. Sites como LifePoints, Google Opinion Rewards e Facebook Viewpoints te pagam pela sua opinião sobre diferentes assuntos.

Os questionários podem variar de tamanho, mas o ponto positivo é que algumas empresas pagam em dólar.

4. Faça vídeos para o TikTok e YouTube

A profissão de influenciador digital está crescendo no mundo inteiro, e no Brasil isso não é diferente. Mas você sabia que pode fazer disso um negócio?

O Tik Tok e o YouTube oferecem um sistema de pagamento para quem produz vídeos em suas plataformas. A cada visualização nova, o produtor do conteúdo ganha mais um pouco.

Esse sistema é conhecido como monetização e, desde seu lançamento, muita gente conseguiu mudar de vida produzindo vídeos.

Portanto, se você tem desenvoltura para gravar conteúdos, saiba que investir nisso é uma excelente chance de receber em dólar todos os meses.

5. Venda itens usados

Você provavelmente já comprou produtos usados em apps como OLX e Enjoei ou conhece alguém que fez isso. Esses sites facilitam a compra e venda de itens de segunda mão, dando mais confiança e segurança aos interessados (e vendedores também).

Então, se você tem algumas coisas paradas na sua casa, que tal anunciar e ganhar um dinheiro? 

Conforme você ganha reputação como vendedor, isso pode até virar um trabalho fixo. Já pensou em aproveitar o seu perfil de bom vendedor para ajudar outras pessoas a venderem itens usados e ganhar comissão por isso?

Para começar, basta se cadastrar nas plataformas de venda e caprichar nas fotos e descrições dos produtos.

6. Promova seus serviços presenciais

Quem disse que a internet não pode ajudar quem trabalha presencialmente? 

Se você atua em segmentos como massoterapia, paisagismo e jardinagem, o mundo digital te ajuda na promoção e divulgação do seu trabalho.

Neste caso, você não vai ganhar dinheiro pela internet, mas as oportunidades vão surgir por meio dela. 

7. Crie um blog e lucre com anúncios

Criar um blog e publicar bons conteúdos é uma forma de atrair leitores, que vão formando a sua audiência. Conforme você ganha visibilidade, é possível lucrar com publicidade nas suas páginas.

Ferramentas como o Google AdSense permitem exibir anúncios relevantes para o seu público e ganhar com base nas visualizações e cliques.

8. Desenvolva cursos online

Se você domina uma habilidade ou conhecimento, que tal compartilhar sabedoria e ganhar dinheiro com isso? 

Criar cursos online ou vender materiais como e-books e videoaulas são boas formas para trabalhar na internet, sem sair de casa e ainda ajudar outras pessoas a se tornarem mais inteligentes e capacitadas.

Plataformas de ensino online como Udemy ou Coursera facilitam a venda de cursos e geram receita com base no número de inscrições.

9. Seja narrador em audiolivros

Para quem tem uma boa voz e habilidade para ler textos em alto e bom tom, narrar audiolivros também é uma forma de ganhar dinheiro. 

Os audiolivros estão se tornando cada vez mais populares, especialmente porque ajudam pessoas que não tem tempo para ler, possuem alguma deficiência visual ou que simplesmente preferem ouvir do que folhear as páginas de um livro.

Sites como a Audible oferecem esse tipo de conteúdo e podem ser a porta de entrada para quem quer ingressar neste mercado.

Algumas pessoas não têm tempo ou apenas preferem não ler as páginas de um livro, por isso, usam plataformas como a Audible, para ouvir os conteúdos que elas têm interesse.

10. Faça um podcast

Já faz alguns anos que os podcasts estão em alta. O mesmo argumento sobre os cursos online cabe aqui: se você domina algum assunto e é capaz de falar sobre ele com propriedade, então pense em investir nisso como forma de negócio.

Plataformas como o Spotify pagam pela visualização dos conteúdos e, conforme você vai alcançando mais gente, é possível se inscrever em plataformas de apoio, como Apoia.se e Patreon para oferecer assinaturas para os ouvintes.

11. Faça stream de jogos

Fazer transmissões ao vivo de jogos, conhecido como “streaming”, é uma maneira divertida e lucrativa de faturar online. 

Transmitindo suas horas de jogo e interagindo com o público em plataformas como Twitch e YouTube, você pode ganhar dinheiro por meio de doações, assinaturas de fãs e acordos de patrocínio com empresas.

Isso transforma sua paixão por jogos em uma ótima oportunidade de negócio!

12. Invista no mercado financeiro

Existem plataformas de investimento online onde você pode fazer seu dinheiro crescer de maneira segura. 

Um exemplo ótimo, seguro e muito rentável é o próprio app do PagBank, onde é possível investir em um de nossos CDBs a partir de R$1 e garantir rendimentos de até 130% do CDI.

Porém, fica a dica: investimento é coisa séria, portanto, se você deseja ganhar dinheiro com isso, faça um teste para conhecer seu perfil de investidor e tenha cautela na hora de escolher as opções.

Lembre-se que aplicações de renda variável até oferecem retornos maiores, mas sem garantia e com mais risco.

Conhecer esse tipo de detalhe é essencial para trilhar essa carreira. 

Conheça a conta PJ do PagBank!

Para formalizar seu negócio e começar com o pé direito, a dica mais importante é: separe o seu dinheiro do dinheiro do seu negócio.

Isso pode ser feito de forma bem simples e direto pelo celular, basta abrir uma conta PJ PagBank.

Nela você encontra um lugar seguro e confiável para guardar o dinheiro da sua empresa, que cresce dia após dia graças ao rendimento do CDI.

Além disso, veja outras vantagens você garante ao abrir sua conta PJ:

  • 100% digital e sem tarifas;
  • TED e Pix gratuitos e ilimitados;
  • Cartão grátis e sem anuidade;
  • Emissão de boletos via app;
  • Rende mais do que a poupança;
  • Receba Pix grátis e de forma ilimitada;
  • Pague contas e impostos de maneira rápida pelo app;
  • Faça a gestão do seu negócio com o PagVendas;
  • Checkout de Pagamento;
  • Link de Pagamento;
  • Envio Fácil.

Todos esses benefícios estão ao seu alcance agora mesmo. Abra a sua conta PJ agora em poucos minutos e sem pagar nada por isso!

Clique aqui e conheça a conta PJ PagBank!