Confira dicas para proteger seu celular e não cair em golpes!

Resumo do texto

  • Veja como evitar golpes e fraudes no celular;
  • Confira dicas para aumentar a segurança e privacidade;
  • Saiba como usar as ferramentas do celular ao seu favor.

Conheça outras formas de se proteger contra golpes e fraudes!

 

O uso do celular para realizar operações bancárias, compras online e outras atividades do dia a dia facilita muito a rotina. Por isso, é de suma importância saber como proteger o seu aparelho. 

Justamente por conter informações pessoais, os ataques em aparelhos móveis estão se tornando cada vez mais frequentes. Veja algumas dicas para proteger o celular e evitar prejuízos.

Dicas de como aumentar a segurança do celular

Dados bancários e acesso a contas são algumas das informações delicadas que, normalmente, encontramos em um smartphone. Por isso, é importante que você tome algumas atitudes para aumentar a segurança do celular.  

Para elevar ainda mais o nível de sua proteção, confira algumas dicas de segurança que preparamos para você:

1. Use um antivírus confiável

Uma das primeiras medidas de precaução é a instalação de um antivírus. Esses programas monitoram e bloqueiam possíveis invasões maliciosas.

2. Use senhas fortes

Algumas recomendações são:

  • Escolha palavras-chave longas;
  • Misture letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Usar o gerador de senhas do aparelho é uma ótima opção para isso;
  • Evite usar informações pessoais, como seu próprio nome e data de aniversário;
  • Faça a troca regularmente;
  • Defina senhas diferentes para desbloquear o celular e para o aplicativo do banco;
  • Não guarde os códigos no e-mail, em mensagens de WhatsApp ou outros apps que podem ser acessados. Se está sentindo dificuldade em memorizar os acessos, o melhor é usar o gerenciador de senhas;
  • Configure o bloqueio automático da tela para a opção mais rápida, que costuma ser de 30 segundos. Dessa forma, o aparelho sempre solicitará um código para ser acessado.

3. Atualize o sistema operacional e aplicativos

O sistema operacional é o que faz o celular funcionar. É ele que possibilita a instalação e uso de programas, aplicativos, arquivos, etc.

As atualizações servem para corrigir falhas de segurança, reforçar os recursos de privacidade, compatibilidade e melhorar o desempenho de forma geral.

Ou seja, manter o sistema operacional do seu aparelho atualizado é essencial para garantir o bom funcionamento e impedir que terceiros o acessem por brechas identificadas em versões anteriores.

4. Use as ferramentas de segurança do aparelho

Hoje em dia, a grande maioria dos telefones possuem recursos interessantes para aumentar a segurança e a privacidade, como a biometria e o rastreamento, dificultando o acesso a suas informações por pessoas mal intencionadas.

5. Leitor de digital

Este recurso serve como mais uma camada de proteção, pois apenas quem tem as digitais cadastradas no celular pode acessá-lo.

Dessa forma, a leitura digital ficará como a 1ª forma de acesso ao seu aparelho. Caso haja algum problema para acessar com a digital, o PIN será solicitado. Então, fique tranquilo.

6. Reconhecimento facial

Essa tecnologia também permite o desbloqueio do celular sem usar senhas ou PINs, como o leitor digital. A diferença é que, neste caso, é feita a captura do rosto do usuário, que é comparada com uma imagem registrada na própria configuração de segurança do celular.

O reconhecimento facial também pode ser integrado a outros recursos de segurança, como o bloqueio automático da tela, o que aumenta ainda mais a proteção do dispositivo.

7. Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores serve como uma camada extra de proteção para contas e aplicativos. 

Depois de ativada, ela exige que você forneça uma segunda autenticação para ter acesso ao recurso. Essa comprovação pode ser feita por meio de biometria ou um código enviado por e-mail, SMS e aplicativos.

Ao ativar uma autenticação de dois fatores, o ideal é usar um e-mail que não esteja instalado no celular. Pode ser um endereço criado para essa função e que você só acessa pelo computador de casa, por exemplo.

8. Não compartilhe seus acessos

Outra coisa muito importante é evitar compartilhar senhas, tokens e códigos de acesso, a menos que seja realmente necessário. Assim, é mais difícil perder o controle dos seus dados, que poderiam cair em mãos erradas.

Confira dicas de segurança para proteger seu celular!

Cuidado com links e downloads suspeitos

É possível que você já tenha recebido algumas mensagens de promoção no WhatsApp que prometem brindes. Também é provável que já tenham te avisado que isso pode ser um golpe.

Com apenas um clique, você pode baixar um malware em seu aparelho e deixar suas informações vulneráveis. Por isso, é necessário confirmar com a pessoa que enviou a mensagem se o link é mesmo seguro.

Essa recomendação já é conhecida, mas não custa nada reforçar: se receber links ou arquivos estranhos, desconfie! Além disso, lembre-se de baixar aplicativos somente nas lojas oficiais e, se possível, verificar os desenvolvedores.

Para ficar ainda mais tranquilo, acesse a página do PagBank sobre segurança online. Lá você encontra mais dicas de segurança para celular e outros cuidados para fugir das armadilhas e golpes da internet.

Confira agora todos os conteúdos sobre segurança do PagBank!