Confira as dicas do PagBank para não cair em golpes na internet!

Resumo do texto

  • Veja as dicas de segurança que o PagBank preparou para compras online;
  • Confira pontos importantes que você deve estar atento ao pagar pela internet;
  • Descubra outros artigos de segurança que nossa equipe preparou!

 

Comprar pela internet é um hábito que já faz parte da vida dos brasileiros! A facilidade em fazer tudo do sofá de casa ou com o celular na palma da mão conquistou o público. Afinal de contas, quem não gosta de resolver as coisas de forma rápida e simples, não é?

Mas, com essa mudança de comportamento, vieram também alguns riscos. Os golpes envolvendo cobranças e vendas online se tornaram comuns e vêm colecionando vítimas.

Contudo, o PagBank acredita que você não deve parar de fazer compras online só porque existem pessoas mal intencionadas na web. Por isso, nada melhor do que receber dicas de segurança para continuar aproveitando as vantagens do comércio eletrônico e não cair em ciladas! 

Dicas para comprar e pagar online com segurança!

Os golpes envolvendo compras ou cobranças falsas costumam apelar para promessas quase inacreditáveis! 

Por exemplo, quando chega aquela oferta de produto com um desconto incrível, mas que só vale se o pagamento for no Pix, tenha cuidado! Esse tipo de proposta pode ser indicativo de fraude, afinal, as melhores e mais sérias lojas (online ou físicas) sempre oferecem mais de uma opção para pagamento.

Na hora de fazer compras na internet, veja as dicas a seguir para manter seu dinheiro e dados seguros!

Verifique o site antes de fechar a compra

Antes de aproveitar qualquer promoção, pagar um boleto ou colocar os dados do cartão, verifique o endereço do site. Muitas fraudes começam com a criação de um site falso extremamente parecido com o original.

Para saber se está no lugar certo, olhe para a barra de endereço e procure por um cadeado verde ou fechado. Esses símbolos mostram que o site tem o certificado SSL de segurança.

Além disso, abra uma nova aba, entre no site original, digitando o endereço (não copie o endereço da outra aba), e procure pela oferta.

Se não existir, é provável que seja o golpe do site falso. 

Fique de olho em ofertas recebidas por e-mail

Recebeu um e-mail oferecendo algum item com preço muito baixo? Antes de sair correndo para comprar, desconfie!

Essa mensagem pode ser falsa e te levar para um site fraudulento. Antes de clicar em qualquer botão, verifique o endereço remetente. Se não tiver o nome da loja depois do @, fique atento! Espere por remetentes como contato@nomedaloja.com.br.

Se você tem dúvidas se o e-mail é verdadeiro, entre em contato com a central de atendimento.

Cuidado com propostas “boas demais”

Sempre desconfie de valores discrepantes. Por exemplo, um produto que custa R$200 e está sendo ofertado por R$50 deve acender um sinal de alerta em você.

Sabe por quê? Porque lojistas precisam ter lucro com suas vendas, concorda? Quando o preço está muito abaixo do restante da concorrência, isso indica que existe uma movimentação suspeita, ou o vendedor abriu mão de lucrar, ou algo está errado.

Promoções agressivas existem, mas são mais raras e costumam estar ligadas a datas especiais, como Black Friday e Natal. 

Se estiver em dúvida, abra o site oficial em uma nova aba e procure pela oferta!

Cuidado com boletos que chegam por e-mail, SMS ou WhatsApp

O Golpe do Boleto Falso usa informações disponíveis na internet para enviar cobranças fraudulentas para as pessoas. Seja por e-mail, SMS ou, até mesmo, pelos Correios.

Com um discurso de “não identificamos seu pagamento, segue a 2ª via para quitar a dívida”, os golpistas acabam roubando dinheiro das vítimas.

Se você está em dúvida se o pagamento caiu ou não, procure os canais de atendimento oficiais e confirme a transação. Caso precise da 2ª via do boleto, acesse o site ou aplicativo da empresa e faça a solicitação por lá!

Redobre a atenção com links de pagamento e Pix

O link de pagamento facilita muito na hora de vender e pagar, mas também pode abrir espaço para fraudes. Tanto no link quanto no pagamento por Pix, é importante estar de olho nas informações sobre quem vai receber o dinheiro!

Se estiver fazendo uma compra, veja se os dados do recebedor batem com o comércio que você está comprando. Se encontrar algum amigo vendendo coisas nas redes sociais por Pix, confirme as informações por outro meio de contato, ele pode ter tido a conta invadida!

PagBank: mais segurança nas suas transações

Para que você possa seguir comprando online, o PagBank te ajuda com dicas certeiras para não cair em ciladas!

Mas se algo de errado acontecer, você também tem o apoio da nossa equipe! Se perceber alguma compra estranha no cartão de crédito, é só contestar na fatura e tomar as medidas necessárias.

Nossa central de atendimento está pronta para lhe auxiliar com os mais diversos problemas. Em caso de dúvidas, não deixe de conversar com a gente.

Confira mais alguns artigos que a nossa equipe de segurança preparou para você!