Você tentou cadastrar uma chave Pix no super app PagBank e não conseguiu? Isso provavelmente aconteceu porque outra pessoa cadastrou o mesmo dado que você como chave.

Mas isso não é motivo para preocupações, basta fazer a reivindicação da chave diretamente pelo super app. Confira o passo a passo e sabia o que fazer nessa situação.

Baixe o super app e crie grátis uma conta PagBank

Reivindicação das chaves Pix: passo a passo do super app PagBank

Não há como outra pessoa cadastrar o seu CPF, mas pode ocorrer engano de cadastro se tratando das chaves tipo e-mail ou celular. Para desfazer esse engano, é preciso seguir o procedimento padrão de  reivindicação da chave Pix .

Como saber se minha chave está sendo usada por outra pessoa?

Essa informação vai aparecer para você dentro do menu Minhas chaves, logo abaixo das Chaves ativas, como você pode ver na tela abaixo.

Para reivindicar suas chaves já cadastradas por outra pessoa, será preciso seguir o fluxo normal de cadastro de chaves Pix no PagBank.

  1. Após o cadastramento, você verá em Minhas chaves, na parte inferior da tela, o botão Reivindicar posse. Clique nele!

2. O processo já começou. Nesta tela você pode conferir os dados da chave Pix reivindicada e as informações sobre o tempo de reivindicação. É importante ressaltar que, se a outra pessoa não responder à sua reivindicação em 14 dias, você não precisa se preocupar, a chave Pix será automaticamente liberada para você.

3. Para acompanhar o processo de reivindicação da chave Pix, acesse o menu Minhas chaves. Na parte inferior da tela estão as informações sobre a chave reivindicada e o prazo para resposta. Clique em acompanhar para ver mais detalhes.

4. Aqui você pode verificar o andamento do processo, qual chave Pix foi reivindicada e qual é a data limite para o fim da reivindicação. Caso você mude de ideia, basta clicar em Cancelar solicitação.

5. Quando a reivindicação for finalizada você receberá uma notificação do super app detalhando qual é a chave Pix e informando que você já pode utilizá-la.

6. Se quiser conferir, basta voltar ao menu Minhas chaves e ver todas as chaves Pix que estão ativas.

O que a pessoa que cadastrou a minha chave Pix precisa fazer após meu pedido de reivindicação?

Se você reivindicar uma chave, será preciso que a outra pessoa confirme a posse dela. Sendo a chave um e-mail, é preciso acessar a caixa de entrada e informar o código de validação. Sendo telefone celular, é preciso confirmar o código recebido via SMS.

Qual a diferença de portabilidade e reivindicação?

A reivindicação é feita quando você tenta cadastrar seu e-mail ou celular como chave Pix, mas ela está cadastrada por outra pessoa.

A portabilidade acontece quando você cadastrou uma chave Pix para uso em um banco e quer utilizá-la em outro banco. A portabilidade pode ser feita para todos os tipos de chave (e-mail, telefone celular e/ou CPF).

Aqui nos preocupamos não só em oferecer facilidades para deixar sua rotina financeira mais simples e rentável, como também tirar todas suas dúvidas!

Cliente PagBank tem tudo à disposição:

  1. Conta que rende o dobro da poupança;
  2. Cartões internacionais grátis;
  3. Recarga de celular direto no super app;
  4. CDB com cartão de crédito grátis e limite de até R$ 100 mil;
  5. Parcelamento de contas e boletos em até 12x usando o cartão de crédito de qualquer banco

O PagBank é, e sempre foi, o banco completo, grátis e sem bancocracia, mesmo antes do Pix.

Baixe grátis o super app e cadastre suas chaves Pix no PagBank