O que é reivindicação de chave Pix e como fazer?

Resumo do texto

  • Veja o que é a reivindicação de chave Pix;
  • Saiba quando você pode pedir uma chave de volta;
  • Entenda como fazer isso com o PagBank!

Conheça o Seguro Pix do PagBank!

 

Para receber um Pix é preciso informar a sua chave para o dinheiro cair na conta. Mas e quando o sistema do banco diz que os seus dados estão em posse de outra pessoa? Saiba que é possível solicitar uma reivindicação de chave Pix. 

O processo é muito simples e, em poucos passos, é possível alertar ao banco que uma pessoa desconhecida está usando suas informações como se fossem dela.

Continue a leitura para aprender como reivindicar uma chave Pix e tirar outras dúvidas sobre o assunto!

O que é a reivindicação de chave Pix?

A reivindicação de chave Pix é o procedimento usado quando o dado está cadastrado por outra pessoa.

Um ponto importante é que essa alternativa funciona apenas com celular e e-mail. Não há possibilidade de reivindicar o CPF ou CNPJ.

Como reivindicar sua chave Pix?

Para reivindicar sua chave é muito simples. Na mesma área onde é feito o cadastro de uma nova chave, estão as informações para fazer a reivindicação. O processo costuma ser rápido, levando até 14 dias.

Mas você sabe quem deve reivindicar e quem recebe a notificação?

Quem deve reivindicar?

Quem deve iniciar a reivindicação é a pessoa que quer usar aquela informação. Ou seja, se alguém estiver usando seus dados, é você quem deve tomar a iniciativa e comunicar ao seu banco.

Quem recebe a reivindicação?

Feito o pedido, o seu banco é acionado. Em seguida, as informações são repassadas ao Banco Central. Então, a pessoa que está usando aquele dado será notificada. 

Ela terá entre 7 e 14 dias corridos para provar que aquele dado está correto. Se não fizer isso, a chave Pix será liberada automaticamente para você.

Veja como fazer a reividicação da sua chave Pix

Aprenda a fazer a reivindicação de chave Pix pelo PagBank!

A reivindicação de chave pelo aplicativo PagBank é feita em poucos passos. Veja como:

  1. No menu Principais, clique em Pix/QR Code;
  2. Em seguida, clique em Gerenciar chaves;
  3. Na sequência, toque em Cadastrar nova chave;
  4. Vai aparecer uma mensagem dizendo que a chave já está em uso;
  5. No menu Minhas chaves, vá em Chaves em aprovação, toque em Reivindicar posse;
  6. Pronto! Viu como é fácil?

Após solicitar, confira o que mais você pode fazer para garantir a posse de todas as suas chaves Pix:

1. Confira todas as suas chaves Pix

Se uma chave deu problema, é bom conferir se todas as outras que você usa ou pretende cadastrar estão funcionando perfeitamente. Isso evita complicações no futuro.

2. Verifique os dados de suas chaves

Por via das dúvidas, antes de reivindicar uma chave Pix, confira se os dados que você está tentando usar estão corretos. Não é incomum haver algum erro de digitação.

3. Acompanhe o processo de reivindicação

Para acompanhar o processo de reivindicação no app do PagBank, acesse o menu Minhas chaves. Na parte inferior da tela, estão as informações sobre a chave reivindicada e o prazo para resposta. Clique em Acompanhar para ver mais detalhes.

Assim, você fica sabendo caso tenha algum problema ou a pessoa apresente argumentos para não “devolver” a chave pra você.

4. Aguarde a notificação do app

Como explicado, a pessoa notificada tem até 14 dias para responder à mensagem de reivindicação. Quando isso for feito, você será informado pelo próprio aplicativo do banco sobre o status do pedido.

Por último, você receberá uma notificação sobre a decisão final da reivindicação. Tudo pode ser acompanhado pelo menu Minhas chaves, dentro da área Pix/QR Code.

5. Caso mude de ideia, cancele a solicitação

Se você mudar de ideia independentemente do motivo, só precisa clicar no botão Cancelar solicitação.

Como saber se minha chave Pix está sendo usada por outra pessoa?

Você só vai descobrir se sua chave está sendo utilizada por outra pessoa quando fizer o cadastro daquela informação e perceber que seu dado já está “preso” em uma conta que não é sua.

A pessoa que possui minha chave recebe o meu dinheiro?

Uma grande preocupação é se quem está usando sua chave vai receber o seu dinheiro. Se você não indicar aquele dado para ninguém, fique tranquilo, não vão enviar dinheiro usando essa informação.

Forneça para as pessoas somente as chaves já registradas em seu nome. Você também pode gerar uma chave aleatória para receber transferências sem precisar informar qualquer dado seu.

O que a pessoa com minha chave faz depois do processo de reivindicação?

Como explicamos, se não conseguir provar em até 14 dias que a chave é dela, a pessoa perde o direito de usá-la e o domínio vai automaticamente para você.

Entenda a diferença entre portabilidade e reivindicação

Por mais que portabilidade e reivindicação de chave Pix sejam parecidas, elas não são a mesma coisa.

A portabilidade ocorre quando você quer transferir uma chave, que já é cadastrada como sua, de um banco para outro.

Assista ao vídeo abaixo e veja como trazer suas informações para o PagBank!

Contrate o Seguro Pix e adicione uma camada extra de proteção a seus pagamentos

Que tal ter mais segurança nas transferências via Pix?

O PagBank Seguro Pix é uma proteção para reduzir os prejuízos causados por pagamentos, compras e saques realizados sob coação ou ameaça.

Veja os benefícios:

  • Transações seguras;
  • Valor acessível para contratação;
  • Sem carência e franquia;
  • Contratação feita diretamente pelo app do PagBank;
  • Indenização de até R$ 10 mil.

Conheça mais sobre o PagBank Seguro Pix!