Reivindicação de chaves Pix: confira o passo a passo

Você tentou cadastrar uma chave Pix no super app PagBank e não conseguiu? Isso provavelmente aconteceu porque outra pessoa cadastrou o mesmo dado que você como chave.

Mas isso não é motivo para preocupações, basta fazer a reivindicação da chave diretamente pelo super app. Confira o passo a passo e sabia o que fazer nessa situação.

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Reivindicação das chaves Pix: passo a passo do super app PagBank

Não há como outra pessoa cadastrar o seu CPF, mas pode ocorrer engano de cadastro se tratando das chaves tipo e-mail ou celular. Para desfazer esse engano, é preciso seguir o procedimento padrão de  reivindicação da chave Pix .

Como saber se minha chave está sendo usada por outra pessoa?

Essa informação vai aparecer para você dentro do menu Minhas chaves, logo abaixo das Chaves ativas, como você pode ver na tela abaixo.

Para reivindicar suas chaves já cadastradas por outra pessoa, será preciso seguir o fluxo normal de cadastro de chaves Pix no PagBank.

  1. Após o cadastramento, você verá em Minhas chaves, na parte inferior da tela, o botão Reivindicar posse. Clique nele!

2. O processo já começou. Nesta tela você pode conferir os dados da chave Pix reivindicada e as informações sobre o tempo de reivindicação. É importante ressaltar que, se a outra pessoa não responder à sua reivindicação em 14 dias, você não precisa se preocupar, a chave Pix será automaticamente liberada para você.

3. Para acompanhar o processo de reivindicação da chave Pix, acesse o menu Minhas chaves. Na parte inferior da tela estão as informações sobre a chave reivindicada e o prazo para resposta. Clique em acompanhar para ver mais detalhes.

4. Aqui você pode verificar o andamento do processo, qual chave Pix foi reivindicada e qual é a data limite para o fim da reivindicação. Caso você mude de ideia, basta clicar em Cancelar solicitação.

5. Quando a reivindicação for finalizada você receberá uma notificação do super app detalhando qual é a chave Pix e informando que você já pode utilizá-la.

6. Se quiser conferir, basta voltar ao menu Minhas chaves e ver todas as chaves Pix que estão ativas.

O que a pessoa que cadastrou a minha chave Pix precisa fazer após meu pedido de reivindicação?

Se você reivindicar uma chave, será preciso que a outra pessoa confirme a posse dela. Sendo a chave um e-mail, é preciso acessar a caixa de entrada e informar o código de validação. Sendo telefone celular, é preciso confirmar o código recebido via SMS.

Qual a diferença de portabilidade e reivindicação?

A reivindicação é feita quando você tenta cadastrar seu e-mail ou celular como chave Pix, mas ela está cadastrada por outra pessoa.

A portabilidade acontece quando você cadastrou uma chave Pix para uso em um banco e quer utilizá-la em outro banco. A portabilidade pode ser feita para todos os tipos de chave (e-mail, telefone celular e/ou CPF).

Aqui nos preocupamos não só em oferecer facilidades para deixar sua rotina financeira mais simples e rentável, como também tirar todas suas dúvidas!

Cliente PagBank tem tudo à disposição:

  1. Fazer TEDs e Pix grátis e ilimitados*;
  2. Contratar o PagBank Saúde para cuidar do seu bem-estar e de toda a sua família pagando menos nas consultas, medicamentos e exames;
  3. Usar os cartões internacionais gratuitos em suas compras e pagamentos;
  4. Investir nos CDBs PagBank e nos Fundos de Investimentos disponíveis no super app;
  5. Recarregar pelo super app.

Novas medidas do Banco Central

Em outubro de 2021, o Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou novas medidas para evitar golpes que estavam acontecendo via PIX. Confira algumas mudanças que já estão em vigor:

  • Limite de R$1.000 no valor das transferências no período noturno: entre às 20h e 6h, operações financeiras entre pessoas físicas e microempreendedores (MEI) terá o limite de R$1.000;
  • Bloqueios de transações por 30 minutos durante o dia ou 1 hora durante à noite: todas as transferências feitas via Pix passam por uma análise de risco e, caso haja algum indício de anormalidade, esse bloqueio de tempo é acionado para que uma análise mais criteriosa seja feita, reduzindo assim o risco de golpes;
  • Prazo mínimo de 24h e máximo de 48h para pedidos de aumento do limite: é o tempo que levará para pedidos de aumento do limite diário de transferências via Pix serem atendidos.

Atenção: o limite diário pode ser alterado pelo cliente PagBank, exceto no período noturno. Por exemplo, uma pessoa pode alterar limite diário para R$5.000,00, mas independente disso, das 20h às 6h, o limite será R$1.000,00.

Veja como fazer a gestão do seu limite diário através do super app:

  1. Acesse o super app PagBank;
  2. Toque no ícone do perfil, no canto superior direito da tela;
  3. Selecione Limites Pix e, em seguida, em Solicitar Ajuste de Limite Diário;
  4. Informe o novo valor de limite diário que deseja ter disponível;
  5. Clique em Confirmar.

O PagBank é, e sempre foi, o banco completo, grátis e sem bancocracia, mesmo antes do Pix.

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*limite de R$1000,00 para transferências das 20h às 6h, segundo medida do Banco Central”