Resumo do texto
- Entenda o que é o lead time de entrega e a sua importância;
- Saiba como fazer o cálculo de tempo do seu ciclo de produção;
- Melhore os prazos de envio do negócio.
O tempo de espera para receber uma encomenda impacta a experiência do cliente e, claro, os resultados de um negócio. Por isso é importante ficar de olho nos processos da logística do seu negócio.
Para calcular e controlar melhor esse tempo é preciso conhecer o lead time de entrega, um medidor que pode te ajudar a melhorar os envios. A partir dele você terá melhor visão de cada processo, podendo encontrar falhas e realizar melhorias.
Boa leitura!
O que é lead time de entrega?
O lead time de entrega é o tempo total entre a compra e a chegada de uma encomenda ao cliente. Isso inclui todas as fases do ciclo de produção: pedido, confecção e envio.
Toda essa movimentação envolve contato com fornecedores, cuidado com o estoque, administração das vendas e transporte. São etapas que devem funcionar em conjunto para que o serviço funcione.
Qual sua importância?
Ele serve como um indicador de tempo e permite que você tire conclusões sobre como anda o seu comércio.
Isso facilita as tomadas de decisões e a criação de estratégias para reduzir o prazo de produção e de entrega das encomendas.
Além disso, o tempo é algo importante para os clientes, se uma empresa oferece um prazo de entrega menor ela pode se tornar a preferida do público.
Conhecendo o lead time de entrega você pode ajustar alguns fatores para que cada etapa seja melhor e mais rápida, entre elas:
- o conhecimento da sua demanda;
- controle do estoque;
- negociação com fornecedores;
- prazo do frete.
Veja como calcular o lead time de entrega
O cálculo do lead time de entrega é feito usando três fatores: o tempo de espera para receber o que precisa para produzir, o tempo de produção e o prazo de entrega.
Digamos que você trabalhe vendendo bijuterias e o tempo que o fornecedor leva para enviar os materiais das suas peças é de 5 dias. Para o intervalo de produção imagine que os brincos levam 1 dia para serem feitos e embalados.
A sua empresa fica em São Paulo e a transportadora pediu 5 dias úteis para o envio nas regiões Sul e Sudeste. Adicionando um dia de segurança neste cálculo (importante para imprevistos) chegamos no seu lead time de entrega: 12 dias.
Neste caso o cálculo fica assim:
- tempo de espera = 5 dias;
- tempo de produção = 1 dia;
- prazo de entrega = 5 dias;
- dia de segurança = 1 dia.
Resultado: 5 + 1 + 5 +1 = 12 dias.
Conhecer esse tempo total te permite saber o período necessário para atender os pedidos dos clientes sem atraso e diminui as chances de manter produtos parados no estoque por muito tempo.
O que é levado em conta no cálculo do lead time?
Veja como construir o seu cálculo do lead time de entrega em detalhes:
- lista de materiais e itens: liste todo o material necessário para fabricar o produto, se você trabalha com revenda, anote tudo o que precisa ser comprado com fornecedores;
- mensure o tempo: veja quanto tempo precisa para conseguir cada item de produção ou venda;
- compare o tempo: avalie o que leva mais tempo para chegar. É preciso dar prioridade para a compra desses materiais;
- prazo de fabricação: agora você irá avaliar quanto tempo leva para fabricar o produto tendo todos os materiais necessários para iniciar imediatamente. Se o processo é longo, conte também os finais de semana;
- some os resultados: some o tempo de espera para receber os produtos necessários para a fabricação do pedido + o tempo de produção que você costuma levar;
- prazo de envio: por fim, adicione na conta o tempo máximo do envio da encomenda para o cliente.
Como melhorar o tempo de entrega?
É importante lembrar que o lead time de entrega, na visão do cliente, é o tempo que ele ficará esperando para receber a compra. Veja como diminuir essa espera:
- organize os processos: facilite a sua produção, emita o pedido do cliente e seus dados, separe embalagens e tenha em mãos a etiqueta para o envio do produto;
- integre a comunicação: use poucos meios de comunicação para conversar com clientes, fornecedores e transportadoras, assim você não se perde nem deixa ninguém sem resposta;
- priorize as demandas: crie uma lista de prioridades e comece pelo que for mais urgente ou precise de mais tempo;
- automatize o processo de envio: conte com o apoio de tecnologias que facilitam seu trabalho, com opções como acompanhamento da entrega e cálculo automático do frete.
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