Veja como funciona o lead time de entrega

Resumo do texto

  • Entenda o que é o lead time de entrega e a sua importância;
  • Saiba como fazer o cálculo de tempo do seu ciclo de produção;
  • Melhore os prazos de envio do negócio.

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O tempo de espera para receber uma encomenda impacta a experiência do cliente e, claro, os resultados de um negócio. Por isso é importante ficar de olho nos processos da logística do seu negócio.

Para calcular e controlar melhor esse tempo é preciso conhecer o lead time de entrega, um medidor que pode te ajudar a melhorar os envios. A partir dele você terá melhor visão de cada processo, podendo encontrar falhas e realizar melhorias.

Boa leitura!

O que é lead time de entrega?

O lead time de entrega é o tempo total entre a compra e a chegada de uma encomenda ao cliente. Isso inclui todas as fases do ciclo de produção: pedido, confecção e envio.

Toda essa movimentação envolve contato com fornecedores, cuidado com o estoque, administração das vendas e transporte. São etapas que devem funcionar em conjunto para que o serviço funcione.

Qual sua importância?

Ele serve como um indicador de tempo e permite que você tire conclusões sobre como anda o seu comércio. 

Isso facilita as tomadas de decisões e a criação de estratégias para reduzir o prazo de produção e de entrega das encomendas.

Além disso, o tempo é algo importante para os clientes, se uma empresa oferece um prazo de entrega menor ela pode se tornar a preferida do público.

Conhecendo o lead time de entrega você pode ajustar alguns fatores para que cada etapa seja melhor e mais rápida, entre elas:

  • o conhecimento da sua demanda;
  • controle do estoque;
  • negociação com fornecedores;
  • prazo do frete.

Veja como calcular o lead time de entrega

O cálculo do lead time de entrega é feito usando três fatores: o tempo de espera para receber o que precisa para produzir, o tempo de produção e o prazo de entrega.

Digamos que você trabalhe vendendo bijuterias e o tempo que o fornecedor leva para enviar os materiais das suas peças é de 5 dias. Para o intervalo de produção imagine que os brincos levam 1 dia para serem feitos e embalados.

A sua empresa fica em São Paulo e a transportadora pediu 5 dias úteis para o envio nas regiões Sul e Sudeste. Adicionando um dia de segurança neste cálculo (importante para imprevistos) chegamos no seu lead time de entrega: 12 dias.

Neste caso o cálculo fica assim:

  • tempo de espera = 5 dias;
  • tempo de produção = 1 dia;
  • prazo de entrega = 5 dias;
  • dia de segurança = 1 dia.

Resultado: 5 + 1 + 5 +1 = 12 dias.

Conhecer esse tempo total te permite saber o período necessário para atender os pedidos dos clientes sem atraso e diminui as chances de manter produtos parados no estoque por muito tempo.

O que é levado em conta no cálculo do lead time?

Veja como construir o seu cálculo do lead time de entrega em detalhes:

  1. lista de materiais e itens: liste todo o material necessário para fabricar o produto, se você trabalha com revenda, anote tudo o que precisa ser comprado com fornecedores;
  2. mensure o tempo: veja quanto tempo precisa para conseguir cada item de produção ou venda;
  3. compare o tempo: avalie o que leva mais tempo para chegar. É preciso dar prioridade para a compra desses materiais;
  4. prazo de fabricação: agora você irá avaliar quanto tempo leva para fabricar o produto tendo todos os materiais necessários para iniciar imediatamente. Se o processo é longo, conte também os finais de semana;
  5. some os resultados: some o tempo de espera para receber os produtos necessários para a fabricação do pedido + o tempo de produção que você costuma levar;
  6. prazo de envio: por fim, adicione na conta o tempo máximo do envio da encomenda para o cliente.

Como melhorar o tempo de entrega?

É importante lembrar que o lead time de entrega, na visão do cliente, é o tempo que ele ficará esperando para receber a compra. Veja como diminuir essa espera:

  • organize os processos: facilite a sua produção, emita o pedido do cliente e seus dados, separe embalagens e tenha em mãos a etiqueta para o envio do produto;
  • integre a comunicação: use poucos meios de comunicação para conversar com clientes, fornecedores e transportadoras, assim você não se perde nem deixa ninguém sem resposta;
  • priorize as demandas: crie uma lista de prioridades e comece pelo que for mais urgente ou precise de mais tempo;
  • automatize o processo de envio: conte com o apoio de tecnologias que facilitam seu trabalho, com opções como acompanhamento da entrega e cálculo automático do frete.

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