Saiba como se proteger do golpe no Instagram e manter sua conta em segurança!

Resumo do texto

  • Entenda como funciona o golpe do perfil falso no Instagram;
  • Confira 5 dicas para proteger sua conta de ser clonada;
  • Saiba como recuperar uma conta invadida no Instagram!

 

O Instagram está na página de início de 1 em cada 3 brasileiros. Isso quer dizer que muita gente tem o aplicativo entre os que mais usa durante o dia. E, com tantas pessoas conectadas no mesmo lugar, acaba enchendo os olhos dos golpistas!

Ter o Instagram invadido ou clonado é preocupante não só pelo acesso às mensagens trocadas, mas também porque é possível se passar por você ou seu negócio para pedir dinheiro e fingir vender coisas. 

Se já está pensando em tirar o app do seu celular, calma! É possível se proteger e continuar curtindo as vantagens da rede.

Golpes no Instagram: conheça o funcionamento

O golpe do perfil falso ou conta clonada no Instagram é aquele onde os golpistas criam uma conta que copia as postagens e fotos de uma pessoa ou empresa. Em seguida, eles passam a seguir as mesmas pessoas que a vítima e mandam mensagens dizendo que aquele é o novo perfil.

Já o golpe do perfil hackeado no Instagram é quando o golpista consegue acessar o perfil verdadeiro da pessoa. E então, passa a anunciar produtos com preços baixos, que nem existem!

Imagina só ver uma postagem de um grande amigo dizendo que ele está vendendo uma geladeira nova por R$500. Você responde perguntando o motivo e ele fala que é porque está se mudando e precisa se desfazer do item. E então, ele passa a chave Pix e você transfere o dinheiro.

Nos dois casos, a narrativa é parecida. Ao usarem fotos e legendas de pessoas conhecidas, acaba ficando ainda mais difícil reconhecer o golpe.

Como não cair em golpes no Instagram?

Viu um amigo vendendo algo que você quer ou recebeu mensagem de um restaurante oferecendo promoção? Calma! Pode ser que você esteja recebendo contato de um perfil falso ou hackeado. E como se proteger disso e não ficar no prejuízo?

  • Desconfie de preços muito baixos em itens novos;
  • Não confie nas mensagens que receber, mesmo que elas pareçam autênticas. Lembre-se que o golpista tem acesso ao histórico e pode, inclusive, usar apelidos e brincadeiras para te enganar;
  • Procure entrar em contato com a pessoa de outra forma e confirme se aqueles produtos estão sendo vendidos;
  • Na hora de fazer o Pix veja o nome da pessoa que receberá o dinheiro. Caso você não reconheça, não faça a transação e procure mais informações;
  • Caso receba uma mensagem com link suspeito, não clique! Pode ser que o golpista esteja tentando roubar seus dados de acesso para invadir o seu perfil.

Se realmente for golpe, bloqueie o perfil da pessoa e denuncie. 

Não quer ter seu Instagram invadido? Saiba como se proteger!

Imagina só você perder o acesso ao perfil e ainda colocar seus seguidores em risco? Ninguém quer passar por essa dor de cabeça!

Veja 5 coisas que você pode fazer agora para proteger seu perfil no Instagram!

  1. Ative a autenticação de dois fatores para receber um código sempre que alguém tentar entrar na conta. O próprio Instagram recomenda o uso de aplicativos que enviam este código, como o Google Authenticator.
  2. Mantenha seu app atualizado, pois a cada atualização, há novas camadas de segurança e melhoria nos processos de acesso.
  3. Se você já tem a autenticação de dois fatores ativada, fique atento se receber algum código que não foi você que pediu. Jamais compartilhe esse código com alguém e mude a senha o quanto antes. Alguém está tentando invadir sua conta.
  4. Nunca compartilhe informações pessoais e evite fazer cadastro em sites ou aplicativos desconhecidos, pois é assim que eles possuem acesso às suas informações que os levam ao seu perfil no Instagram e outras redes sociais!
  5. Prefira senhas fortes e não use a mesma para mais de uma rede social, pois se uma for invadida, acaba abrindo espaço para outras e a dor de cabeça se torna ainda maior!

Invadiram minha conta no Instagram, e agora?

Se a sua conta ou de algum conhecido foi invadida, não precisa se desesperar! O próprio Instagram já tem uma página na Central de Ajuda para esses casos. Nela, você tem algumas opções, como “Acho que minha conta foi invadida”, “O e-mail da minha conta foi alterado” e “O que fazer se eu for vítima de phishing no Instagram?”

Cada uma das opções levará a uma série de ações para recuperar o acesso. Ao menor sinal de dúvida, acesse a página específica da Central de Ajuda do Instagram e faça o que é necessário.

Como saber se meu Instagram foi clonado?

Além das mensagens de texto com código de autenticação e e-mail com redefinição de senha, fique de olho se está recebendo mensagens no próprio Instagram sobre algum assunto desconhecido. Pode ser que alguém esteja tentando confirmar preço, frete, essas coisas!

E, claro, não deixe de olhar seus stories para saber se há alguma postagem que você não reconhece! Caso tenha perdido o acesso à sua conta, ligue para alguém de confiança e peça para olharem o perfil e, caso tenha algo não identificado, denuncie.

Como recuperar a conta no Instagram? Confira o tutorial!

Se mesmo com todos os cuidados, sua conta foi invadida, é possível recuperá-la! Para isso, você deve fazer o seguinte:

  1. Caso ainda tenha acesso, troque a senha imediatamente!
  2. Ative a autenticação em duas etapas, caso ainda não tenha;
  3. Revise os dispositivos e aplicativos autorizados. No Instagram, você pode desconectar a conta de outros aparelhos remotamente.

Mas e se você não tiver mais acesso à conta? Então, será preciso tomar outro caminho. Veja qual é:

  1. No Instagram, vá em “Esqueceu a senha?” e coloque seu e-mail;
  2. Copie o código que será enviado ao e-mail e cole no Instagram;
  3. Pronto! A conta será recuperada. Neste caso, faça os passos citados acima!

Por fim, tem uma situação ainda mais complicada! É quando o golpista altera o e-mail e telefone associado à conta. Neste caso, é preciso realizar o seguinte:

  1. No Instagram, clique em “Esqueceu a senha?”, coloque o seu nome de usuário, ou seja, o seu @, e depois vá em “Precisa de mais ajuda?”;
  2. O Instagram mostrará os dados associados à conta e caso você, realmente, não identifique o celular e e-mail, clique em “Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone”;
  3. Na tela seguinte, na parte debaixo, procure por “Tentar de outra maneira”;
  4. Então, você verá uma série de opções, selecione a que diz que a conta foi hackeada e clique em “Continue”;
  5. Em seguida, será perguntado se você tem uma foto sua no perfil. Caso marque “Sim”, ele pedirá um e-mail que você tem acesso e uma vídeo-selfie para confirmação.

O processo é mais longo, mas é a forma mais segura de recuperar o acesso!

Golpes de Engenharia Social: por que eles estão se tornando populares?

A Engenharia Social é a manipulação de pessoas para que elas passem dados pessoais, senhas, códigos e outras informações importantes. Neste caso, não há violência, apenas o uso da mentira!

Justamente pela dificuldade de identificar o golpe e, muitas vezes, só ser percebido quando o estrago já está em andamento, ele é tão perigoso! A melhor forma de se proteger, é conhecer o funcionamento e ficar alerta aos sinais.

Entenda o que é Engenharia Social e como os golpes são aplicados!