Confira como funciona o Golpe do Falso Motoboy e veja dicas para se proteger!

Resumo do texto

  • Descubra o funcionamento do Golpe do Motoboy;
  • Saiba como se proteger deste golpe;
  • Veja como agir caso seja vítima desta fraude!

 

Os golpes envolvendo cartão de crédito quase dobraram no último ano. Dentre os diversos tipos, o golpe do falso motoboy vem ganhando destaque!

A fraude usa como base as estratégias de engenharia social. Ela começa com uma ligação falsa “do banco” com um contexto para deixar a vítima apreensiva e, por fim, um falso motoboy entra em cena como parte da resolução do problema.

Conhecendo o funcionamento deste golpe, você poderá ficar atento e se proteger!

Como funciona o Golpe do Motoboy Falso?

Primeiro a vítima recebe uma falsa ligação, fingindo ser do banco e dizendo que o cartão foi clonado. O falso atendente cria um contexto que deixa a vítima apreensiva. Mas ele também apresenta uma solução. Para resolver o problema, ele pede a senha do cartão e manda o usuário cortar o cartão ao meio, mas sem danificar o chip!

Então, o falso atendente oferece enviar um motoboy para recolher o cartão supostamente clonado. É neste momento que entra em cena o falso motoboy. Como o chip não foi danificado e os envolvidos têm a senha, podem realizar compras normalmente.

Esse golpe usa a engenharia social para obter acesso ao cartão, ou seja, manipula a vítima a entregar os dados de boa vontade, sem usar violência.

O que você precisa saber para não cair em fraudes como essa?

Entendendo o funcionamento do golpe, é possível ficar atento a determinados sinais que podem indicar que alguém está tentando se aproveitar de você!

  • Bancos e instituições financeiras não fazem recolhimento de cartões!

Se acontecer algum problema com seu cartão, nenhum banco ou instituição financeira vai recolher. Isso porque o processo de cancelamento do cartão é feito em um sistema interno do banco. A partir de então, aquele pedaço de plástico não tem mais utilidade.

  • Ao se desfazer de um cartão, corte o chip!

Mesmo que o cartão tenha sido cancelado no sistema, é sempre indicado cortar o chip (aquele quadrado prateado ou dourado) na hora de jogar fora. Ele é o responsável por fazer a conexão do cartão com as maquininhas. Ou seja, ele é a “porta de passagem” de todas as informações necessárias para a compra.

  • Funcionários de banco não pedem senha ou CVV em ligações!

Se você receber um contato que diz ser do banco pedindo sua senha, desligue! Nenhuma instituição financeira vai pedir essa informação, nem mesmo o CVV, que é aquele código de segurança que fica atrás do cartão!

  • Previna-se sempre!

Como a ligação falsa usa o pretexto de que seu cartão foi clonado, comece se protegendo de possíveis clonagens. Assim, caso receba esse telefonema, você não cai no golpe!

O Golpe do Falso Motoboy e a lei: entenda a relação!

Como o golpe é aplicado usando estratégias de engenharia social, ou seja, manipulando a vítima, é difícil culpar o banco ou instituição financeira. Porém, há algumas decisões judiciais que garantiram ao cliente o ressarcimento do valor perdido!

Os tribunais acreditam que o banco é responsável pelo valor gasto, pois permitiu que as compras acontecessem mesmo fugindo do padrão usual do cliente. Ou seja, como havia algo de diferente, a instituição financeira devia ter impedido a compra!

Saiba como agir caso passe por esse golpe!

A capacidade de manipulação dos golpistas pode pegar qualquer um de nós desprevenido. Mesmo entendendo como eles fazem e nos protegendo, podemos cair na conversa deles! E aí? O que fazer neste caso?

  • Assim que perceber que foi vítima do golpe, entre em contato com o banco para reportar o ocorrido;
  • Em seguida, faça um Boletim de Ocorrência na polícia fornecendo todas as informações que tiver sobre o caso.

Engenharia social: por que esses golpes são tão graves?

Com a mudança de comportamento do brasileiro, valorizando ainda mais o uso do celular para delivery de compras e pedidos de diferentes itens, uma brecha foi aberta para pessoas mal intencionadas.

Através da observação de perfis nas redes sociais, coleta de informações, manipulação e criação de uma história bem contada, eles conseguem fazer com que as pessoas passem informações sensíveis por vontade própria.

Isso torna os golpes de engenharia social especialmente perigosos, já que rastrear fica mais difícil.

A boa notícia é que quanto mais informação você tiver sobre como essas pessoas agem, mais fácil se proteger! Para isso, confira esses artigos especiais sobre segurança:

  • Tags