Setembro Amarelo: entenda o que é e veja como cuidar da sua saúde mental

Resumo do texto

  • Entenda o que é o Setembro Amarelo;
  • Veja hábitos saudáveis para cuidar da saúde mental;
  • Saiba como agendar sessões no PagBank Saúde.

Conheça mais o PagBank Saúde

 

O Setembro Amarelo é uma campanha que incentiva as discussões sobre saúde mental. Um assunto que deve ser lembrado o ano todo. Afinal, em um mundo que exige tanto de nós, é preciso parar, respirar e se preocupar com o lado emocional.

Entenda melhor o que é Setembro Amarelo e comece a cuidar da sua saúde mental com o apoio do PagBank Saúde.

Você sabe o que é Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que procura levantar uma discussão sobre a importância de cuidar da saúde mental. A iniciativa brasileira é a maior do mundo e, em 2022, traz o lema “A vida é a melhor escolha”.

12,6% a cada 100 mil homens cometem suicídio no Brasil, por isso falar sobre o assunto e quebrar o tabu que ainda existe é essencial.

Afinal, como surgiu o Setembro Amarelo?

A campanha do Setembro Amarelo surgiu em 2014, em uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). A iniciativa promove ações ao longo do ano todo, mas tem o foco em setembro, já que dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Saiba a importância do Setembro Amarelo

A campanha traz para o centro das discussões a importância de cuidar da mente assim como cuidar do corpo. Por muitos anos a saúde mental foi considerada um tabu e, por isso, não recebe a atenção que merece.

O Setembro Amarelo pretende reverter o cenário, com foco especial na redução do número de suicídios.

Relembrando: o que é Saúde Mental?

A saúde mental está relacionada à forma como você reage e lida com os sentimentos. Uma pessoa saudável emocionalmente, tem uma melhor capacidade de manter o equilíbrio e harmonia perante às diversidades e altos e baixos que enfrentamos.

Conheça a importância da saúde mental para o bem-estar

Pessoas que cuidam da mente não deixam de sentir emoções negativas, como tristeza e raiva. Mas, elas aprendem a lidar com esses momentos complicados de forma saudável, sem deixar que isso afete o trabalho, os relacionamentos e a produtividade.

Portanto, a saúde mental é essencial para aqueles que buscam um equilíbrio na vida. Que, mesmo em momentos difíceis, conseguem enxergar uma melhora no futuro.

Como cuidar da Saúde Mental no dia a dia?

O cuidado com as emoções não deve ser deixado de lado. Assim como seu corpo pode ser preparado para ter mais força, sua mente também. E, você pode melhorar a saúde mental com atitudes diárias, como:

  • Momentos para alívio do estresse

A carga profissional diária é capaz de te tirar do eixo? Reserve alguns minutos do seu dia para aliviar o estresse. E essa dica não vale apenas para a mente, mas também para o corpo. O cansaço constante pode baixar a imunidade e te deixar mais vulnerável à doença.

Dica: procure caminhar alguns minutos ao longo do dia, mesmo que seja dentro do escritório. Use o tempo no trânsito ou transporte para ouvir músicas calmas, ou de meditação. E não deixe de aproveitar o fim de semana para relaxar!

  • Exercícios de controle da ansiedade

A ansiedade é um grande alerta vermelho quando o assunto é saúde mental. Aprender como treinar o cérebro para lidar com esses momentos é um exercício que pode te ajudar em situações mais complicadas.

Dica: procure entender o seu corpo e descobrir a melhor forma de controlar os pensamentos negativos. Para alguns, pode ser se distraindo, para outros com exercícios de respiração. Aprenda mais sobre você mesmo e coloque em prática.

  • Dê atenção para o sono e alimentação

Muitas vezes ignorados, o sono e a alimentação têm um grande papel na saúde mental. Procure dormir, ao menos, 7 horas por noite. Além disso, “ensine” seu corpo a hora de desligar, com uma rotina. E o mesmo vale para a alimentação. Faça escolhas saudáveis para manter tudo em equilíbrio.

Dica: desligue o celular ou computador no período da noite e procure relaxar antes de deitar. Assim, a cabeça vai “reduzindo o trabalho” e você dorme melhor. Conte com o PagBank Saúde na hora de cuidar da sua saúde e alimentação.

  • Busque tratamento adequado

Se você está se sentindo ansioso, com dificuldades para lidar com os problemas, procure ajuda. Muitas vezes, as pessoas deixam este cuidado para depois, seja por falta de atenção ou de dinheiro.

Dica: procure por instituições públicas ou faculdades que tenham projetos de apoio psicológico com preço popular. Além disso, com o PagBank Saúde, você pode agendar uma consulta com um profissional especializado por um valor que cabe no seu bolso.

Veja como solicitar atendimento psicológico pelo PagBank Saúde

Quem é cliente PagBank Saúde pode agendar atendimento psicológico direto no aplicativo. É super simples, veja só:

  1. Abra o super app PagBank;
  2. No Menu Principal, clique em “Produtos e Serviços”;
  3. Acesse a opção “Seguros”, em seguida clique em “PagBank Saúde”;
  4. No menu do PagBank Saúde, escolha a opção “Consultas”;
  5. Defina quem vai receber o atendimento (pode ser você ou seus dependentes);
  6. Digite seu CEP e Estado onde mora;
  7. Defina qual especialidade médica você precisa e clique em “Próximo”;
  8. Escolha o dia da semana e o período do dia (manhã, tarde ou noite) para seu atendimento, em seguida clique em “Próximo”;
  9. Confira as informações e clique em “Solicitar”;
  10. Você verá a mensagem sobre a sua solicitação, clique em “Entendi”;
  11. Veja as opções de consultórios enviadas por WhatsApp e e-mail;
  12. Responda confirmando sua escolha;

Pronto! Então, você vai receber as informações sobre o atendimento agendado.

Quanto custa um atendimento com o PagBank Saúde?

O valor da consulta varia de acordo com cada especialidade. O objetivo do PagBank Saúde, é permitir que você tenha sessões e consultas por um preço acessível para manter o cuidado com a saúde em dia!

O que mais o PagBank Saúde oferece?

Com o PagBank Saúde, você cuida da saúde mental e física. E, não precisa se preocupar com a situação financeira. 

Com benefícios exclusivos, como descontos nas principais redes de farmácias e drogarias, você e sua família têm o cuidado que procuram.

Para conhecer mais sobre as funcionalidades e vantagens do PagBank Saúde, veja esses 4 artigos com mais detalhes:

Baixe grátis o super app PagBank!

(*) Serviço de Psicologia online atualizado pela Resolução CFP nº 11/2018.
(**) Valor bruto sorteado pela loteria federal, sem custo adicional. O cliente titular participará em 1 sorteio no último sábado do mês subsequente ao da aquisição do PagBank Saúde no valor de R$ 20.000 (menos 25% de IR). Os sorteios desta promoção são administrados pela Icatu Capitalização S/A, CNPJ/MF º 74.267.170/0001-73 – SAC Icatu Capitalização 0800 286 0109 – e processo SUSEP 15414.900577/2019-47. É proibida a venda de título de capitalização a menores de 16 anos (Código Civil). A aprovação deste título pela SUSEP não significa incentivo ou recomendação à sua aquisição, representando exclusivamente sua adequação às normas em vigor. Para maiores informações, consulte o APP no “Como funciona”.

Para contratar o PagBank Saúde é necessário abrir conta de pagamento (apenas para CPF), sujeita a análise cadastral pelo PagBank. O PagBank Saúde é um programa de acesso à saúde particular com preços reduzidos, não é um plano de saúde e nem um seguro saúde. Para saber os valores das consultas médicas, exames e odontologia devem ser consultados em nossos canais de atendimento. O PagBank Saúde é uma parceria com a TEM Saúde. Dependentes elegíveis: cônjuge, pai, mãe, sogros, filhos e enteados até 21 anos. Desconto disponível somente em farmácias credenciadas.