Relatório de Receita MEI: entenda o que é e saiba como preencher o seu

Resumo do texto

  • Saiba o que é e entenda a importância do Relatório de Receitas MEI;
  • Aprenda a preencher esse documento;
  • Veja quais são as obrigações de um Microempreendedor Individual.

Abra sua conta PJ PagBank!

 

Cuidar da saúde financeira do negócio é um desafio para muitos empreendedores. Para ajudar o MEI no controle de entradas e saídas, existe o Relatório de Receitas MEI!

O documento deve ser preenchido pelo Microempreendedor Individual até o dia 20 de cada mês. Neste relatório, ele vai colocar a quantia financeira movimentada durante o período de um mês.

Conheça o Relatório Mensal de Receitas Brutas MEI e saiba como esse documento pode ajudar a entender a saúde financeira do seu negócio. Vamos lá?!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Relatório mensal do MEI

Relatório mensal de receitas MEI: o que é e qual sua importância?

O relatório mensal de receitas MEI é um documento que registra as movimentações financeiras do mês. Apesar de não ser uma obrigatoriedade, ele é essencial para a organização do caixa e no preenchimento do DASN-Simei.

A Declaração Anual de Faturamento, a DASN-Simei, é obrigatória e deve ser preenchida e entregue todo ano. Nele, o negócio apresenta as movimentações financeiras do ano anterior.

Em resumo, manter um relatório mensal de receitas MEI auxilia no controle financeiro do negócio e no preenchimento do “imposto de renda do MEI”, a DASN-Simei.

Como fazer o relatório de receitas do MEI?

Preencher o relatório de receitas brutas do MEI não é difícil. Se você prefere lidar com papel e caneta, pode separar um caderno para anotar, todos os meses, as informações. Se você já está mais acostumado com a tecnologia, pode usar uma planilha de controle financeiro.

Para saber o que deve ser anotado, siga esse exemplo de relatório disponibilizado pelo Portal do Empreendedor. Caso queira imprimir ou anotar os campos necessários, saiba como preencher cada um deles:

  • Informações sobre a empresa e o período do relatório;
  • Procure a categoria do seu negócio entre comércio, indústria e serviço. Preencha apenas a que condiz com seu caso;
  • Adicione o valor das vendas feitas sem emissão de nota fiscal;
  • Em seguida, coloque os valores de vendas feitas com emissão de nota fiscal;
  • Some os dois e encontre o valor bruto do mês.

O ideal é fazer esse relatório até o dia 20 de cada mês. Os dados considerados são os valores do mês anterior. Por exemplo, até 20 de julho preencha o relatório com as informações de junho.

É necessário enviar o relatório mensal de receitas a algum órgão?

Não. Esse relatório não precisa ser enviado para nenhum lugar. Porém, é indicado que você guarde essas informações por, no mínimo, cinco anos. Caso escolha a versão digital, crie uma pasta no computador com todos os relatórios. Caso prefira o papel e caneta, guarde em uma pasta.

E, não deixe de adicionar as notas fiscais e documentos que comprovem as transações realizadas. Lembre que ao ter essas informações já registradas, preencher a Declaração Anual do MEI ficará mais fácil e prático.

Quais as outras obrigações do MEI?

Por mais que seja importante, o relatório mensal de receitas não é obrigatório. Mas, o empreendedor que atua como MEI tem suas obrigatoriedades. Veja abaixo:

DASN-Simei

Já citada anteriormente, a Declaração Anual do MEI é obrigatória. Ela funciona como um relatório mensal, mas considera a movimentação do ano todo. Por isso, é tão importante manter o hábito de fazer a versão mensal, para não se perder na hora da entrega do anual.

Pagamento da DAS

O pagamento mensal da DAS é uma das principais obrigações do MEI. É através desse documento que o empreendedor paga os impostos devidos, assim como sua contribuição para o FGTS. É ele que garante a aposentadoria do MEI, por exemplo.

Preenchimento da Guia do FGTS

Caso o empreendedor tenha um funcionário, é obrigatório preencher a Guia do FGTS e Informação à Previdência Social (GFIP). Esse documento deve ser entregue até o dia 7 de cada mês. O MEI também precisa depositar o valor relativo ao FGTS, ou seja, 8% do valor do colaborador.

Não descuide do controle financeiro do negócio!

Reunir notas fiscais, preencher relatórios todo mês e ainda cuidar de todas as outras obrigações do seu negócio não é simples. Por isso, ter uma conta PJ torna esse controle mais fácil.

Além de separar as movimentações financeiras pessoais e empresariais, na hora de preencher o relatório de receitas, todas as informações estão em um único lugar. Basta acessar o extrato completo do mês analisado e identificar as transações.

Com a conta PJ PagBank, você facilita o controle financeiro e ainda conta com benefícios como:

Abra sua conta PJ PagBank!