Resumo do texto
- Conheça os diferentes tipos de clientes e como eles se comportam;
- Saiba o que analisar para entender o comportamento do cliente;
- Entenda como o PagVendas te ajuda no dia a dia e com seus clientes.
Conhecer o seu consumidor é fundamental para construir um bom relacionamento e realizar boas vendas para o seu negócio. Que tal entender o comportamento do seu público?
Aprenda tudo o que você precisa saber para identificar os diferentes tipos de clientes e assim impulsionar o crescimento do seu estabelecimento.
Primeiro de tudo: você sabe o que é comportamento de compra?
É a forma como o consumidor escolhe os seus produtos. Para entender melhor, pense em um conjunto de hábitos e decisões que fazem com que ele realize a ação.
Ou seja, para aumentar o interesse, a aceitação e a satisfação do seu produto ou serviço, é preciso entender como cada perfil de cliente se comporta. Assim, você poderá focar em estratégias para melhorar o seu atendimento e as suas vendas, oferecendo exatamente o que ele precisa.
Como o cliente realiza a decisão de compra?
A decisão de compra é o momento em que o consumidor está convencido de que vai comprar determinado produto, ela acontece tanto por fatores racionais quanto emocionais.
Desenvolver uma conexão emocional com o cliente é muito importante. Nesta etapa é possível compartilhar os valores da marca e fazer com que o consumidor se identifique com o seu produto. Em todo planejamento é crucial entender qual a necessidade do seu cliente para escolher qual estratégia precisa ser adotada.
Tipos de clientes e seus comportamentos de compra
O momento de realizar a compra varia de acordo com a necessidade do cliente e o modelo de produto que ele busca, por exemplo: quanto mais caro ou complexo for o item mais tempo ele levará para avaliar e tomar a sua decisão.
Confira os 4 tipos de clientes e suas diferenças de comportamento:
Tipo complexo
O tipo complexo envolve uma compra diferente da habitual, geralmente é uma compra mais cara, onde ele terá que fazer uma análise entre as marcas para escolher o melhor produto para si.
Esse perfil de cliente estuda bem a compra para ter certeza de que vai levar o produto para casa com o melhor custo benefício. Só após muita reflexão que a compra é feita.
Tipo prático
Esse tipo de cliente possui comportamentos com dissonância cognitiva reduzida. O nome parece complicado né, mas se trata basicamente de situações em que cliente já conhece o produto que está prestes a comprar e não sente a necessidade de fazer uma comparação entre as marcas, pois o produto é muito parecido nas diferentes lojas e com faixas de preços semelhantes.
O cliente não tem uma opinião formada sobre a marca ou loja em si e isso faz com que ele tome a decisão rapidamente, geralmente dando preferência a um preço mais em conta ou outros fatores, como frete gratuito e até mesmo as facilidades na hora de comprar o produto.
Tipo habitual
Comportamento que compra produtos que já está acostumado, como alimentos, por exemplo. Não há tanto envolvimento emocional e ele geralmente escolhe sempre o mesmo produto ao realizar a compra.
Com isso o consumidor tende a comprar marcas em que ele já está habituado. Novas marcas que surgem no mercado precisam de grandes atrativos para fazer com que o consumidor de tipo habitual mude de fato o seu hábito e passe a querer consumir aquele novo produto que ele não conhece.
Dica: para atrair esse perfil de consumo o seu negócio pode disponibilizar amostras grátis para o cliente provar e mudar a decisão da compra habitual para um item novo.
Tipo sensação
Típico cliente que gosta de variar suas experiências. Esse comportamento surge quando existem diferenças entre os mesmos produtos de diferentes marcas.
O desafio aqui é cativar o consumidor que busca variedade para que ele se torne um comprador habitual e portanto, fiel ao seu produto ou serviço.
A importância de analisar o comportamento do seu cliente
Buscar o máximo de informações que o ajudem a conhecer de verdade o perfil dos seus clientes é o caminho ideal para identificar qual tipo de cliente dialoga melhor com o seu produto ou serviço.
Não existe uma regra. Cada produto é um produto e cada cliente é um cliente. Apenas observando e coletando os dados do público que interage com o seu negócio que você terá uma melhor ideia de quem são essas pessoas e quais são os seus comportamentos típicos. A partir disso, ficará mais fácil tomar decisões para atrair e cativar cada vez mais consumidores.
Caso você não saiba por onde começar sua análise, nossa dica de ouro é seguir os tópicos abaixo.
Cultura
Conheça as características culturais dos seus clientes, de onde eles são e em que grupos se encaixam.
Princípios e crenças
Saiba quais são os valores que os seus clientes acreditam e levam consigo, entenda as suas crenças e como essas convicções influenciam no momento da compra.
Classe social
Observe a qual classe social pertencem os seus clientes para entender o poder aquisitivo do seu comprador e o nível de satisfação que eles esperam.
Estilo de vida
Conheça os hábitos do seu consumidor, o que ele gosta de fazer nos momentos livres, se gosta de esportes, se prefere cozinhar ou outros lazeres.
Personalidade
Cada indivíduo é único, por isso, é interessante saber mais sobre a sua personalidade, do que gosta, da profissão, se é casado, se possui filhos, se é mais caseiro ou gosta de sair, se prefere praia ou campo etc.
Motivações pessoais
Saiba quais são os desejos a longo prazo dos seus clientes, quais são as suas motivações, o sonho da casa própria, trocar um carro, aumentar a família, montar um negócio próprio. Entender as motivações dos seus clientes te dará novas ideias para o seu produto.
Como o PagVendas te ajuda com seus clientes?
Estudar o comportamento dos seus consumidores e entender suas motivações são fatores muito valiosos para você criar estratégias de marketing e vendas, mas isso vai demandar um certo tempo que talvez hoje você não tenha.
Para te ajudar, o PagVendas é uma ferramenta completa para gerir o seu negócio, simplificar e otimizar o seu dia a dia e muito mais! Veja o que você pode fazer com o PagVendas:
- Analisar todas as vendas;
- Controlar a frente de caixa;
- Agendar os horários de atendimento do seu cliente;
- Simular os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- Administrar seu estoque;
- Emitir notas fiscais;
- Gerenciar os contatos dos clientes;
- Emitir relatórios de desempenho.
Quer gerenciar seus produtos e clientes de maneira organizada, rápida e simples e ainda ter tempo para aplicar o conhecimento que adquiriu hoje?