Estorno PagSeguro: saiba como cancelar a compra e devolver o dinheiro

Resumo do texto

  • Confira o passo a passo para realizar o estorno com o PagSeguro;
  • Veja como é feita a devolução para diferentes formas de pagamento;
  • O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cancelamento de compra.

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Cancelar uma compra feita ou realizar o estorno do dinheiro após uma venda são coisas normais para quem trabalha com comércio.

Veja neste artigo como fazer o estorno PagSeguro e atenda as necessidades do cliente com segurança, rapidez e eficiência.

Estorno PagSeguro

Estorno PagSeguro: saiba devolver o dinheiro para o cliente

Se a venda foi feita usando uma das maquininhas PagSeguro, há menos de 24 horas, é só clicar no link referente ao aparelho para saber como fazer o estorno:

Outra forma de devolver o dinheiro para o cliente é através do PagVendas. Em até 24 horas depois da compra, é só seguir o passo a passo:

  1. Acesse sua conta;
  2. Clique em “Extratos e Relatórios” e depois em “Extrato de transações”;
  3. Selecione a transação que vai fazer o estorno;
  4. Clique em “Devolver dinheiro ao comprador”.

Lembrando que a devolução do dinheiro varia de acordo com o método de pagamento. Se for cartão de crédito, o valor entra como crédito na fatura seguinte, mas no caso de Débito online, Transferência entre contas PagSeguro ou Boleto, o dinheiro será devolvido na conta PagBank PagSeguro do comprador.

Como cancelar compra PagSeguro no cartão de crédito?

Quando a compra é parcelada, feita com um cartão de crédito, a devolução é feita através do banco emissor e precisa passar por três etapas. São elas:

  • o estorno é feito pela administradora do cartão e vira um crédito na próxima fatura;
  • o Pag envia um e-mail para o cliente informando a data que o valor foi enviado para o banco emissor;
  • o prazo para o crédito depende do fechamento da fatura do comprador.

Lembrando que, em alguns casos, o cancelamento da compra não é permitido e, assim, o estorno não pode ser feito.

Saiba como estornar compras no débito online em conta corrente, transferência entre contas PagSeguro e Boleto

Após o pedido de estorno feito a você e a sua solicitação junto a empresa da sua maquininha, no caso o PagSeguro, que cuidará da transação, a forma de devolver o dinheiro varia. Se a compra foi feita no débito online, transferência entre contas PagSeguro ou Boleto, a devolução é feita para a conta PagBankPagSeguro. Neste caso, o usuário pode usar o valor em uma nova compra ou pedir o saque para outra conta bancária.

Atenção: para quem usa o plano de recebimento na hora é obrigatório que tenha saldo na conta PagBank para realizar o estorno.

Código de Defesa do Consumidor: quando é possível pedir estorno?

Pedir o cancelamento da compra e o estorno do pagamento é um direito do cliente, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mas isso só é válido para determinados casos, são eles:

  • Cobrança duplicada: caso tenha tido erro no processamento ou o cliente pagou duas vezes sem querer;
  • Transação fraudulenta: em casos de clonagem de cartão, roubo de senhas ou situações similares;
  • Produto ou serviço diferente do anunciado: no caso de propaganda enganosa, o cliente tem direito à devolução do valor;
  • Não recebimento da compra: se o cliente não recebeu por aquilo que pagou, tem o direito de ter o dinheiro devolvido;
  • Pagamento não autorizado pelo cliente: caso tenha algum erro de sistema ou cobrança sem autorização.

Maquininhas PagSeguro: modernidade e segurança

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