Compras no atacado x Inflação: entenda a relação entre esses dois pontos!

Resumo do texto

  • O que significa comprar no atacado?
  • Veja as diferenças entre atacado e varejo;
  • Descubra se comprar no atacado te protege da inflação.

 

Com a inflação em alta, muitos consumidores estão procurando maneiras de economizar dinheiro e manter seus orçamentos dentro do limite. Uma opção que tem ganhado popularidade é comprar no atacado, onde é possível obter produtos a preços mais baixos do que em lojas de varejo. 

Entenda o que é compra no atacado e se isso te protege da inflação. 

O que significa comprar no atacado?

Comprar no atacado significa adquirir grandes quantidades de produtos a um preço mais baixo do que o preço no varejo. Nesse caso, é muito comum que o comprador, geralmente pessoa jurídica, revenda esses itens por um preço maior para obter lucro.

Além disso, entidades filantrópicas e outras organizações sem fins lucrativos também costumam comprar produtos no atacado. Isso porque existe uma grande demanda por alimentos, produtos de limpeza, dentre outros itens.

Qual a diferença entre atacado e varejo?

O atacado é a venda de grandes quantidades de produtos a preços mais baixos do que o preço de varejo. 

Já o varejo é a venda direta a consumidores finais em quantidades menores e preços mais elevados. 

Quando você compra uma latinha de refrigerante, por exemplo, está adquirindo um produto no varejo.

Então, podemos dizer que a principal diferença entre atacado e varejo está na quantidade de produtos vendidos e no preço praticado.

Comprar no atacado te protege da inflação?

Não necessariamente. O objetivo principal das compras no atacado é acessar preços mais baixos ou obter maiores lucros na revenda, mas isso não garante proteção contra a inflação.

Resumidamente, a inflação é um aumento geral nos preços de bens e serviços em uma economia. 

Isso pode acontecer quando há um aumento na oferta de dinheiro em circulação acompanhado da perda de capacidade produtiva, ou seja quando os custos de produção aumentam e são repassados para os preços.

Sendo assim, a inflação é determinada por uma série de fatores econômicos e não pode ser evitada somente com uma estratégia de compra, mesmo que seja no atacado.

No entanto, comprar em grandes quantidades diminui o impacto da inflação ao longo do tempo, já que o custo médio dos produtos tende a ser menor.

Quais as vantagens de comprar no atacado?

Além dos preços mais baixos e possibilidade de lucro em revendas, comprar atacado pode oferecer outras vantagens, como:

Economia de tempo

Ao adquirir uma quantidade suficiente de produtos por um longo período de tempo, você evita a necessidade de fazer compras frequentes. Além disso, muitas lojas possuem site para compras online.

Variedades de marcas e produtos

As lojas de atacado disponibilizam produtos de várias marcas. Isso permite o acesso a itens que, muitas vezes, não são encontrados tão facilmente no varejo.

Diversas opções de pagamento

Além de dinheiro, vouchers, cartão de crédito e débito, as lojas de atacado costumam parcelar no boleto, especialmente para clientes com CNPJ.

Programas de fidelização

Os programas de fidelização oferecem descontos exclusivos, prazos de pagamento mais flexíveis e outros benefícios para os clientes que compram com mais frequência.

Agora que você já conhece as vantagens de comprar no atacado e como isso pode te ajudar a se proteger da inflação, faça o seu dinheiro render mais que a poupança com a conta rendeira do PagBank.

Confira os principais benefícios:

  • Rendimento automático de 100% do CDI a partir de 30 dias;
  • Pix ilimitados;
  • Nada de taxas ou anuidade da conta;
  • Cartões internacionais gratuitos;
  • Investimentos diversificados e muito mais.

Tudo isso direto do seu celular e de forma segura! 

Crie agora sua conta PagBank!