Vender no pós-Natal dá mais resultado que na Black Friday?

Resumo do texto

  • O saldão de Natal é uma excelente oportunidade para faturar mais. Mas, será que é melhor que a Black Friday?
  • Entenda mais sobre as vendas na Black Friday e no pós-Natal;
  • Veja algumas dicas para criar boas promoções no saldão de Natal.

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Uma das estratégias usadas pelos comerciantes para faturar bem após o Natal é fazer uma espécie de nova Black Friday, com preços baixos e ofertas bem atraentes. Em países como os Estados Unidos e Inglaterra, o dia 26 de dezembro é chamado de boxing day, um dia que, assim como a Black Friday original, traz grandes descontos.

As vendas pós-Natal com preços mais baixos têm dois objetivos bem claros: vender para os clientes que ainda não compraram os presentes e reduzir o estoque dos lojistas. Mas, será que essa época de pós-Natal rende melhor que a Black Friday?

Já vamos adiantar a resposta aqui mesmo: não existe uma data melhor ou pior, o que existem são duas oportunidades que seu negócio precisa aproveitar! Aproveitar a Black Friday não compromete suas vendas de fim ano, e apostar nas vendas pós-Natal não te impede de vender bem na Black Friday.

Veja agora um cenário das vendas na Black Friday, das vendas pós-Natal e entenda por que fazer um saldão após as vendas natalinas pode ser uma excelente ideia para seu negócio.

Vendas na Black Friday

Em 2020, a Black Friday movimentou mais de 4 bilhões em vendas, uma alta de 25% em relação a 2019.

Esses números são muito positivos e provam que nenhuma loja deve deixar de fazer um esforço para vender mais nessa data. E não podemos deixar de mencionar que a Black Friday é um momento onde todo mundo pode vender bem.

Uma loja de artigos de beleza talvez não consiga um bom faturamento no Dia das Crianças, e uma loja de brinquedos não vende bem no Dia das Mães. Já na Black Friday ninguém enfrenta esse tipo de problema.

E aqui tem mais um ponto para você pensar: muitos clientes aproveitam a Black Friday para comprar os presentes de Natal e fugir da correria das lojas no final de ano. Mais um motivo para que sua loja nunca deixe de aproveitar essa data.

Venda pós-Natal

As vendas pós-Natal são conhecidas por aqui como o famoso Saldão de Natal, mas também é um momento conhecido mundo afora como Boxing Day. Esse período nada mais é do que uma nova oportunidade para vender os itens que não tiveram saída antes do Natal e, claro, aumentar ainda mais o faturamento do mês de dezembro.

Como o principal objetivo é dar saída para produtos que foram comprados para as vendas de Natal, é comum encontrar ofertas tão boas quanto as da Black Friday.

Com isso, você consegue garantir mais algumas vendas em um mês onde se ganha mais, mas também se gasta mais. Quem tem funcionários precisa pagar a segunda parcela do décimo terceiro, as lojas abertas até mais tarde fazem as contas de água e energia subirem e todos esses gastos precisam ser cobertos.

Junto com tudo isso, ainda precisamos levar em consideração uma outra situação. O dia 26 de dezembro é também um dia em que muitos clientes vão às lojas trocar seus presentes. E quando o consumidor está na loja, o ideal é vender e não só trocar.

Os descontos pós-Natal podem estimular a compra dos clientes que vão trocar seus presentes, fazendo com que eles troquem por produtos mais caros ou façam uma nova compra.

Resumindo: o saldão pós-Natal é aquele último esforço do ano para fechar o faturamento do mês com resultados ainda melhores, tendo mais lucro e ajudando você a cobrir as despesas extras de final de ano.

Como vender bem no Saldão de Natal?

O movimento nas lojas depois do Natal costuma crescer cerca de 10%, por isso, o importante é se preparar para conquistar mais algumas vendas e aproveitar esse aumento no fluxo de pessoas.

1. Analise seu estoque

Antes de começar o saldão, veja como está seu estoque e foque nos produtos parados. Pense em um jeito de estimular as vendas desse item, seja com um bom desconto ou fazendo uma venda junto com outro produto complementar.

A ideia do saldão é ajudar você a liquidar o estoque, especialmente o que não vendeu muito bem. É hora de analisar o que você tem à disposição e dar um bom desconto para aquecer a venda.

2. Dê desconto nos campeões de venda

Fique de olho nos produtos mais vendidos antes do Natal e verifique seu estoque. Se sobrou algumas unidades (e se você quiser dar saída para elas agora), baixe o preço e coloque em destaque na loja.

3. Capriche na vitrine

Este é o momento de chamar atenção do cliente. Coloque as porcentagens de desconto em destaque na vitrine junto com os produtos mais procurados. Capriche na organização e destaque que a loja está fazendo um saldão.

4. Dê opções flexíveis para o pagamento

Lembre-se que o saldão pós-Natal vem depois da Black Friday e do Natal, por isso, muitos clientes até querem comprar, mas precisam de prazo de pagamento e desconto.

O segredo aqui é caprichar no valor das promoções e permitir um parcelamento mais longo para que o cliente não se aperte. E sabe um bom jeito de fazer esse parcelamento sem comprometer seu faturamento em dezembro? Com o Link de Pagamento.

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5. Faça promoções certeiras

Se a sua loja vende produtos com valores mais baixos, é melhor fazer uma promoção que dá desconto de acordo com as quantidades. Se os produtos que você vende são mais caros, então, o jeito é diminuir o preço por unidade.

Acertar na promoção faz a diferença, tanto para que você não comprometa sua margem de lucro, quanto para agradar o cliente de forma certeira.

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Saldão ou Black Friday?

Aproveite os dois! Preparando seu estoque, criando promoções e estimulando as vendas do jeito certo, seu negócio vai conseguir bons resultados nas duas datas, o que é muito bom para fechar o ano com mais dinheiro no caixa!

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