Resumo do texto

  • Chegamos ao Natal de um ano atípico que pede ainda mais criatividade para fechar boas vendas;
  • Veja como ideias criativas podem ajudar pequenos negócios a vender e lucrar mais com a data;
  • Prepare-se para um Natal lucrativo com as ofertas e ferramentas certas!

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Empreender pede criatividade e inovação, ainda mais em períodos estratégicos, como uma data comemorativa. Chegamos em um fim de ano totalmente atípico e essa realidade pede que o comércio dê ainda mais espaço para a imaginação para conseguir faturar mais.

Se você faz parte do time do bloqueio criativo e não sabe o que fazer para ganhar uma grana no final de ano, não se preocupe! No conteúdo que preparamos para você, apresentamos 11 ideias de Natal para pequenos negócios que vão levar inspiração criativa direto para o seu bolso.

Veja abaixo como fazer um Natal lucrativo!

Como vender e lucrar mais no Natal?

Não há uma fórmula única para vender e lucrar mais no Natal. Mas existem alguns detalhes criativos que podem te ajudar a recuperar a baixa de entradas durante os meses de paralisação comercial para começar 2021 com o faturamento renovado.

Então, nesta data especial, opte por uma ou mais das ideias de Natal para pequenos negócios que você vai ver agora!

1. Perfil de presente ideal

Assim como você, os clientes também podem estar sem ideias do que presentear. Então, pensar em dicas de presente ideal pode ajudar e muito as suas vendas.

Crie e publique em suas redes sociais algumas dicas de presentes pensando em cada membro da família, ou algumas sugestões direcionadas a perfis criativos. Exemplo: a descontraída, o diferentão, a bruxona e por aí vai.

O inusitado chama bastante atenção do público (inclusive, esse formato gera um conteúdo bem legal para as suas redes sociais, fica a dica extra).

Outra ideia é se basear nos três perfis de comportamento do consumidor. Não sabe quais são? Clique aqui e descubra essa e outras tendências de consumo para o Natal 2020 que vão ajudar a expandir ainda mais suas ideias de vendas lucrativas.

2. Cartão-presente temático

Às vezes, a falta de ideias do cliente vem da ausência de intimidade, assim como acontece no tradicional amigo secreto. Quem nunca tirou aquele tio distante que só vê nas festas de final de ano ou o colega de trabalho que acabou de entrar na empresa?

Nesses casos, um vale-presente vem muito mais a calhar do que as dicas de presente ideal por perfil. Vale a pena investir em modelos temáticos, no estilo cartão mesmo com mensagens simbólicas do espírito natalino.

E não esqueça de oferecer opções com diferentes valores e regras claras de uso. O cartão-presente é também uma das melhores formas de um cliente indeciso não sair de mãos abanando e você segurar a venda.

3. Kits e combos especiais

Seja inteligente e siga a linha dos perfis que falamos acima para indicar não apenas um produto, mas um kit-presente com produtos que conversem entre si.

Essa ideia otimiza o tempo do cliente na loja, e consequentemente do seu vendedor, além de aumentar o seu ticket médio. Então, dedique um tempo para elaborar esses presentes casados. Só tome cuidado para não exagerar na composição e elevar demais o valor final.

Na verdade, a dica aqui é o contrário: ofereça vantagem pela venda casada, seja no preço dos produtos ou incluindo um brinde, e deixe isso bem claro! Combos “praticidade + sensação de comprar mais por menos” são garantia de venda na certa!

Outras ideias de Natal para pequenos negócios

Nesta época do ano as pessoas sempre ficam mais sensíveis. E o contexto que estamos vivendo, de certa forma, também deixou todo mundo carente de mimos e atenção. Portanto, as dicas abaixo são especiais para fisgar suas vendas de Natal pelo emocional dos clientes.

4. Venda pelo estômago

Essa ideia é muito fácil de ser executada. Na sua cidade, provavelmente deve ter alguma dona de casa habilidosa que faz aquelas bolachas natalinas clássicas. Já pensou em fazer uma parceria de pequeno empreendedor apoiando outro pequeno empreendedor e ainda cativar o seu cliente pelo estômago?

Nossa dica é que você faça um pedido grande, mas de pequenas porções, para recepcionar seus clientes com as deliciosas bolachas artesanais. E um outro pedido consignado de pacotes maiores para deixar à venda nas proximidades do caixa.

Você pode, inclusive, acordar com o fornecedor uma porcentagem sobre essas vendas, ou exercer a generosidade que a data pede e fazer o repasse total para ele. O seu retorno maior com essa ação vai ser na conquista do cliente, que mesmo se não comprar agora, certamente vai sair se sentindo especial e retornar para comprar outro dia.

Já nas vendas online, você pode tanto escolher surpreender o cliente e enviar as bolachas junto com a compra, como forma de agradecimento por escolher a sua loja. Ou usar como diferencial de venda mesmo, divulgando que ele tem direito a um brinde e colocando opções para ele sinalizar a variedade da bolacha antes de fechar o carrinho.

5. Clube do Noel

Falando em generosidade, nada mais justo do que retribuir seus clientes fiéis. Que tal pensar em promoções de Natal exclusivas para eles? Ou ir ainda mais longe e enviar uma carta do Noel avisando que eles acabam de entrar para o Clube VIP de compradores do seu negócio?

A carta não precisa ser necessariamente de papel, você pode enviar por e-mail, SMS ou redes sociais. O formato não importa. O importante é ser criativo na exclusividade.

Veja alguns exemplos:

  • Loja física: horário diferenciado de atendimento ou gôndolas extras com preços especiais;
  • Loja online: uma página exclusiva ou um cupom de descontos progressivos podem garantir boas vendas;
  • Delivery: descontos nos produtos mais pedidos e pratos personalizados com base no histórico de compra, já com o nome da pessoa e, claro, aquele preço amigo.

6. Sensação em ação

Pensou em ideia criativa, eficaz e barata? O apelo emocional que as sensações despertam é um gatilho poderoso em todos os estágios de compra. E o melhor, se você levar isso para a fala do seu vendedor, por exemplo, e essa ideia vai te custar no máximo um treinamento.

A ideia é simples mesmo e você pode aplicar tanto como forma de atrair compradores, quanto para garantir o fechamento das vendas. Basta que você venda a sensação que o seu produto causa.

Entenda melhor a partir dos exemplos abaixo:

  • Ao invés de vender itens mais requintados para a ceia de Natal, pense em vender a sensação de surpreender a família nas datas comemorativas;
  • Ao invés de vender uma bicicleta, venda a sensação de cabelos ao vento ou a mobilidade saudável;
  • Ao invés do pacote estético, o prazer de estar de bem consigo mesmo;
  • Ao invés do jogo de tabuleiro, a diversão de ter os amigos ao redor da mesma;
  • Ao invés dos acessórios de rapel, a adrenalina.

Ninguém melhor do que você para saber quais desejos e sensações o seu produto ou serviço leva para o seu cliente. Use esse artifício estratégico para acariciar a dor dele e fechar a venda.

Mais ideias para fontes extras

Separamos algumas ideias de produtos e serviços temáticos que você pode incluir no seu mix de produtos ou serviços e garantir aquela fonte de renda extra durante as vendas de Natal.

São 5 opções bem interessantes, e todas no estilo “faça você mesmo”. Confira a lista abaixo:

  1. Artesanatos para enfeite de Natal;
  2. Cestas típicas;
  3. Guirlandas personalizadas;
  4. Buffet natalino (pratos e sobremesas para a ceia);
  5. Decoração (enfeitar espaços e árvores de Natal);

Todos os itens acima podem tranquilamente ser produzidos por você e sua equipe ou família e, com certeza, darão uma força para o seu faturamento neste final de ano. E se você aliar essa renda extra com as ideias anteriores, será quase impossível não ter um Natal bem lucrativo.

Nossa cliente Gabriela Kuhnen Cabral, dona do empreendimento Dona Emília Delícias Veganas contou ao PagSeguro como esse tipo de ideia é lucrativa! Ela vende marmitas veganas congeladas e preparou um menu super especial para o Natal.

Os pratos criados para o fim do ano podem ser comprados individualmente, mas ela também vende a ceia completa, tornando a ideia mais interessante ainda para os clientes!

Prepare-se para ter um Natal de lucros!

Independente do que você vende e em qual canal o seu negócio está disponível, já deu para perceber que é possível criar oportunidades criativas de vender e lucrar mais em todos eles. Sempre há maneiras diferentes e novas de surpreender os seus clientes, seja com ações promocionais, mimos e até mesmo com conteúdo.

E agora, com tantas ideias frescas na cabeça, começar a vender só depende mesmo de você!

Mas pode contar também com a gente! Coloque em prática as ideias de Natal para pequenos negócios que você escolher com a ajuda das nossas ferramentas:

  1. Link de Pagamento: para você vender e receber o pagamento de forma prática e segura pelo WhatsApps, Facebook ou Instagram;
  2. Maquininhas: para você oferecer as melhores formas de pagamento, incluindo o QR Code Pix, que é a novidade do momento, e não perder nenhuma venda;
  3. Envio Fácil: para oferecer bons descontos ou frete grátis (que as pessoas amam!);
  4. Pede Fácil: para fazer delivery na sua cidade e ainda criar aquele Menu Digital especial de Natal.

Visite o Pag pro Pequeno e conheça melhor essas e outras ferramentas para tornar suas vendas de Natal ainda mais lucrativas!