Como usar o Décimo Terceiro Salário: 5 Maneiras Inteligentes

Resumo do texto

  • Usar o décimo terceiro de forma responsável ajuda a organizar a vida financeira;
  • Veja 5 formas de aplicar o valor extra recebido no final de ano;
  • Entenda como começar sua reserva de emergência e se preparar para imprevistos.

Conheça o super app PagBank e faça seu dinheiro render!

 

Final de ano se aproxima e, com ele, vem o décimo terceiro salário e pagamento das férias. Tendo esse dinheiro em mãos, muitas pessoas correm para as compras.

Mas, será que essa é a melhor forma de usar a renda extra? É isso que vamos ver!

5 formas de usar o décimo terceiro salário de forma saudável

Antes de se jogar nas promoções de Black Friday e comprar aquele produto com o qual está sonhando, pense em como você pode melhorar a sua vida financeira com esse valor. Confira as dicas!

Limpe seu nome e comece o ano mais tranquilo

O primeiro passo é tentar negociar o pagamento de dívidas.

Busque quitar o valor  total, procure dar uma entrada significativa para reduzir as parcelas seguintes. Comece o ano no azul ou com mais tranquilidade.

Adiante algumas parcelas do financiamento ou empréstimo e consiga descontos!

Se você está pagando um empréstimo ou financiamento, pode usar o décimo terceiro salário para adiantar o maior número possível de parcelas e, assim, negociar um desconto.

Sem dúvidas, essa atitude vai deixar seu planejamento financeiro do próximo ano mais equilibrado.

Reserve uma porcentagem para os gastos de fim de ano

Com o salário extra em mãos, divida-o em partes. Faça um levantamento das suas despesas fixas, dívidas e parcelas. Em seguida, destine porcentagens diferentes para cada objetivo. 

Por exemplo, você pode usar 50% para quitar dívidas, 30% para começar uma reserva de emergência e 20% para os gastos de final de ano. Mas, atenção! Só faça isso se tiver certeza que os gastos do início do ano cabem no seu salário.

Lembre-se dos gastos tradicionais de início de ano

Esses valores podem pesar demais no orçamento, por isso, reserve uma parte do décimo terceiro para ajudar nesse momento. 

Lembre-se que nos primeiros meses são pagas despesas como IPTU, IPVA, renovação de seguros e matrícula escolar. Para não gerar dívidas com esses custos, reserve uma parte da renda extra recebida no final do ano.

Faça uma reserva de emergência

Se você dividiu o décimo terceiro em partes e conseguiu separar um valor para começar a sua reserva, é hora de fazer esse dinheiro render!

Especialistas dizem que o ideal é ter um valor que cubra seis meses de gasto. Por isso, comece agora mesmo a criar a sua usando os investimentos de renda fixa, como Tesouro Direto e CDB.

Preencha o quiz #PagTeAjuda e saiba como cuidar do seu dinheiro neste fim de ano!

Preparamos um quiz para você saber tudo que precisa para fazer as melhores compras de Natal e Ano Novo. Acesse o link, responda 5 perguntinhas rápidas e receba conteúdos e materiais imperdíveis para aproveitar as melhores oportunidades.

Faça seu dinheiro render, conheça os investimentos do super app PagBank

Para começar a sua reserva de emergência com parte do décimo terceiro salário, aposte na conta PagBank.

No super app, seu saldo rende sem que você precise fazer nada. Você pode também aproveitar as oportunidades de investimento disponíveis para gerar um valor ainda mais alto!

Para aplicar com o super app basta seguir alguns passos:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. confira as opções de CDB, Tesouro Direto ou Fundos de Investimento;
  4. faça sua escolha e clique em Investir.

Pronto! O valor será transferido do seu saldo para a opção escolhida, e você acompanha a aplicação pelo celular.

Baixe agora o super app e saiba mais!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

  • Tags