O que é IPVA? Descubra essa resposta e mais detalhes sobre o imposto veicular

Resumo do texto

  • Entenda o que é o IPVA e como ele é cobrado;
  • Saiba quais as opções de pagamento disponíveis;
  • Conheça as consequências para quem não paga o IPVA.

Pague o IPVA no app PagBank!

 

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é obrigatório para quem é dono de veículo. Ele deve ser pago anualmente e, normalmente, é cobrado nos primeiros meses do ano.

Se você comprou seu primeiro automóvel e ainda não sabe o que é IPVA, ou mesmo que já tenha veículo faz algum tempo, mas quer entender melhor para onde vai o dinheiro do imposto, confira as principais informações sobre o assunto.

Além disso, esclareça dúvidas e tenha as respostas que te ajudarão a começar o ano com mais tranquilidade e organização.

O que é IPVA?

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Como o próprio nome sugere, ele é destinado aos donos de automóveis. Sua cobrança é anual e de responsabilidade dos estados brasileiros.

Para que serve o IPVA?

O imposto é uma forma de arrecadação de dinheiro para o governo da região onde o carro está registrado. Normalmente, o IPVA distribui recursos para o estado e também para os municípios (50/50).

Cada local possui uma divisão para fazer o investimento desse montante. Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, 20% do que é arrecadado vai para o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação).

Conheça a história do IPVA

O IPVA nasceu em 1985 em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já em 1986, ele se espalhou pelo país e cada estado passou a definir sua própria alíquota de cobrança. Esse imposto surgiu para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU).

A TRU era cobrada nacionalmente, ou seja, era de responsabilidade federal e foi criada em 1969. O dinheiro arrecadado era destinado a construção e manutenção das rodovias brasileiras.

Como é calculado o valor do IPVA?

Como o imposto é de responsabilidade estadual, a cobrança também muda dependendo do local. Mas, sempre respeitando a mesma fórmula:

Valor venal do veículo na Tabela Fipe em setembro de 2023 x Alíquota do estado

Como a Tabela Fipe é nacional, o que causa diferenciação na cobrança é a alíquota definida por cada estado. Sabendo qual é a porcentagem aplicada por cada localidade, você mesmo pode calcular o valor do imposto a ser pago.

Por exemplo, em São Paulo, os carros de passeio têm uma alíquota de 4%. Portanto, se na Tabela Fipe seu veículo tem o valor de R$ 30 mil, o IPVA é:

IPVA 2024 SP:  Valor Venal x Alíquota

IPVA 2024vSP: 30.000 X 4

IPVA 2024 SP: 120.000

No entanto, como temos uma porcentagem na alíquota do veículo, é preciso pegar o valor encontrado e dividir por 100. Logo:

IPVA 2024 SP: 120.000/100

IPVA 2024 SP: R$ 1.200,00

Como posso pagar o IPVA?

Em geral, os estados oferecem a possibilidade de pagar o IPVA à vista ou parcelado. Mas, a quantidade de parcelas varia conforme a região. Além disso, algumas localidades oferecem desconto para quem optar pela cota única e pagar o valor de uma única vez. 

Antes de decidir se pagará o imposto todo de uma única vez ou irá prolongar o valor, consulte o seu planejamento financeiro. Isso porque, muitas vezes, o desconto pode não valer a pena e você acaba criando uma dívida logo nos primeiros meses do ano.

Como faço para consultar meu IPVA?

Como adiantado, esse imposto é de responsabilidade estadual. Por isso, as alíquotas cobradas são diferentes para cada região. Na hora da consulta do imposto, essa regra também permanece: será preciso acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Por exemplo: se o veículo está registrado em São Paulo, consulte o Detran SP ou a Secretaria da Fazenda de SP.

Nos dois sites, o processo será bem parecido. Você deve informar o Renavam, que é uma espécie de “número de identidade” do veículo, para fazer a consulta do IPVA. Ele pode ser encontrado no documento de licenciamento, o CRLV.

O que acontece se eu não pagar o IPVA em dia?

As diferentes opções de pagamento que os estados oferecem procuram evitar o atraso ou a inadimplência. Mas, ainda assim, isso pode ocorrer. Nesse caso, o proprietário do veículo deverá arcar com despesas de multas e juros, como:

  • Multa de 0,33% a cada dia de atraso, com limite de 20%, impedindo o licenciamento;
  • Após 90 dias, inscrição na Dívida Ativa e no Cadin Estadual permitindo, assim, a cobrança mediante protesto.

A inscrição na Dívida Ativa e no Cadin Estadual pode prejudicar o dia a dia do cidadão. Isso porque ele terá problemas para abrir contas, pedir empréstimos e realizar financiamentos. 

Por fim, o não pagamento do IPVA impede o licenciamento anual do veículo. Ou seja, além das multas e do prejuízo, o carro ficará irregular e não poderá ser utilizado. Caso isso não seja respeitado, o proprietário terá o veículo apreendido, será multado e perderá pontos na CNH.

Pague seu IPVA pelo app PagBank!

Para os motoristas que possuem carro registrado em São Paulo, o pagamento do IPVA pode ser no app PagBank! Para isso, é preciso que o dono do automóvel seja o mesmo da conta. Ou seja, um único CPF.

O pagamento para usuários do PagBank é simples e, em poucos passos, você cumpre com seu dever e mantém o veículo regularizado. Olha só:

  1. Abra o app PagBank e na página inicial, vá em “Pagar contas”;
  2. Em seguida, escolha “Pagar débitos do meu veículo”;
  3. Vá em “Adicionar veículo” e cadastre os dados do carro ou moto (lembre-se que o CPF do proprietário deve ser o mesmo do dono da conta);
  4. Agora, escolha a forma de pagamento;
  5. Confira as informações e, se estiver tudo certo, vá em “Confirmar pagamento”

Rápido, fácil e prático para manter suas contas em dia!

Pague o IPVA no app PagBank!