Resumo do texto
- Entenda o que é e a importância da fidelização de clientes;
- Saiba como usar o delivery para conquistar mais clientes;
- Crie um Programa de fidelidade e fidelize seu público.
O serviço de delivery é importante para garantir uma experiência positiva para o cliente. Se tudo chega direitinho e dentro do prazo, ponto para o seu negócio, mas, se não der tudo certo, é possível que você perca o cliente.
Por isso, um serviço de delivery de qualidade vai te ajudar a manter a clientela feliz e fiel, afinal de contas, quando o serviço é bom, todo mundo quer repetir! Veja como usar o serviço de entrega para alavancar as vendas e fazer a fidelização de clientes.
O que é a fidelização de clientes?
A fidelização de clientes é quando o consumidor se mantém fiel à marca, dando preferência para ela em suas escolhas. Para conquistar essa confiança, é preciso investir em estratégias que ofereçam um produto ou serviço de qualidade antes, durante e depois da compra.
Além de aumentar as vendas, os clientes fidelizados são poderosos agentes de divulgação. Através do marketing boca a boca, eles compartilham boas experiências e existe uma grande chance de convencer novas pessoas a conhecerem seu negócio.
Para conquistar o coração dos compradores, você precisa entender as preferências do público, oferecer um serviço diferenciado, com entrega rápida e de qualidade, formas de pagamento variadas e, até mesmo, um programa de fidelidade.
As estratégias para fidelizar podem ser aplicadas em qualquer momento da experiência de compra.
Como fidelizar clientes com delivery?
Como usar o serviço de entrega para atrair e reter clientes? Veja agora!
Controle a qualidade da entrega
Escolha uma empresa que possa reunir bom preço, tempo justo e qualidade na entrega! E não deixe de se atentar ao feedback da clientela para saber se tudo está ocorrendo como deveria.
Se houver algum problema, procure resolver o quanto antes. Lembre-se que a fidelização do cliente está relacionada à experiência completa e isso envolve o pós compra também!
Conheça o público e faça surpresas
Identifique dados básicos dos clientes, como faixa etária, gênero, como ele gosta de ser chamado, os produtos que ele mais compra e como prefere pagar.
Assim, você pode fazer pequenas surpresas, como enviar um recado personalizado na embalagem, entregar um brinde ou oferecer desconto para uma futura compra.
Divulgue!
Deixe seus consumidores informados sobre as novidades e promoções. E não esqueça de avisar sempre que fizer promoção de frete grátis ou redução no custo de envio.
Crie um menu online e melhore a experiência
Os menus digitais são bem práticos e atraentes. Você pode usar recursos como imagens, descrições e até pequenos vídeos para despertar o interesse dos clientes. Além de bonito, um Menu Digital é fácil de ser compartilhado nas redes sociais ou pelo WhatsApp.
Dê atenção especial a quem te segue
Aproveite os seus seguidores nas redes sociais. Compartilhe um cupom ou faça uma promoção exclusiva para quem curte sua página e quer usar o delivery.
Use aplicativos de entrega
Os aplicativos de delivery não podem ficar de fora! Cadastre o seu negócio e ofereça promoções exclusivas para quem usar esse método. Assim, você pode conquistar um novo público e aproveitar o alcance desses apps.
Por que a fidelização é importante?
Uma pesquisa feita pela Frost & Sullivan com a NICE Latin America mostrou que investir na fidelização de um cliente pode ser até 25x mais barato do que investir na busca por novos consumidores.
E esse é apenas um dos motivos que você deve pensar em estratégias para fidelizar clientes. Veja mais!
Aumento do ticket médio
Conforme seu cliente ganha confiança no seu trabalho, ele se sente confortável para comprar e gastar mais em seu negócio.
Redução de custos com divulgação
Para atrair novos consumidores, é preciso investir em comunicação. Esses esforços consomem tempo e dinheiro e, muitas vezes, o retorno é abaixo do esperado. Se você tem compradores fidelizados, eles podem fazer parte da divulgação e seus gastos reduzem.
Indicações
Clientes fiéis costumam recomendar locais de compra para outros, é possível medir o nível de satisfação deles usando uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score ou Nota Média de Indicação). Esse índice mede a felicidade do consumidor com seu negócio e a tendência de recomendação.
Assim, será fácil fazer uma pesquisa simples com uma única pergunta:
- Em uma escala de 0 a 10, qual é a possibilidade de indicar nossos serviços para uma pessoa que conhece?
Agora, pegue as notas e divida em 3 três grupos:
- Clientes promotores (notas 9 ou 10);
- Clientes neutros (notas 7 e 8);
- Clientes detratores (notas de 0 a 6).
Em seguida, pegue a porcentagem de compradores promotores e subtraia a porcentagem de consumidores detratores. Pronto, o resultado é o seu NPS. Quanto maior o número, maior a probabilidade de receber indicações.
O que fazer para fidelizar clientes?
Já deu para perceber que criar estratégias de fidelização de clientes será extremamente positivo para o seu negócio. Mas, como fazer isso?
Para o comprador ficar satisfeito e voltar para uma segunda compra, ele precisa ter uma experiência completa, que seja positiva do início ao fim. Para proporcionar isso, fique atento a alguns pontos-chave como:
- organização da loja ou site;
- atendimento eficiente, simpático e humanizado;
- produto ou serviço de qualidade;
- relacionamento no pós-venda (especialmente em casos de troca ou devolução);
- entrega rápida, com preço baixo e segurança;
- entregar benefícios exclusivos, com uso de programa de fidelidade.
E para criar um Programa de Fidelidade para entregar benefícios exclusivos, use o ClubePag!
Com ele, você cria uma base de consumidores e oferece vantagens como:
- Cupom de boas-vindas;
- Desconto para Clientes Sumidos;
- Cupom para o mês de aniversário;
- Cashback.
Crie um Programa de Fidelidade com o ClubePag!
Quer adicionar um Programa de Fidelidade ao seu negócio para conquistar o coração do público? Veja como é simples ativar o ClubePag:
- No Painel de Controle do PagVendas, no menu lateral, clique em “ClubePag”;
- Clique em “Participar” para ativar o recurso;
- Veja a explicação sobre o funcionamento do clube;
- Ative os benefícios que quer usar;
- Pronto! Agora é só começar a cadastrar os clientes.
Já pode começar a criar sua base de clientes! Veja o passo a passo:
- Na primeira compra, peça o telefone do cliente;
- Ele vai receber um SMS para finalizar o cadastro;
- Na área do ClubePag, no aplicativo PagVendas, ative as promoções disponíveis;
- Dispare para os clientes por SMS e/ou e-mail;
- Pronto! Aguarde os clientes retornarem para aproveitar o benefício.
Agora já conhece duas estratégias para fidelizar clientes: um serviço de delivery de qualidade e a criação de um programa de fidelidade.