O que é pós-venda? Confira dicas para fidelizar clientes!

Resumo do texto

  • Saiba o que é pós-venda e a sua importância para o crescimento de um negócio;
  • Veja como resolver problemas de clientes com o pós-vendas;
  • Confira como a fidelização pode melhorar a experiência dos clientes.

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Se você deseja melhorar os resultados do seu negócio e apostar na fidelização de clientes precisa saber o que é pós-venda. 

Ele é uma estratégia de relacionamento com o público que vai além do momento da compra. Saiba mais e entenda como colocar em prática.

O que é pós-venda?

Esqueça o mito de que o atendimento acaba quando a pessoa sai da loja (ou do site), na verdade, ele só está começando!

O pós-venda atua na criação de ações para melhorar o atendimento e a experiência do cliente, fazendo com que o relacionamento entre a loja e o público vá além.

O objetivo do negócio deve ser mostrar ao cliente que ele pode e deve voltar a comprar com você.

Qual a importância do pós-venda para o crescimento de um negócio?

O pós-venda se torna um diferencial em relação aos concorrentes. Essas ações causam boa impressão, fazem com que as pessoas lembrem de sua empresa e da boa experiência que tiveram na sua loja.

O resultado disso será um cliente satisfeito que retorna, sabendo que você estará disponível sempre que ele precisar. Além disso, será possível reduzir os gastos tentando atrair novos compradores, já que o seu negócio terá um público fiel.

Você pode contar que esse público irá compartilhar suas experiências com outras pessoas e, ao passarem a palavra para frente, o negócio se tornará ainda mais conhecido e recomendado.

Como melhorar a experiência do cliente com ações de fidelização?

A experiência de compra do cliente é baseada no tratamento que ele recebe. Mas a maioria das pessoas, infelizmente, já passou por um mau atendimento, o que é suficiente para que elas nunca mais voltem. 

Por isso a importância do pós-venda, veja algumas ações de fidelização para tratar a clientela como ela merece:

  • crie um atendimento eficaz;
  • ofereça benefícios e descontos;
  • trate o cliente com exclusividade.

Outra dica de relacionamento é pensar em surpresas, como desejar feliz aniversário , presentear com brindes ou vale-presentes. 

Busque sempre se antecipar às necessidades e problemas de quem compra com você. Lembre que para isso é preciso conhecer cada vez mais o seu público.

Como o pós vendas pode ajudar a resolver problemas com clientes?

Você já percebeu que o pós-venda vai além de oferecer um bom atendimento ao cliente, não é?

É preciso criar um conjunto de ações que reforcem as estratégias da empresa para entender quais são as questões a serem resolvidas. Veja como se aproximar do seu público:

1. Faça pesquisas de satisfação do cliente

No pós-venda você terá a chance de saber se o cliente ficou satisfeito com a experiência em sua loja. Isso serve como um termômetro para entender como o seu negócio está indo e quais mudanças são necessárias.

 2. Realize ações de marketing para conversar com o público

Aproveite suas campanhas de divulgação para entender melhor as dores e opiniões da clientela. Pergunte, converse, ofereça espaço para reclamações no pós-venda. Utilize os dados dos clientes a seu favor para oferecer o que eles realmente desejam na próxima compra.

3. Foque em sempre resolver a dor do cliente

No pós-venda é hora de deixar claro o quanto você está comprometido em atender as pessoas da melhor forma, seja na hora da venda, da entrega, quando for preciso ouvir uma reclamação ou pedido especial. Ao entender o que os clientes estão pedindo, foque em resolver o que for preciso.

Descomplique a gestão do seu negócio com o PagVendas

Agora que você já sabe o que é pós-venda, veja como facilitar a rotina do seu negócio e manter o registro de todos os seus clientes. O PagVendas é um aplicativo tudo em um que funciona no celular, tablet, computador ou maquininhas do PagSeguro. 

Ele atua lado a lado com o lojista como um gerente digital, mantendo todas as informações necessárias em um único lugar. O PagVendas foi feito para todo tipo de negócio, veja o que mais ele tem a oferecer:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

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