Com 1,3 bilhão de usuários, o WhatsApp facilita o dia a dia. Nele, conversamos de forma instantânea com amigos, familiares e até clientes.
Muitas pessoas utilizam o WhatsApp de forma profissional, como um canal de atendimento ao cliente e até de vendas. Essa possibilidade abre oportunidades para empreender, mesmo sem ter, por exemplo, uma loja virtual.
O aplicativo beneficia cerca de 80% das pequenas empresas do Brasil e da Índia. O próprio Facebook, dono do aplicativo, afirma que muitos clientes usam a ferramenta para fazer pedido em padarias locais ou conhecer novas coleções de lojas de roupa, por exemplo.
Talvez esses dados tenham motivado a empresa a desenvolver o WhatsApp Empresarial, também conhecido como WhatsApp Business. Os empreendedores ganham com a possibilidade de separar as conversas pessoais das profissionais, mas as vantagens vão muito além.
Conheça os recursos do WhatsApp Empresarial:
Acesso multiplataforma
Assim como acontece com o aplicativo tradicional, é possível acessar o WhatsApp Empresarial no desktop. Dessa forma, você consegue gerenciar o seu perfil profissional enquanto realiza outras tarefas pelo computador.
Verificação de conta
Quando utiliza o WhatsApp Empresarial, você aparece para os seus contatos como um perfil profissional. Aos poucos, será disponibilizado o selo de verificação, como já acontece nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. É um sinal para as pessoas terem certeza de que estão realmente falando com uma empresa séria, evitando cair em golpes.
Informações da sua empresa
Como todo usuário do aplicativo tradicional, as contas corporativas podem incluir algumas informações específicas. Além da foto da empresa é possível fazer uma breve descrição sobre o seu negócio, inserir contatos, como e-mail e site, e indicar a localização.
Métricas de desempenho
Todas as ações de uma empresa devem ser mensuradas para avaliar desempenho. Com o WhatsApp Empresarial essa tarefa é muito mais fácil. O aplicativo fornece uma série de dados, como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Migração das conversas
Até para criar estratégias de fidelização é recomendável verificar o histórico de conversa com cada cliente. Para que você não perca nenhuma conversa durante a migração para o WhatsApp Empresarial, o aplicativo mantém backup das mensagens antigas que você trocou com seus clientes no aplicativo tradicional.
Respostas automatizadas
Mesmo que você não esteja mais no horário de expediente, não é legal deixar seus clientes sem resposta. Por isso o WhatsApp Empresarial permite criar mensagens automatizadas e inteligentes. Semelhante ao recurso disponível no Facebook, ele diminui o tempo de resposta da empresa para o cliente.
Vale destacar que todos esses recursos podem ser usados na versão gratuita do aplicativo, focado especialmente em pequenas empresas e profissionais liberais. É provável que uma solução mais completa – e paga – seja lançada mais à frente para grandes empresas.
Por enquanto, o WhatsApp Empresarial está disponível apenas para Android em alguns países. A versão para iPhone deve ser disponibilizada em breve.
O WhatsApp faz a diferença para muitos profissionais
Entendendo a importância desse canal de vendas, o PagSeguro oferece o Link de Pagamento como solução para o seu negócio. Com ele você faz cobrança e envia aos seus clientes, usando o WhatsApp, App de mensagens instantâneas e redes sociais.
Seu cliente, ao clicar no link, é direcionado para uma página do PagSeguro, onde fará o pagamento usando cartão de crédito, débito ou depósito em conta. São mais de 25 formas de pagamento, garantindo o valor das suas vendas com muita segurança e praticidade.