Hashtags: saiba como usar para impulsionar o perfil da sua empresa

Resumo do texto

  • Saiba o que é e como utilizar a hashtag;
  • Entenda de que modo elas podem ajudar no engajamento do perfil da sua empresa;
  • Confira dicas importantes para aplicá-las nas redes sociais.

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Certamente você já viu alguma postagem nas redes sociais com o símbolo “#” seguido de uma ou mais palavras. Ele é conhecido como hashtag e serve como uma estratégia de busca nas redes sociais. A hashtag é uma espécie de “etiqueta” que classifica posts conforme o tema e facilita a visibilidade das publicações de um determinado assunto.

Você sabe como usar esse recurso a favor do seu negócio? Confira algumas dicas para utilizar a hashtag e impulsionar ainda mais seus posts e, claro, as vendas.

como usar hashtags para impulsionar

O que é hashtag?

A hashtag é uma estratégia de conteúdo utilizada para fazer com que publicações cheguem a mais pessoas. Ela surgiu em 2007, no Twitter, para melhorar as buscas por temas específicos.

A técnica é uma maneira de organizar postagens sobre o mesmo tópico na Internet e também de distribuir conteúdos nas redes. Hoje em dia, as hashtags também estão presentes no Facebook e no Instagram.

O uso dessa técnica permite que os posts sejam classificados de acordo com o assunto e contribuem para melhorar o alcance e engajamento do seu conteúdo nas redes.

Como as hashtags ajudam a impulsionar as postagens?

O uso das hashtags é eficaz para aproximar seu negócio de quem já tem algum interesse pelo tipo de produto ou serviço que você oferece. 

Com a aplicação delas você consegue saber o que estão dizendo sobre um determinado assunto e produzir postagens relevantes para o público-alvo.

A partir das hashtags você será capaz de:

  • saber os assuntos que estão em alta, novidades e tendências;
  • melhorar o alcance do perfil profissional;
  • aumentar a oportunidade de ser encontrado por novos públicos;
  • impulsionar a interatividade das publicações.

Imagine que uma pessoa está buscando por posts relacionados aos cuidados com animais de estimação e usa a hashtag #pet na busca. Todos os posts que usam essa marcação irão aparecer na pesquisa.

No Instagram, o algoritmo direciona conteúdos para o público conforme as hashtags usadas nas publicações. 

Então, se você tem uma loja de produtos para animais e usa essa hashtag, o conteúdo será exibido para usuários interessados neste segmento, que podem se tornar seus novos seguidores e até clientes.

Quer usar hashtags com sucesso? Confira algumas #dicas

Escolha as melhores palavras para cada postagem

Faça uma seleção de palavras que casam bem com o tema do post e com o segmento do seu negócio. Escolher hashtags sem relação direta não é uma boa ideia.

Seja específico e cuidadoso na escolha para conseguir usar o principal benefício da hashtag, que é refinar o público e fazer com que seu post vá parar na tela de quem realmente se interessa pelas suas atividades.

Não use hashtags muito grandes ou genéricas demais

Não escreva hashtags longas, elas dificultam a leitura dos usuários e dificilmente serão utilizadas por outras pessoas. Em vez de apostar #paocaseirobemfresquinho, opte pelo simples e use #PaoCaseiro.

Escolha no máximo três palavras para fazer uma hashtag e seja bem objetivo. Não é necessário explicar na hashtag o conteúdo da publicação, deixe essa informação para a legenda.

Tome cuidado para não usar marcações muito genéricas. Se você tem um pet shop, é melhor usar tags como #petshop #pet do que #animais, que é muito ampla e vai envolver outros temas, como preservação ambiental e ONGs contra maus-tratos.

Qual a quantidade correta?

Apesar do Instagram ter um limite de 30 hashtags por publicação, o ideal é que você escolha, no máximo, 10 por postagem. 

Saiba quais tags usar em cada rede social

Faça buscas personalizadas para cada rede social. Uma hashtag que esteja bombando no Instagram não necessariamente está em alta no Facebook.

Assim como você deve produzir conteúdos de linguagem e formato diferentes em cada rede, também é preciso entender quais assuntos estão sendo pesquisados nas diferentes mídias e como eles estão repercutindo entre os usuários.

Que tal uma hashtag para seu negócio?

Faça uma boa pesquisa de termos e escolha palavras que sejam fáceis de memorizar. Lembre-se! As redes sociais distribuem os conteúdos de acordo com as hashtags utilizadas nas publicações, por isso, utilize tags que correspondam à sua área de negócio.

Não deixe de criar hashtags que iniciem alguma conversa nas redes. Mostre que a sua empresa quer ouvir o que o público-alvo tenha a dizer.

Conheça os geradores de hashtags

Existem algumas ferramentas gratuitas que te ajudam a criar e encontrar boas marcações. O uso é bem simples: informe uma palavra que você quer usar e o sistema gera algumas hashtags úteis para sua estratégia.

São exemplos dessas ferramentas:

  • A Display Purposes permite que você encontre hashtags relacionadas às palavras-chave do seu negócio;
  • No TopHashtag é possível descobrir as hashtags com mais alcance sobre um determinado assunto, assim como gerar hashtags do zero;
  • Na ferramenta Tags for Likes você pode consultar hashtags a partir de categorias amplas como natureza, família e comida;
  • O Leetags é um aplicativo somente para celular que permite que você gere hashtags para usar em legendas do instagram.

Descubra como esconder as hashtags do post

Para evitar legendas grandes e confusas, utilize a caixa de comentários para colocar as hashtags. Dessa forma sua publicação não fica poluída e cheia de informações, e você ainda consegue aproveitar as vantagens de usar as tags.

Para esconder as hashtags nos stories também é simples. Escreva o termo e depois reduza o tamanho da fonte ao máximo na ferramenta de texto do Instagram.

Hashtags banidas: conheça e evite a todo custo

As hashtags podem ser banidas de uma rede se usarem termos indevidos, ou estarem marcadas em conteúdos inapropriados. Nesses dois casos as tags não estão respeitando as diretrizes da plataforma e não devem ser utilizadas.

Um bom exemplo é a hashtag #medicina. Muitos conteúdos foram publicados com essa hashtag, porém, sem conexão com a área médica, o que gerou a proibição. Confira outras tags banidas do Instagram:

  1. #sextou;
  2. #boatarde;
  3. #like;
  4. #popular;
  5. #whatsapp.

Pesquise nos mecanismos de busca as hashtags que estão banidas das redes sociais para não cometer erros. Se quiser conferir mais sobre o assunto, aqui você encontra uma lista com as tags banidas.

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