Resumo do texto
- Saiba o que é Inscrição Estadual MEI e para que serve;
- Veja como solicitar sua Inscrição Estadual MEI;
- Confira se este registro é obrigatório para todos os microempreendedores.
O MEI surgiu para simplificar a vida de microempreendedores e formalizar diversos negócios. Mas, para que a sua empresa não tenha dor de cabeça, é preciso saber o que é Inscrição Estadual MEI, para que serve e como consultar. Confira o texto e descubra, boa leitura!
O que é a Inscrição Estadual MEI?
É uma série composta por 9 números que funcionam como uma identidade na Secretaria da Fazenda do Estado para recolhimento de impostos e regulamentação do negócio.
Com este registro sua empresa faz parte do cadastro de contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e assim, pode emitir notas fiscais.
Para que serve a Inscrição Estadual MEI ?
Apenas com essa inscrição é que o MEI poderá fazer a circulação da mercadoria de forma regular dentro do estado, pois ele estará pagando imposto. Além disso, é possível conseguir descontos em compras comerciais utilizando seu CNPJ e realizando emissão de notas fiscais.
Onde consultar o número da inscrição?
É possível consultar o número da sua Inscrição Estadual MEI pela internet. Veja como:
- acesse o site de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
- insira o CNPJ da empresa;
- clique em Consultar;
- pronto! Você terá seu comprovante com o número da Inscrição Estadual.
Como fazer a Inscrição Estadual MEI?
Caso tenha consultado sua inscrição e nenhum número apareceu, isso significa que a Inscrição Estadual MEI não foi gerada automaticamente.
Mas, não se preocupe, você pode solicitar a sua através do site da Secretaria de Estado da Fazenda.
Veja o passo a passo de como pedir:
- acesse o portal da RedeSim;
- na área “Já possuo pessoa jurídica”, clique em Serviços;
- selecione a opção Demais serviços;
- clique em Inscrições tributárias e depois em Solicite sua inscrição;
- você será redirecionado para um site da Receita Federal e deverá seguir os passos indicados informando seus dados e documentos;
- feito isso uma tela mostrará o extrato do seu cadastro.
Ao fazer o seu cadastro de Inscrição Estadual MEI, tenha em mãos os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Certificado de Microempreendedor Individual;
- comprovante de endereço da sua empresa e residência.
Todo MEI precisa ter Inscrição Estadual?
Não, a Inscrição Estadual MEI só é obrigatória para os contribuintes do ICMS, ou seja, apenas Microempreendedores Individuais enquadrados nas categorias “Comércio ou Indústria” e “Comércio e Serviços”, são eles:
- empresas que vendem mercadorias (presencialmente ou online);
- prestadores de serviço de transporte interestadual ou intermunicipal;
- prestadores de serviço de comunicação.
Qual é a diferença entre Inscrição Estadual e Inscrição Municipal?
A Inscrição Estadual MEI está vinculada ao governo do Estado, já a Inscrição Municipal fica a cargo da administração do Município.
Como dito antes, apenas quem é contribuinte do ICMS deve fazer a Inscrição Estadual, porém a Inscrição Municipal é obrigatória para todas as pessoas jurídicas.
Isso acontece porque toda empresa, mesmo MEI, está presente em um município, assim, deve ser cadastrada na prefeitura para ser regular.
Além disso, é com a Inscrição Municipal que os prestadores de serviço podem recolher o ISS (Imposto Sobre Serviços) que é um tributo municipal.
Conte com a ajuda do PagVendas para organizar o seu negócio
Agora que você já sabe o que é Inscrição Estadual MEI, que tal cuidar da gestão do seu negócio de um jeito fácil e 100% digital? O PagVendas é um aplicativo tudo em um capaz de te ajudar na rotina do seu trabalho.
Ele funciona através do celular, Maquininhas PagBank ou pelo computador. Veja o que podemos fazer pelo seu negócio:
- controle de frente de caixa em tempo real;
- registro e controle de produtos;
- agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
- simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- gestão de estoque;
- controle de contatos de clientes;
- gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.