Saiba como funciona o Certificado Digital MEI e seus benefícios

Resumo do texto

  • Entenda o que é e como fazer o Certificado Digital MEI;
  • Saiba os benefícios desse documento eletrônico;
  • Veja como facilitar a gestão do seu negócio com o PagBank.

Baixe grátis o super app PagBank e abra uma conta!

 

Você sabia que o Microempreendedor Individual (MEI) tem a tecnologia como parceira para facilitar a rotina do seu trabalho? 

O Certificado Digital MEI é uma ferramenta que pode trazer vários benefícios ao seu negócio, principalmente se o seu trabalho é online e realiza muitas movimentações pela internet.

Entenda a importância deste documento eletrônico, como ele funciona e saiba como solicitar o seu!

certificado digital do mei

O que é Certificado Digital MEI?

É um documento eletrônico que funciona como uma assinatura digital. Ele permite que pessoas jurídicas (PJ) façam transações fiscais de forma segura e prática pela internet. 

Com isso, você pode garantir a regularidade do seu negócio no meio online, ou seja, ele funciona como uma identidade digital.

O Certificado Digital MEI não é obrigatório, mas para quem é MEI e presta serviços para outra empresa, ele pode ser uma boa opção. Assim, você irá emitir notas fiscais de forma eletrônica (NF-e), com mais facilidade.

Lembrando: não é obrigatório fornecer nota fiscal quando vender um produto ou realizar serviços para pessoas jurídicas.

Confira os principais benefícios da certificação

O Certificado possui diversas vantagens, ele é uma assinatura eletrônica com autenticidade, onde você pode usar para diversas finalidades, principalmente nas suas vendas e prestações de serviços online.

Esta tecnologia é toda virtual, garantindo proteção dos seus dados, além de permitir que você receba informações de forma segura, transmitidas pela Receita Federal.

Contudo o Certificado Digital para MEI é muito utilizado para o fornecimento de notas fiscais, confira as que exigem autenticação virtual:

  • NF-e: nota fiscal comum eletrônica, relacionada ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • NFC-e: nota fiscal do consumidor eletrônica, oferecida ao cliente após a venda de algum produto;
  • CT-e: documento de conhecimento de transporte eletrônico que permite a movimentação de cargas;
  • NF-e Avulsa: nota fiscal eletrônica avulsa, serve como comprovante de uma transação comercial;
  • NFS-e: nota fiscal de serviços eletrônica, é um documento que substitui a Declaração de Serviços na prefeitura.

Como fazer meu Certificado Digital MEI?

O microempreendedor individual pode solicitar seu Certificado Digital MEI para uma Autoridade Certificadora habilitada pelo ICP-Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Este documento é pago e os preços podem variar de acordo com a empresa e modelo do documento. Lembre que, ao fazer sua solicitação, você vai precisar do seu CNPJ, RG e CPF. Por isso, é importante realizar uma pesquisa antes de criar seu certificado.

Em seguida é preciso ir até uma Autoridade de Registro para validar todos os seus dados e registrar a senha de acesso. Feito isso, estará pronto para usar o seu documento digital.

Facilite a gestão do seu microempreendimento com o PagBank

Agora que você já sabe como funciona o Certificado Digital MEI, que tal utilizar um banco 100% digital que irá ajudar na gestão do seu negócio?

O PagBank é gratuito e oferece acesso através do super app. É possível abrir uma conta com o CNPJ e fazer tudo pela tela do celular, é simples, prático e rápido.

Aqui estão à sua disposição:

Baixe grátis o super app PagBank e abra uma conta!