Resumo do texto
- Entenda o que é e qual a responsabilidade de uma Adquirente;
- Saiba quais as diferenças entre Adquirente e Subadquirente;
- Veja como escolher entre uma das duas opções.
Por trás da maquininha de cartão existe “alguém” responsável por intermediar aquele pagamento. Você já se perguntou como o dinheiro sai da conta do cliente e cai na conta do comerciante?
Quem faz a comunicação entre o cartão do cliente, banco e empreendedor, é a adquirente.
Elas estão presentes tanto no comércio eletrônico quanto nas lojas físicas e são as responsáveis por conectar todas as partes envolvidas no processo de compras com cartão.
Conhecer o papel dessas empresas, assim como a diferença para a subadquirente, é essencial para que o empreendedor possa fazer escolhas mais eficientes para o próprio negócio.
Você sabe o que é Adquirente?
A adquirente, ou credenciadora, é a empresa que faz a ponte entre bandeira do cartão, banco emissor do cartão e estabelecimento comercial.
Além disso, a credenciadora é responsável por receber o dinheiro da venda e, em seguida, enviar para o empreendedor. Resumidamente, a adquirente efetua o seguinte caminho de comunicação:
- Cliente passa o cartão na maquininha;
- Adquirente entra em contato com emissor do cartão e/ou bandeira do cartão;
- A instituição financeira confirma (ou não) se há dinheiro na conta ou limite de crédito;
- A adquirente é avisada que a compra pode prosseguir (caso esteja tudo certo);
- Na maquininha, a compra é finalizada.
Parece muita coisa, não é? Mas, tudo isso acontece em segundos. Naquele tempo que a compra está “Processando”.
O que são Subadquirentes e qual a sua função?
As subadquirentes não se comunicam com as bandeiras de cartão ou instituições financeiras emissoras, mas sim com as próprias adquirentes.
Ou seja, as subadquirentes conectam o comerciante a uma adquirente. E, como isso influencia a vida do empreendedor? Seus serviços tendem a ser mais fáceis de usar e com menos burocracia.
Confira as diferenças entre Adquirente e Subadquirente!
Bom, a primeira e principal diferença você já sabe, a adquirente fala diretamente com bancos e/ou bandeiras de cartão enquanto a subadquirente se comunica com uma adquirente.
Porém, esses dois tipos de empresa possuem outras diferenças, como:
Preciso aceitar cartão no meu negócio? Como escolher a empresa para receber pagamentos?
Sim, você deve aceitar cartão no seu negócio! Além de ser um dos meios mais utilizados pelos brasileiros, ele traz vantagens para o funcionamento do negócio, como:
- Redução de riscos: com cartões o empreendedor não precisa lidar com dinheiro o dia todo. Além da segurança, o controle aumenta e os riscos de golpe diminuem. A transação com cartão não é 100% isenta de problemas, mas com uma adquirente ou subadquirente de confiança, há uma camada extra de proteção;
- Menos burocracia: especialmente se você escolher maquininhas que já se firmaram no mercado e possuem histórico de sucesso, como é o caso das maquininhas do PagBank, a burocracia é quase zero e você fica mais tranquilo;
- Baixo custo de implementação: maquininhas sem aluguel, com preço que cabe no orçamento da sua empresa e com as melhores taxas de mercado. Seu dinheiro vale muito e você deve investir com sabedoria! Você consegue isso com as maquininhas PagBank!
- Integração simplificada: se o seu negócio está na rua ou na internet, você pode ter tudo integrado, facilitando a gestão de estoque, controle de vendas e o recebimento dos valores.
Então, se você vai, obrigatoriamente, trabalhar com uma adquirente ou subadquirente, é preciso ter calma para decidir quem estará com você. Você não gostaria de saber que o seu dinheiro está em “mãos” que não conhece a fundo, certo?
O PagBank é o melhor para você e o seu negócio!
Para quem busca boas opções para venda física, as maquininhas PagBank não tem aluguel e você pode escolher o modelo que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Já para quem aposta no digital (com site ou redes sociais), também pode contar com o PagBank! Para quem tem e-commerce, o Checkout PagBank traz segurança e rapidez! Mas se você prefere atuar diretamente pelas redes sociais, o Link de Pagamento é o mais indicado!
PagBank: as melhores opções de pagamento para o seu negócio!