Como cancelar um Pix enviado por engano: saiba como agir

Resumo do texto

Acesse nossos conteúdos sobre segurança digital

 

Você confirmou o envio de um Pix e, logo depois, percebeu que errou na chave, no valor ou até no destinatário? Essa é uma situação mais comum do que parece. O Pix foi criado para facilitar as transferências, mas essa mesma rapidez pode causar dor de cabeça quando algo sai do controle. E aí, como cancelar um Pix? É possível reverter esse tipo de erro?

Segundo dados do Banco Central, só em 2024 foram feitas quase 5 milhões de solicitações de devolução de Pix via Mecanismo Especial de Devolução (MED). Isso representa um aumento de 98% em relação ao ano anterior. 

Porém, mesmo quando o erro é percebido logo após a confirmação,  31% dessas tentativas tiveram algum valor devolvido. Ou seja, de todas as pessoas que tentaram recuperar o dinheiro, pouco mais de 1,5 milhão obtiveram sucesso. Esses números mostram que, apesar das ferramentas de segurança, ainda é difícil conseguir o estorno de uma transferência feita por engano ou em um golpe.

Por isso, neste conteúdo, você vai entender se tem como cancelar um Pix feito, o que fazer em cada tipo de situação, quais os prazos e o que é o MED. Também vamos explicar o que fazer caso você tenha recebido um Pix indevido. Continue a leitura para tirar as suas dúvidas e ficar mais seguro nas próximas transações.

como cancelar um pix

Como cancelar um Pix? Existe essa opção?

De forma direta: não é possível cancelar um Pix depois que ele foi confirmado. Diferente de um TED ou boleto, por exemplo, o Pix é processado em tempo real e, assim que você autoriza a transação, o valor é transferido para o recebedor imediatamente e de forma irreversível.

Isso significa que, se você digitou a chave errada ou enviou o valor para a pessoa errada, o Pix não pode ser cancelado nem pelo banco, nem pelo Banco Central. Mesmo em caso de erro, o cancelamento automático não é uma opção.

Mas isso não quer dizer que você não tem o que fazer. Existem alternativas, como solicitar a devolução para quem recebeu o valor ou acionar o banco em caso de fraude. O importante é agir rápido e saber quais são os caminhos possíveis.

Tem como cancelar um Pix errado?

Não é possível cancelar um Pix errado. Isso porque a transação já foi concluída. Nesse caso, você pode tentar a devolução conversando com a pessoa que recebeu o dinheiro ou, em casos mais graves, contar com o suporte do banco e da Justiça.

Como contestar um Pix? Essa opção é possível?

Sim, existe a possibilidade de contestar um Pix, principalmente em situações de fraude, golpes ou erro operacional por parte do banco. 

Se você está buscando como estornar um Pix errado, saiba que esse é o caminho mais indicado nesses casos. Para isso, você deve acionar a instituição financeira e explicar o ocorrido com todos os detalhes possíveis.

Se a situação se enquadrar nas regras do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o banco pode iniciar o processo de estorno.

Funciona assim: o banco que recebeu a solicitação de estorno entra em contato com a instituição do recebedor e bloqueia temporariamente o valor. Em seguida, as duas instituições analisam o caso. 

Se confirmada a fraude ou erro, o dinheiro é devolvido em até 96 horas. Esse processo, no entanto, não garante 100% de sucesso, e o valor só é estornado se ainda estiver disponível na conta do recebedor.

É possível cancelar um Pix agendado?

Sim! Diferente do Pix tradicional, que é imediato, o Pix agendado pode ser cancelado até antes da data de envio, já que o valor ainda não saiu da sua conta.

Portanto, caso você perceba um erro no valor, na chave ou mesmo decida não realizar mais a transferência, basta acessar o aplicativo do seu banco e cancelar o agendamento.

Como cancelar um Pix agendado?

O passo a passo para cancelar um Pix agendado pode mudar de acordo com a instituição financeira, mas o processo geralmente é bastante simples. No PagBank, por exemplo, funciona assim: 

Como editar uma transferência Pix agendada com recorrência

Se a transferência foi programada para se repetir:

  • Acesse o app PagBank e toque em “Extrato da conta”;
  • Toque na opção “Você possui x agendamentos”, exibida no topo da página;
  • Selecione o agendamento e toque em “Consultar repetição”;
  • Toque em “Editar repetição” e ajuste as informações;
  • Confirme tocando em “Confirmar edição”.

Como cancelar um Pix agendado único

Agora, quando o agendamento é único, como um Pix, recarga ou pagamento de conta:

  • Acesse o app PagBank e toque em “Extrato da conta“;
  • Toque na opção “Você possui x agendamentos“, exibida no topo da página;
  • Selecione o agendamento que deseja cancelar;
    Toque em “Cancelar Agendamento“ e confirme.

Se preferir, faça um novo agendamento no mesmo local. É importante saber que as edições e cancelamentos só podem ser feitos com até 1 dia de antecedência da data programada.

Quer saber como agendar um Pix? Entenda as vantagens e como funciona! 

O que fazer para cancelar um Pix

Quando um Pix é feito e o valor já foi transferido, não é possível cancelar diretamente a operação. Ainda assim, você tem algumas alternativas para reverter a situação. Vamos explicar cada uma delas com calma, para que você saiba como cancelar um Pix feito e possa agir da melhor forma.

Entre em contato com a pessoa que recebeu e peça a devolução

Se você enviou o valor para a pessoa errada, mas ela é conhecida ou se você tem como encontrá-la, essa pode ser a maneira mais simples e eficiente de resolver o problema. 

Explique a situação com clareza, diga que foi um erro e solicite a devolução do valor por meio do próprio aplicativo do banco. 

A pessoa que recebeu só precisa acessar o histórico da transação, tocar na opção de “devolver” e confirmar o reembolso. O processo é rápido, seguro e o valor volta para a sua conta na mesma hora. 

Esse também é o melhor caminho se você está tentando entender como estornar um Pix errado de forma amigável.

Procure o banco em caso de suspeita de fraude

Se você foi vítima de um golpecomo o famoso “pedido de Pix pelo WhatsApp clonado” — é fundamental agir com rapidez

Nesse caso, entre em contato com o seu banco imediatamente para relatar a situação e solicitar que o banco acione o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central justamente para lidar com fraudes e transações indevidas.

O MED viabiliza o bloqueio temporário dos valores transferidos enquanto o caso é analisado. Se o dinheiro ainda estiver na conta do golpista e a fraude for comprovada, o valor é devolvido. 

Mas atenção: o prazo máximo para solicitar o MED é de até 80 dias após a data da transação. Quanto antes você procurar a instituição, maiores são as chances de recuperar o valor.

Atualmente, para iniciar esse processo, é necessário entrar em contato diretamente com o banco de onde o valor saiu, mas isso está prestes a mudar: a partir de 1º de agosto de 2025, as instituições serão obrigadas a disponibilizar um atalho direto para o MED dentro dos próprios aplicativos.

A mudança vem com a Norma BCB 589, que trata dos Requisitos Mínimos para a Experiência do Usuário de Pix, e determina que o caminho para registrar uma queixa sobre o Pix — como fraudes, erros ou enganos — esteja acessível no ambiente onde o usuário acessa o Pix. 

Assim, será possível clicar e ser direcionado ao canal de atendimento responsável, sem precisar procurar em outros menus ou plataformas.

Registre uma reclamação formal

Se não conseguir resolver com o banco ou com a pessoa que recebeu o Pix, você pode e deve formalizar a situação. Registrar uma reclamação é importante porque coloca o caso oficialmente em análise por outras instituições. Você pode fazer isso por meio de:

  • Procon do seu estado;
  • Banco Central (pelo site oficial);
  • Ouvidoria da sua instituição financeira.

A formalização mostra que você está buscando seus direitos de forma legítima e pode acelerar o processo de resposta do banco ou até mesmo abrir espaço para medidas adicionais, como a mediação entre as partes.

Faça um Boletim de Ocorrência e entre na Justiça

Se nenhuma das alternativas anteriores funcionar, principalmente nos casos em que o recebedor do Pix se recusa a devolver o valor, registre um Boletim de Ocorrência (B.O.). O documento é obrigatório caso você decida entrar com uma ação judicial.

Ficar com um Pix recebido por engano pode ser considerado crime de apropriação indébita, de acordo com o artigo 169 do Código Penal. Com o B.O. em mãos, busque orientação de um advogado sobre como cancelar um Pix feito de forma equivocada por meio de um processo judicial. Em muitos casos, uma simples notificação formal já leva o recebedor a devolver o valor.

Essas etapas não garantem o estorno imediato, mas mostram que você tem direitos e meios legais para buscar a devolução do que foi enviado de forma indevida. O mais importante é não deixar para depois e agir o quanto antes.

Recebi um Pix errado, e agora?

Recebeu um Pix por engano e está em dúvida sobre o que fazer? Saiba que a atitude correta é devolver o valor. Essa é a melhor forma de evitar problemas legais e garantir que a situação seja resolvida da maneira certa.

Até porque, se a devolução não for feita de forma voluntária, o seu banco pode ser acionado pela instituição de quem enviou o Pix. E, em caso de solicitação formal de estorno, os valores são bloqueados e devolvidos automaticamente.

Se você está se perguntando como estornar um Pix errado recebido, saiba que o processo é simples e realizado no seu aplicativo bancário.

Como estornar um Pix errado?

Para devolver um valor que entrou na sua conta por engano, o processo é feito pelo próprio aplicativo. No PagBank, por exemplo, você pode devolver o valor de forma total ou parcial, seguindo o passo a passo abaixo: 

No iOS:

  • Acesse o app PagBank e, abaixo do saldo, clique em Extrato da conta;
  • Encontre o Pix recebido e toque no ícone de seta na lateral direita;
  • Clique em Devolver, escolha entre valor total ou parcial e informe a quantia, se necessário;
  • Revise os dados e toque em Confirmar devolução.

No Android:

  • Acesse o app PagBank e clique em Extrato da conta;
  • Toque sobre o Pix recebido até que a opção Devolver apareça;
  • Selecione o tipo de devolução, total ou parcial, e preencha o valor;
  • Confirme as informações e finalize a operação.

Dicas para evitar problemas com Pix

Agora que você já sabe como cancelar um Pix feito por engano, o que fazer ao receber um valor indevido e como proceder em casos de golpe, é hora de pensar na prevenção. Com atitudes simples no dia a dia, dá para evitar erros e proteger o seu dinheiro.

Verifique todos os dados do destinatário antes de confirmar a transação

Antes de tocar em “confirmar”, confira com atenção se o nome e a chave Pix correspondem exatamente à pessoa ou empresa para quem você deseja enviar o pagamento

Um erro bobo de digitação pode mandar o dinheiro para alguém completamente diferente, e aí começa o transtorno. Essa verificação já ajuda a evitar a necessidade de procurar como estornar um Pix errado depois.

Confira se o valor da transação está correto

Outro cuidado importante é conferir o valor antes de confirmar a transferência, especialmente em pagamentos recorrentes ou de valores altos. Às vezes, uma vírgula mal colocada ou um número digitado a mais acabam causando um prejuízo grande. 

Corrigir esse tipo de erro depois exige tempo, paciência e, muitas vezes, envolve a ajuda do banco ou da Justiça.

Desconfie de pedidos de Pix

Se você já recebeu uma mensagem de um parente ou amigo pedindo dinheiro com urgência, sabe o quanto essa situação é delicada. Infelizmente, esse é um dos golpes mais comuns hoje em dia, especialmente pelo WhatsApp e redes sociais.

Antes de fazer qualquer transferência, confirme se o pedido é verdadeiro. Ligue para a pessoa, pergunte por outro canal, e só depois tome qualquer decisão. 

Fazer uma checagem é rápido e evita que você precise aprender, da pior forma, como cancelar um Pix feito para um golpista.

Use o QR Code Pix

O uso do QR Code Pix é uma das formas mais seguras e práticas de pagar. Ele elimina erros de digitação da chave ou do valor, e ainda reduz o risco de fraudes. 

Sempre que possível, prefira essa modalidade, principalmente em pagamentos para empresas, lojas online ou pessoas que você ainda não conhece bem.

Certifique-se de que o QR Code foi gerado pela pessoa ou empresa correta e, ao escanear, confirme se os dados conferem antes de concluir a operação.

Aumente a segurança das suas transações com as nossas dicas

Erros com Pix podem acontecer com qualquer pessoa. E quando acontecem, geram insegurança, frustração e prejuízos. Por isso, saber como cancelar um Pix feito por engano ou resultado de um golpe é fundamental para resolver a situação.

Lembre-se de que a informação é sempre a sua maior aliada. Com os cuidados certos, você se protege e evita os problemas antes mesmo que aconteçam.

Quer se sentir mais preparado para usar o Pix e outras ferramentas com tranquilidade? Acesse os conteúdos do PagBank sobre segurança digital e fortaleça os seus conhecimentos.