QR Code: veja como utilizar o código para vender e realizar pagamentos

Resumo do texto

  • Entenda o que é e como funciona o QR Code;
  • Fique por dentro de todas as vantagens de utilizar o QR Code como método de pagamento;
  • Veja como usar o QR Code através do PagBank.

Pague e receba com QR Code, baixe o super app PagBank!

 

A tecnologia QR Code chegou com uma missão simples: facilitar o caminho de uma pessoa até uma informação. A tecnologia já não é mais uma novidade, mas está se tornando cada vez mais popular, principalmente pelo fato de ser aplicado para múltiplos propósitos.

Eles podem ser utilizados em diversos lugares, desde um cartão de visitas, um vídeo, uma propaganda de TV ou até na embalagem dos produtos vendidos em seu negócio.

Quer saber como funciona um QR Code e o que ele oferece de melhor para sua rotina? Confira abaixo as principais características e veja como é fácil usar em suas compras e pagamentos.

como utilizar o qrcode

O que é QR Code?

A sigla, traduzida para o português significa “Código de Resposta Rápida” e funciona como um código de barras, porém com capacidade de comportar mais informações do que apenas o preço de um produto. Quando escaneado, o código pode apresentar uma variedade de informações, de acordo com sua finalidade. 

A facilidade e agilidade do QR Code justifica sua popularidade e sua presença em diversos tipos de negócios, dando acesso a conteúdos personalizados e estratégicos.

Seu uso está se tornando comum em cardápios digitais, sistemas de pagamento, em roteadores para substituir a senha de acesso à rede, em links e até como troca de contato.

Como funciona o QR Code?

O usuário deve fazer o escaneamento utilizando a câmera do celular ou utilizando um aplicativo específico para a leitura do código. Feito isso o próprio celular irá direcioná-lo ao conteúdo.

Portanto, a leitura do QR Code é feita de forma digital, ele possui um padrão de duas dimensões e o celular utiliza o processador para compreender todas as informações que contém no código.

Os quadradinhos pretos presentes em todos os códigos são chamados de módulos e cada um deles tem uma função específica que irá gerar o conteúdo, eles podem variar de tamanho e quantidade.

Vantagens do QR Code

  • Facilidade no uso: basta ter um dispositivo móvel;
  • Gerar conteúdo acessível: não é necessário disponibilizar um link de acesso;
  • Podem ser utilizados para compras: tanto para acesso às lojas quanto aos cardápios;
  • Nova forma de pagamento: basta escanear o código através do aplicativo do seu banco ou carteira digital;
  • Rapidez: faça tudo em segundos pela tela do celular;
  • Pode ser colocado em diversos locais: online, em placas, revistas, cartões de visita.

Como pagar com o QR Code: confira a modalidade de pagamento

QR Code é uma forma segura e prática para realizar pagamentos utilizando apenas o seu celular. Para isso é necessário que a loja forneça um código ao consumidor ou que o mesmo utilize um aplicativo ou carteira digital para realizar o pagamento, após a leitura do código a transferência é autorizada na hora.

O pagamento pode ser feito online ou presencialmente, e o escaneamento pode ser digital ou através de um material impresso. Você não vai precisar digitar nenhum dado bancário ou chave, após escanear o código o pagamento cai na hora.

Gostou da novidade? Confira o passo a passo de como realizar o pagamento através do QR Code com o PagBank.

O que é QR Code e NFC

O NFC é um método de pagamento por aproximação, que faz uma troca de dados entre os dispositivos. A diferença está na tecnologia utilizada, enquanto o QR Code atua como código de leituras, o NFC trabalha com transferência de dados e é preciso de dois aparelhos habilitados para que o pagamento aconteça. 

O QR Code une o mundo offline com o online, sendo possível realizar a leitura de um código que está impresso em uma folha de papel, dispensando o uso de dois dispositivos. Ele se torna muito mais prático para quem distribui e para quem o utiliza.

Como usar o QR Code no PagBank?

O PagBank oferece diversas formas de utilizar o QR Code no dia a dia, sendo vantajoso para os vendedores e também para os consumidores. Basta possuir uma conta e usar o super app para contar com esta solução inovadora.

Pagamento individual

Para realizar o pagamento, basta acessar o super app e clicar em Pagar com QR Code, utilizando o Radar de Ofertas disponível no super app você pode localizar estabelecimentos próximos que aceitam esta opção de pagamento.

Optando por pagar com QR Code o cliente ainda pode receber parte do seu dinheiro de volta. Nas lojas cadastradas no Radar de Ofertas você garante cashback ao finalizar o pagamento. 

Maquininhas

Se você possui uma das Moderninhas do PagBank, saiba que todas elas podem gerar o QR Code para pagamento. O código aparece na tela da maquininha e basta o cliente fazer a sua leitura com o celular para efetuar o pagamento.

Como instalar o QR Code nas Maquininhas do PagBank?

Caso você trabalhe com uma das Minizinhas PagBank e até mesmo se você não utiliza nenhuma de nossas maquininhas, é possível gerar o QR Code através do super app PagBank e também com o auxílio do aplicativo PagBank Vendas, disponível em todas as lojas de app.

Para gerar o QR Code, tanto no celular quanto na maquininha, basta selecionar a opção Aponte e Pag (QR Code). 

É possível também gerar um código e disponibilizá-lo de forma impressa no caixa. Na hora do pagamento, basta digitar o valor da compra e pronto, agora o cliente faz sua parte, escaneia o código e pronto! . Esse processo de pagamento é bem mais ágil e prático, inclusive não exige contato entre os dispositivos do estabelecimento e o cartão ou celular do cliente.

Cardápio Virtual

Esta é uma solução para o empreendedor criar uma versão totalmente digital e com pagamento integrado ao  tradicional menu de produtos. O cardápio virtual é simples, prático, higiênico e pode ser acessado adivinha como? Com um QR Code, é claro! 

Esse é um novo jeito de apresentar produtos e receber pedidos, basta disponibilizar o cardápio digital na mesa do estabelecimento, na embalagem da entrega ou até mesmo online via redes sociais. O cliente lê o código e tem todos os itens à sua disposição, basta escolher, confirmar, pagar e se preparar para receber!

Veja como é simples criar o seu catálogo de produtos e garanta mais segurança e praticidade ao cliente usando o QR Code.

Compra e venda utilizando o QR Code do PagBank

Modernize a sua vida com o PagBank, seja no momento de realizar compras ou de vender, conte com um banco gratuito e de qualidade para ajudar na sua gestão financeira.

Aumente o fluxo de clientes no seu negócio utilizando o cardápio virtual ou aceitando o pagamento via QR Code. E se você é nosso cliente, não se esqueça de comprar com QR Code para garantir cashback enquanto paga usando uma forma prática e segura.

Ainda não é cliente PagBank? Então baixe agora o super app!