À vista ou parcelado? Descubra as vantagens e desvantagens para você e seus clientes

Resumo do texto

  • Entenda o que é pagamento à vista e a prazo;
  • Saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles;
  • Veja como escolher o modelo ideal para o seu negócio!

Maquininhas PagSeguro: parcelado ou à vista, você escolhe!

 

Cuidar do seu negócio está te deixando com mais perguntas do que respostas? Não se preocupe, você não é o único! Decidir, por exemplo, se vai vender à vista ou a prazo é um questionamento comum entre os empreendedores.

Você pode até pensar que o parcelamento não é vantajoso, afinal, o valor pode demorar ainda mais para cair. Porém, trabalhar apenas com opção à vista pode afastar parte do seu público, que prefere diluir o valor de suas compras.

Ficou com a pulga atrás da orelha e não sabe se deve aceitar pagamento à vista e parcelado? A melhor forma de encontrar a solução é conhecendo um pouco mais cada modelo.

À vista ou a prazo: entenda como funciona cada tipo de venda!

Primeiro, vamos à definição. As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses.

Essa explicação é básica, mas já deixa bem claro como funcionam os dois formatos. Nas vendas parceladas, é importante pontuar que a quantidade de prestações e as taxas de juros podem variar conforme a instituição bancária, tanto em vendas feitas na maquininha ou pela internet!

Na maior parte dos casos, a venda parcelada é feita com cartão de crédito. Já no pagamento à vista, a transação pode ser via cartão de crédito, débito, pix e dinheiro vivo.

Quais as vantagens e desvantagens do pagamento à vista?

Vantagens de aceitar pagamento à vista

Você, empreendedor, deve considerar os seguintes pontos positivos:

  • Recebimento mais rápido: os pagamentos à vista, normalmente, caem mais rápido na sua conta. Isso, sem considerar quando o cliente paga em dinheiro. Neste caso, é dinheiro no caixa naquele mesmo dia;
  • Menores taxas nas maquininhas: tanto para pagamento no débito quanto no crédito, as taxas das maquininhas são mais baixas quando a venda é feita à vista. Com as maquininhas PagSeguro, por exemplo, as compras em débito caem na sua conta na hora!

Desvantagens de aceitar pagamento à vista

O outro lado da moeda também existe. Ao aceitar pagamento à vista no seu negócio, o lado negativo é:

  • Ticket médio mais baixo: aceitar apenas pagamento à vista pode acabar afastando os clientes que não tem o dinheiro para fazer aquela compra na hora. Então, se o seu negócio tem um ticket médio (o valor médio das compras) mais alto, pode ser prejudicial;
  • Planejamento financeiro: ter dinheiro rápido no caixa é ótimo, mas também exige um planejamento financeiro bem concreto. Afinal, “dinheiro na mão, pode ser vendaval” e você precisa pensar em separar o valor para aquelas contas que te esperam lá na frente.

E as vendas a prazo? Quais as vantagens e desvantagens?

É claro que vender parcelado também tem seus prós e contras. Agora é hora de conhecê-los melhor!

Vantagens de vender parcelado

A venda parcelada traz algumas vantagens importantes para você, empreendedor, que está buscando as melhores opções para seu negócio!

  • Maior público alvo: Se o pagamento à vista tem como desvantagem afastar pessoas que não tem dinheiro para pagar tudo de uma vez só, vender parcelado pode resolver esse ponto e atrair cada vez mais clientes para seu estabelecimento. Especialmente se você tem produtos mais caros!
  • Mais vendas e mais caras: a compra parcelada acaba estimulando as pessoas a levarem mais coisas de uma vez só. Afinal, quando você divide o total por vários meses, a diferença mensal é pouca. É possível vender em maior quantidade e as compras serão mais caras!

Desvantagens de vender parcelado

Você já esperava saber das desvantagens dessa opção, certo? Então veja quais são os “contras” em adotar vendas parceladas.

  • Necessidade de maquininhas: para vender parcelado, você precisa de uma maquininha. Não dá para confiar que a pessoa vai, sozinha, voltar todo mês para pagar uma parcela;

Ter maquininha de cartão não precisa causar preocupação! Se você tem medo dos gastos, não se preocupe, as maquininhas PagSeguro não tem aluguel!

  • Taxas cobradas: nós já comentamos sobre isso acima. Nas compras parceladas, o valor repassado para o comerciante é menor. Isso acontece, porque as taxas são maiores. É possível “compensar” esse desconto adicionando juros nas parcelas, mas isso pode desanimar o cliente. No PagSeguro, você pode fazer a simulação de quanto ganhará em cada venda no Simulador de Vendas PagSeguro.

Qual é a melhor opção para o seu negócio?

Na dúvida se é melhor vender à vista ou parcelado? Aposte nas duas! Isso mesmo, a melhor opção para o seu negócio é oferecer as duas possibilidades e dar mais liberdade de escolha para seu cliente.

A verdade é que os pontos positivos e negativos dos dois casos acabam se complementando. Por exemplo, para quem não tem dinheiro para comprar à vista, pode optar pelo parcelamento.

Isso sem contar que você não perderá consumidores porque optou por apenas um caminho. Seu negócio tem que ter espaço para todo mundo, seja do jeito que for. E claro, sem abrir mão da segurança e tranquilidade.

Sabe onde encontrar tudo isso junto? Nas maquininhas PagSeguro! Com elas, você consegue:

  • Aceitar pagamentos à vista no débito ou crédito
  • Oferecer aos clientes a opção de parcelar;
  • Definir quem vai pagar os juros, você ou o cliente;
  • Contar com a tecnologia NFC (pagamento por aproximação);
  • Esquecer gastos com aluguel de maquininha.

Maquininhas PagSeguro: parcelado ou à vista, você escolhe!