Aprenda a calcular o Ticket Médio e veja como aumentar o valor das vendas

Resumo do texto

  • Entenda o que é o Ticket Médio e sua importância;
  • Aprenda a calcular esse indicador;
  • Veja como aumentar o valor dos pedidos.

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O empreendedor que não conhece o funcionamento do seu próprio negócio acaba deixando passar alguns dados importantes. Entender números, métricas e resultados de desempenho vão mostrar se a empresa está no caminho certo ou não.

Uma das formas de avaliar o desempenho do seu negócio é entender como anda o Ticket Médio da sua empresa. Esse número representa quanto foi gasto com pedidos durante um certo período.

Não se preocupe, ao longo do artigo você vai entender em detalhes o que é o Ticket Médio e vai aprender a calcular esse dado tão importante. Vamos lá!

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O que é Ticket Médio

O que é o Ticket Médio?

O Ticket Médio é o valor médio que cada cliente gasta. Esse número é calculado somando todo o faturamento de um período (semana, quinzena ou mês) dividido pela quantidade de pedidos feitos.

Por que esse indicador é importante para o negócio?

O Ticket Médio ajuda o empreendedor a ter uma visão mais realista de como anda o negócio. É essa informação que vai influenciar a criação de estratégias de vendas e a busca por melhores resultados.

Por exemplo, se o Ticket Médio está baixo, talvez seja hora de investir em promoções! O preço fica menor, mas atrai clientes e a quantidade de vendas compensa o desconto!

Veja como calcular o Ticket Médio!

Prometemos mostrar a fórmula matemática para calcular o Ticket Médio e agora você vai entender como ela funciona:

TM = Faturamento total / número de vendas

Veja um exemplo de como funciona na prática!

Uma loja quer saber o Ticket Médio ao longo de um mês completo. O faturamento total foi de R$3.500. Esse valor veio de 55 vendas feitas no mês. Agora, é só aplicar na fórmula:

TM = 3.500 / 55

TM = R$63,63

Ou seja, o Ticket Médio daquele mês foi de R$63,63.

Como analisar o Ticket Médio?

Com o número em mãos, fique de olho em algumas informações relacionadas ao mercado e época do ano. Por exemplo, uma loja de brinquedos deve ter um mês melhor em outubro, devido ao Dia das Crianças.

Quando olhar para dentro do negócio, use esse dado para comparar períodos. Por exemplo, para saber se uma nova estratégia de comunicação está funcionando, compare o valor do mês escolhido com a mesma data do ano anterior.

Mas atenção: o Ticket Médio aumentar não quer dizer que o lucro também cresceu. No caso do exemplo, o aumento do Ticket Médio pode ser compensado pelo gasto com a campanha. O ideal é avaliar outros indicadores e cruzar informações.

Motivos para monitorar o Ticket Médio da empresa

Assim como já adiantado no item anterior, controlar esse valor traz informações importantes para entender como anda o negócio. Essa métrica ajuda a avaliar pontos como:

  • entender se ações de marketing estão dando certo ou não;
  • avaliar a entrada de um novo vendedor;
  • saber se um novo produto no catálogo, mais caro que os outros, está melhorando o Ticket Médio.

A dica é ficar de olho no andamento do negócio. Sempre que investir em ações com foco no faturamento, o Ticket Médio pode ser usado para medir a eficácia da campanha.

Quer saber como aumentar seu Ticket Médio? Veja essas dicas!

Ficou interessado nessa métrica e quer saber como pode fazer esse número crescer? Confira mais dicas:

Disponibilize produtos complementares

Identifique quais são os produtos mais vendidos na sua loja e adicione itens que podem ser complementares. Assim, na hora de fechar o carrinho, o cliente verá a sugestão de algo que vai tornar a compra ainda melhor!

Por exemplo: se no seu e-commerce o campeão de vendas é o tênis de corrida, adicione meias anti-transpirantes ou uma camisa especial que absorve o suor.

Dê desconto e ofereça frete grátis

Pode parecer contraditório oferecer desconto para aumentar o gasto, não é? A intenção é que a redução do preço seja compensada pela quantidade de itens vendidos. E o mesmo acontece com o frete grátis. Já que não precisa gastar com entrega, o cliente aproveita para levar mais coisas!

Mantenha contato com os clientes fiéis

Aqueles que já conhecem a marca e gostam do produto são os que têm maior probabilidade de comprar! Use essas pessoas para atrair mais compradores e aumentar o Ticket Médio daquele período.

Por exemplo: ofereça um desconto especial no mês do aniversário do consumidor ou dê um cupom de frete grátis para aqueles que estão sumidos da loja. Muitas vezes, essas ações acabam estimulando um desejo de compra adormecido.

Quer fidelizar de verdade? Conheça o ClubePag!

Fidelizar clientes não só ajuda a aumentar o Ticket Médio da empresa, mas também a economizar na aquisição de clientes. E o ClubePag te ajuda a criar um programa de fidelidade exclusivo no seu negócio!

Com ele, você cadastra a clientela em uma base de dados e pode disparar campanhas de retenção e fidelização diretamente para eles. Ofereça benefícios exclusivos como:

  • Oferta de boas-vindas;
  • Oferta para aniversariantes;
  • Oferta para clientes sumidos;
  • Cashback.

E usar o ClubePag no negócio é super simples. No PagVendas, siga o passo a passo:

  1. No Painel de Controle do PagVendas, no menu lateral, clique em “ClubePag”;
  2. Clique em “Participar” para ativar o recurso;
  3. Veja a explicação sobre o funcionamento do clube;
  4. Ative os benefícios que quer usar;
  5. Pronto! Agora é só começar a cadastrar os clientes.

Agora, crie sua base de usuários!

  1. Na primeira compra, peça o telefone do cliente;
  2. Ele vai receber um SMS para finalizar o cadastro;
  3. Pronto! Aguarde os clientes retornarem para aproveitar o benefício.

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