Adiantar parcelas do financiamento: será que essa é a melhor opção? Veja como decidir!

Resumo do texto

  • Entenda como funciona o adiantamento das parcelas do financiamento;
  • Saiba como calcular o desconto na antecipação;
  • Aprenda a decidir se antecipar as parcelas é a melhor escolha.

Conheça o PagBank Consignados!

 

Se você recebeu um aumento, uma bonificação no trabalho ou juntou um dinheiro a mais, pode usar esse valor para adiantar parcelas do financiamento. Já pensou nisso, mas acabou ficando com dúvida se essa decisão era, realmente, a melhor escolha?

Chegou a hora de ter essa resposta! E, já adiantamos que a decisão de pagar as parcelas de financiamento com antecedência vai depender dos juros do empréstimo, de quanto você tem sobrando e qual o custo total da economia!

Adiantar Parcelamento

Adiantar parcelas do financiamento: como funciona esse processo?

Se você está pagando mensalmente as parcelas de um financiamento, pode quitar parte (ou a totalidade) desse empréstimo de uma só vez, adiantando todo o valor que ainda falta. Mas, na hora de pagar o débito restante, tem um desconto! Isso porque, essas parcelas já incluem juros em seus cálculos.

Então, se vai pagar por elas antes do tempo determinado, esses juros já não se aplicam da mesma forma. Portanto, o primeiro e principal motivo para fazer a antecipação é a redução de juros!

Se você quer fazer o pagamento adiantado, precisa procurar o credor, ou seja, quem emprestou o dinheiro, para comunicar a decisão e refazer os cálculos!

Como é feito o cálculo de antecipação?

Muitas instituições liberam uma “calculadora online” para os usuários saberem quanto podem economizar ao adiantar parcelas. Isso porque, os cálculos não são muito simples e precisam ser feitos conforme as particularidades de cada caso.

Se você pretende adiantar o pagamento das parcelas do financiamento e quer saber quanto vai economizar no final das contas, entre em contato com o credor para ter certeza do valor!

Como é feita a antecipação?

Já dissemos que o primeiro passo é procurar a instituição responsável pelo financiamento. No caso do PagBank, por exemplo, se você quer fazer o pagamento do seu empréstimo consignado de forma antecipada, é só entrar em contato através dos seguintes canais:

  • Chat no app PagBank ou no site e selecionar a opção “Precisando de Ajuda?”;
  • Telefone 4003-1775 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 728 2174 para as demais localidades;

Quando vale a pena fazer a antecipação de parcelas?

No geral, vale a pena fazer a antecipação das parcelas do empréstimo. Como já dissemos, a redução de juros torna essa possibilidade atrativa! Sem contar que você fica livre dessa obrigação o quanto antes. Podendo, então, começar a juntar dinheiro ou focar em outras coisas.

Como saber quando é melhor adiantar as parcelas ou não? Para isso, é preciso analisar alguns pontos importantes:

  • Fique de olho nas taxas de juros

Antes de deixar todo seu dinheiro na antecipação, procure saber qual o abatimento e quanto, realmente, vai economizar no final das contas. Pode ser que valha mais a pena deixar o dinheiro rendendo e não adiantar as parcelas.

  • Ofereça o máximo que puder

Quanto mais você tiver em mãos para negociar, melhor! Para a instituição financeira, o dinheiro que demoraria meses para entrar, chegar de uma só vez é vantajoso. Então, se o valor disponível para adiantar as parcelas é pequeno, considere investir.

  • Analise todo o seu orçamento

Sempre que tiver um dinheiro extra em mãos, procure quitar aquela dívida com juros mais altos. Normalmente, esse não é o caso do financiamento (cartão de crédito tende a cobrar mais, por exemplo). Na dúvida, quite outros débitos antes.

Conte com o PagBank Consignados e garanta crédito com as menores taxas!

Chegou até aqui com a certeza de que precisa de um empréstimo? O PagBank Consignados é a linha de crédito para pensionistas, aposentados e servidores públicos!

Veja o passo a passo para fazer a contratação do PagBank Consignados no app PagBank:

  1. No app PagBank, acesse a aba “Produtos e Serviços”;
  2. Em seguida, vá em “Empréstimo Consignado”;
  3. Agora, opte por “Consignado Público”;
  4. Clique no botão “Simular e contratar”;
  5. Caso sua conta não esteja avançada, você precisará habilitar. Faça o processo completo;
  6. O próximo passo é selecionar a fonte pagadora, ou seja, INSS;
  7. Preencha com o número do benefício e continue;
  8. Agora, é hora de simular o empréstimo. Coloque o valor que deseja, confirme as condições de pagamento e, se concordar, finalize o processo.

Veja como funciona o PagBank Consignados e contrate