O empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente? Saiba mais!

Resumo do texto

  • Saiba como funciona o adiantamento de parcelas do consignado;
  • Aprenda formas de antecipar o pagamento do empréstimo;
  • Conheça as vantagens da antecipação.

Conheça o PagBank Consignados!

 

Saber que o empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente levanta algumas perguntas, mas fique tranquilo, vamos te ajudar a responder todas elas.

Neste post você vai aprender um pouco mais sobre como funciona a antecipação do pagamento, as vantagens dessa escolha e opções para reduzir o valor das parcelas.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

pode antecipar o empréstimo consignado

O empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente?

Sim, esse é um direito seu. Antecipar as parcelas do consignado é válido para qualquer contrato e não pode ser negado pelo banco, já que é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor. 

Quando alguém opta por realizar os pagamentos antes da data de vencimento das parcelas, os juros são reduzidos. Por isso, vale lembrar que o empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente sem nenhum custo adicional.

É possível fazer a liquidação de maneira total ou parcial, isto é, dá para adiantar algumas parcelas ou quitar o valor restante total. Dessa forma, não é preciso manter a dívida durante todo o período escolhido.

Qual o desconto para quitação de empréstimo consignado?

Isso irá depender da sua escolha, ou seja, se será pago totalmente ou adiantado apenas alguns pagamentos, e também dos juros determinados na contratação.

Ao optar pela liquidação parcial, a redução dos juros vale somente para a parcela antecipada. Agora, na opção de liquidação total, os juros são reduzidos de todas as parcelas adiantadas.

No entanto, não há um cálculo exato para saber qual será o desconto, pois depende de vários fatores como:

  • Valor das parcelas;
  • Taxa de juros contratada;
  • Prazo do vencimento;
  • Dia que pretende quitar o empréstimo;
  • Quantas parcelas ainda faltam.

Após ter essas informações em mãos, é preciso entrar em contato com a instituição financeira onde você contratou o empréstimo. Normalmente, esse pagamento adiantado é feito por meio de boleto ou débito em conta.

Vale a pena antecipar parcelas do consignado?

O empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente desde que isso não atrapalhe o seu orçamento pessoal. Mas, se tem uma graninha sobrando, adiantar as parcelas do consignado traz boas vantagens.

A primeira delas é que as taxas de juros irão diminuir com a liquidação do empréstimo, assim, o valor total a ser pago será menor. Ao adiantar os pagamentos, você também diminui o número de parcelas.

Outro benefício que a antecipação traz é a liberação da margem consignável, tornando possível a contratação de um novo empréstimo caso precise.

Veja o passo a passo e faça a contratação:

  1. No app PagBank, acesse a aba “Produtos e Serviços”;
  2. Em seguida, vá em “Empréstimo Consignado”;
  3. Agora, opte por “Consignado Público”;
  4. Clique no botão “Simular e contratar”;
  5. Caso sua conta não esteja avançada, você precisará habilitar. Faça o processo completo;
  6. O próximo passo é selecionar a fonte pagadora, ou seja, INSS;
  7. Preencha com o número do benefício e continue;
  8. Agora, é hora de simular o empréstimo. Coloque o valor que deseja, confirme as condições de pagamento e, se concordar, finalize o processo.

Viu como é simples? Dinheiro na sua conta bancária sem precisar passar horas na fila do banco ou no atendimento! Tudo 100% online.

Quero reduzir o valor das minhas parcelas, mas não posso fazer o pagamento adiantado, e agora?

Para diminuir o valor das parcelas mesmo sem dinheiro para fazer o pagamento antecipado, a solução pode ser refinanciar o empréstimo.

Essa prática é basicamente trocar o contrato de empréstimo atual por um novo para negociar mais uma vez e aumentar o prazo e diminuir o valor dos pagamentos.

É importante destacar que o refinanciamento só pode ser feito no mesmo banco da contratação do empréstimo. 

Caso não consiga fazer um novo acordo ou o contrato oferecido não valha a pena, uma outra possibilidade é pedir a portabilidade de crédito em busca de melhores taxas de juros.

Para solicitar a portabilidade de crédito é preciso entrar em contato com a financeira em que possui o contrato e solicitar o extrato do saldo devedor do empréstimo.

Com isso em mãos, é hora de encontrar uma nova instituição e solicitar a portabilidade.

Caso fechem o negócio, será feito um acordo entre os bancos e o valor restante do empréstimo deverá ser pago para a nova instituição contratada conforme o contrato atualizado.

Uma boa opção também para abater parcelas ou quitar qualquer empréstimo, é aproveitar a oportunidade que o saque-aniversário te proporciona de antecipar seu benefício do FGTS. No PagBank, é possível antecipar até 10 parcelas do seu saque-aniversário de uma só vez! Você recebe o dinheiro no máximo em 02 minutos diretamente na sua conta digital PagBank!

Alcance seus objetivos com o PagBank Consignados

Seja qual for o seu objetivo nós podemos te ajudar! Se deseja reformar a casa, pagar dívidas, investir em estudos, comprar um carro, realizar aquela viagem tão esperada ou até mesmo ter um dinheirinho extra, o PagBank Consignados faz acontecer!

O PagBank Consignados foi criado para facilitar o acesso ao crédito e garantir um empréstimo consignado online sem burocracia para trabalhadores de empresas privadas, aposentados, pensionistas e servidores públicos.

A contratação é feita de forma simples, rápida, segura, 100% digital e através do app, confira todos os benefícios deste empréstimo ideal para aposentados:

  • Taxas de juros mais baixas que outras linhas de crédito;
  • Dinheiro liberado em até 24 horas;
  • Parcelas fixas de até 35% do salário ou benefício líquido;
  • Crédito pode ser usado para qualquer finalidade;
  • 60 dias para pagar a 1ª parcela.

Conheça o PagBank Consignados!