O empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente? Saiba mais!

Resumo do texto

  • Saiba como funciona o adiantamento de parcelas do consignado;
  • Aprenda formas de antecipar o pagamento do empréstimo;
  • Conheça as vantagens da antecipação.

Baixe o aplicativo PagBank Consignados!

 

Saber que o empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente levanta algumas perguntas, mas fique tranquilo, vamos te ajudar a responder todas elas.

Neste post você vai aprender um pouco mais sobre como funciona a antecipação do pagamento, as vantagens dessa escolha e opções para reduzir o valor das parcelas.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

pode antecipar o empréstimo consignado

O empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente?

Sim, esse é um direito seu. Antecipar as parcelas do consignado é válido para qualquer contrato e não pode ser negado pelo banco, já que é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor. 

Quando alguém opta por realizar os pagamentos antes da data de vencimento das parcelas, os juros são reduzidos. Por isso, vale lembrar que o empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente sem nenhum custo adicional.

É possível fazer a liquidação de maneira total ou parcial, isto é, dá para adiantar algumas parcelas ou quitar o valor restante total. Dessa forma, não é preciso manter a dívida durante todo o período escolhido.

Qual o desconto para quitação de empréstimo consignado?

Isso irá depender da sua escolha, ou seja, se será pago totalmente ou adiantado apenas alguns pagamentos, e também dos juros determinados na contratação.

Ao optar pela liquidação parcial, a redução dos juros vale somente para a parcela antecipada. Agora, na opção de liquidação total, os juros são reduzidos de todas as parcelas adiantadas.

No entanto, não há um cálculo exato para saber qual será o desconto, pois depende de vários fatores como:

  • valor das parcelas;
  • taxa de juros contratada;
  • prazo do vencimento;
  • dia que pretende quitar o empréstimo;
  • quantas parcelas ainda faltam.

Após ter essas informações em mãos, é preciso entrar em contato com a instituição financeira onde você contratou o empréstimo. Normalmente, esse pagamento adiantado é feito por meio de boleto ou débito em conta.

Vale a pena antecipar parcelas do consignado?

O empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente desde que isso não atrapalhe o seu orçamento pessoal. Mas, se tem uma graninha sobrando, adiantar as parcelas do consignado traz boas vantagens.

A primeira delas é que as taxas de juros irão diminuir com a liquidação do empréstimo, assim, o valor total a ser pago será menor. Ao adiantar os pagamentos, você também diminui o número de parcelas.

Outro benefício que a antecipação traz é a liberação da margem consignável, tornando possível a contratação de um novo empréstimo caso precise.

Quero reduzir o valor das minhas parcelas, mas não posso fazer o pagamento adiantado, e agora?

Para diminuir o valor das parcelas mesmo sem dinheiro para fazer o pagamento antecipado, a solução pode ser refinanciar o empréstimo.

Essa prática é basicamente trocar o contrato de empréstimo atual por um novo para negociar mais uma vez e aumentar o prazo e diminuir o valor dos pagamentos.

É importante destacar que o refinanciamento só pode ser feito no mesmo banco da contratação do empréstimo. 

Caso não consiga fazer um novo acordo ou o contrato oferecido não valha a pena, uma outra possibilidade é pedir a portabilidade de crédito em busca de melhores taxas de juros.

Para solicitar a portabilidade de crédito é preciso entrar em contato com a financeira em que possui o contrato e solicitar o extrato do saldo devedor do empréstimo.

Com isso em mãos, é hora de encontrar uma nova instituição e solicitar a portabilidade.

Caso fechem o negócio, será feito um acordo entre os bancos e o valor restante do empréstimo deverá ser pago para a nova instituição contratada conforme o contrato atualizado.

Alcance seus objetivos com o PagBank Consignados

Seja qual for o seu objetivo nós podemos te ajudar! Se deseja reformar a casa, pagar dívidas, investir em estudos, comprar um carro, realizar aquela viagem tão esperada ou até mesmo ter um dinheirinho extra, o PagBank Consignados faz acontecer!

O PagBank Consignados foi criado para facilitar o acesso ao crédito e garantir um empréstimo sem burocracia para trabalhadores de empresas privadas, aposentados, pensionistas e servidores públicos.

A contratação é feita de forma simples, rápida, segura, 100% digital e através do celular, confira todos os benefícios deste empréstimo ideal para aposentados:

  • taxas de juros mais baixas que outras linhas de crédito;
  • dinheiro liberado em até 24h;
  • parcelas fixas de até 30% do salário ou benefício líquido;
  • crédito pode ser usado para qualquer finalidade;
  • 60 dias para pagar a 1ª parcela.

Baixe o aplicativo PagBank Consignados!