Sistema de antifraude: saiba por que ele é importante para o seu e-commerce

Resumo do texto

  • Entenda como funciona um sistema de antifraude;
  • Veja quais são os principais métodos antifraude;
  • Saiba quais as principais fraudes no e-commerce.

Pagamento com mais segurança é com o Checkout PagBank!

 

Você sabia que um sistema antifraude é essencial para proteger as transações online em seu e-commerce? Infelizmente, as tentativas de fraude têm aumentado nos últimos anos, e isso pode gerar perdas financeiras para seu negócio.

Mas, com um sistema antifraude eficiente, é possível proteger as informações sensíveis da empresa e dos clientes. Neste artigo, você vai aprender sobre sistema antifraude, e entender como usá-lo para proteger seu negócio de maneira simples e eficaz.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é um sistema antifraude?

Um sistema antifraude é um conjunto de tecnologias e aplicações que aumentam a proteção do site e das transações que acontecem na internet. É uma forma de aumentar a segurança em lojas virtuais, tanto para o empreendedor, como para o usuário.

Como ele funciona?

Quando o usuário faz uma compra no seu site, as informações são enviadas para outros sistemas, como a emissora do cartão e a instituição financeira. Se tudo estiver certo, o pagamento é aprovado.

Com o sistema antifraude, mais uma etapa é adicionada ao processo. É a checagem de informações de forma detalhada. Com isso, fica garantido que a transação não é fraudulenta.

Essa verificação é feita a partir de inteligência artificial, responsável por cruzar informações, histórico de compras, de navegação e, até mesmo, localização. Tudo para garantir que aquela compra possa ser concluída com tranquilidade.

O que é um Sistema Antifraude?

Saiba quais são os principais métodos antifraudes

Como citamos acima, essa verificação pode ser feita a partir do cruzamento de diferentes dados e fontes de informações. Os principais métodos de antifraude são:

Rastreamento de localização

Esse tipo de verificação considera o local que o usuário costuma fazer compras. Por exemplo, se ele sempre realiza transações em São Paulo e, de repente, começa a comprar de Manaus, é suspeito.

Nesse caso, pode ser que a compra seja suspensa até que o usuário confirme sua identidade.

Verificação de endereço

Neste caso, a avaliação é feita sobre o destino da compra. Ou seja, para onde ela está sendo enviada. Aqui, também é feita uma análise de histórico de compras e cruzamento com dados bancários.

Caso apresente alguma divergência, pode ser que o comprador tenha que fazer uma verificação de segurança.

Checagem em banco de dados

Toda vez que uma pessoa faz uma compra online, seu comportamento entra para um banco de dados. Portanto, o sistema antifraude pode checar essa coletânea de informações para saber se o padrão é o esperado.

Você já deve ter recebido algum tipo de pedido de confirmação sempre que compra algo muito mais caro, certo? É assim mesmo! Já que você saiu do comportamento usual de compra, o sistema “alerta” o empreendimento. Após a confirmação de identidade, a transação é confirmada.

Código de segurança do cartão de crédito

O famoso CVV são três algoritmos que vêm no verso do cartão. Esse é um dos sistemas de antifraude mais conhecido, já que muitos e-commerces usam.

Para isso, o usuário só precisa colocar o código de segurança na hora da compra para confirmar que a pessoa realmente tem acesso ao cartão.

Machine Learning

Machine Learning é um tipo de tecnologia que utiliza a inteligência artificial para analisar grandes quantidades de dados e aprender com essas informações. 

Na prática, essa tecnologia identifica comportamentos incomuns nas transações realizadas em lojas virtuais.

Confirmação de dados

Também muito utilizado nas lojas virtuais, a confirmação de dados antes de concluir a transação é uma forma de evitar fraudes. Neste caso, as informações são comparadas com a administradora de cartões.

Se algo estiver errado, uma verificação mais detalhada e profunda pode ser feita.

Veja as principais fraudes em e-commerce

Mas afinal, quais são os tipos de fraudes que acontecem em lojas virtuais? Veja algumas das principais:

Fraude amigável

Acontece quando o cartão é utilizado por alguém conhecido, mas sem consentimento. Por exemplo, quando um filho usa o cartão dos pais para fazer uma compra sem autorização. Emprestar cartão de crédito é arriscado e pode acabar colocando você no meio de uma fraude!

Fraude deliberada

Nesse caso, houve roubo de dados. Ou seja, a pessoa que está realizando a compra está utilizando dados que foram roubados ou clonados.

Phishing

O phishing é um tipo de golpe em que criminosos se passam pela marca para roubar dados de usuários. Para isso, podem criar páginas falsas ou enviar e-mail pedindo informações específicas. Assim, o golpista passa a ter os dados de cartão em mãos.

Autofraude

Este é o caso em que o próprio dono do cartão tenta aplicar um golpe. Ele faz o pedido, recebe o produto e, então, afirma que não recebeu ou que não reconhece a compra. O usuário solicita o chargeback e o negócio pode acabar ficando com o prejuízo.

Quais são as principais vantagens de um sistema antifraude para o e-commerce?

Além da resposta óbvia, que é proteger o negócio de prejuízos derivados de fraude, o sistema antifraude traz outros benefícios para seu e-commerce. Confira:

Segurança para as transações

Sem dúvidas, a principal vantagem é a segurança. Além de garantir que o negócio não tenha prejuízos com fraudes ou chargeback, o cliente se sente mais tranquilo para colocar os dados, sabendo que eles estarão criptografados e protegidos.

Rotina facilitada

Imagina se nas transações você tivesse que checar todas as informações para garantir a segurança? Perderia muito tempo, certo? Por isso, contar com um sistema antifraude facilita a rotina, automatizando o processo.

Credibilidade e confiabilidade

Como citamos acima, seu cliente também vai se sentir mais seguro ao colocar os dados do cartão em um uma loja virtual que tenha sistema antifraude. Isso vai dar à sua marca, mais credibilidade e confiança.

Diminuição de prejuízos

Fraudes podem ser um grande peso no caixa do empreendedor. Além de todo o prejuízo de tempo e dor de cabeça, o lado financeiro também sofre. Por isso, as tecnologias que previnem contra transações fraudulentas, reduzem o prejuízo.

Menor índice de chargeback

O chargeback é quando o cliente pede o cancelamento da compra e devolução do dinheiro diretamente ao banco ou instituição financeira. Neste caso, o valor é cobrado do empreendedor. Portanto, representa um grande prejuízo.

Uma das várias vantagens do sistema antifraude é garantir que a compra seja realizada em segurança, tanto para o cliente quanto para o empreendedor.

Checkout PagBank: evite fraudes com um sistema de pagamento seguro e ágil

Ficou claro que ter um sistema antifraude pode fazer toda a diferença no seu negócio, certo? Para sua loja virtual receber pagamentos com segurança, agilidade e sem pesar no bolso, você pode contar com o Checkout PagBank.

Além de toda a segurança que a sua empresa precisa, você conta com as taxas mais vantajosas do mercado.

Comece a usar o Checkout PagBank e proteja-se das fraudes!