Aprenda a fazer um modelo de proposta comercial em 7 passos rápidos!

Resumo do texto

  • Entenda o objetivo de uma proposta comercial de vendas;
  • Conheça as vantagens de ter um modelo padrão para suas propostas;
  • Saiba o que não pode faltar em uma proposta comercial de vendas.

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Uma proposta comercial é muito mais do que um mero documento que destaca as características de um produto ou serviço e as suas condições de oferta. Ela é um reflexo do valor que você, como empreendedor, está trazendo para o seu potencial cliente.

Para isso, é importante se dedicar a cada caso e criar uma nova proposta individual para cada comprador. Isso não quer dizer que você não possa padronizar alguns pontos e tornar o processo mais ágil.

Veja como montar uma proposta comercial de vendas eficiente em poucos passos!

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O que é uma proposta comercial?

A proposta comercial é um documento elaborado para apresentar um produto ou serviço a um possível comprador.

Normalmente, dentro da área de vendas, é o profissional que mantém o contato direto com o cliente que prepara essa proposta. Elas podem ser formuladas como resposta a uma solicitação ou enviada para engajar potenciais compradores, demonstrando proatividade e interesse em atender suas necessidades.

Qual o objetivo de uma proposta comercial?

O objetivo deste documento é convencer o cliente de que sua empresa tem a solução que ele precisa. A proposta comercial esclarece informações detalhadas sobre os produtos ou serviços oferecidos, destacando seu valor e os benefícios.

Ou seja, o objetivo final é conseguir uma resposta positiva e fechar o negócio.

Veja como criar um modelo de proposta comercial em 7 passos

Propostas comerciais mal elaboradas podem prejudicar a imagem da sua empresa e não cumprir seu propósito. Por isso, confira nossas dicas para criar um documento padrão eficiente para o seu negócio.

Entenda o perfil do cliente

Abordar desafios específicos faz a sua proposta se destacar, pois mostra que suas soluções se alinham às necessidades e expectativas dos interessados. Este entendimento personalizado torna a comunicação relevante e efetiva.

Liste os principais objetivos da proposta

Qual a finalidade na apresentação da proposta: mostrar uma solução personalizada? Fazer uma venda extra? Destacar as vantagens do produto?

Seja quais forem os objetivos, devem ser listados de forma clara para evitar desentendimentos e garantir que aquele documento seja relevante.

Crie um modelo simples e objetivo

Existem diferentes formatos para apresentar a proposta: documentos, slides ou vídeos. A escolha de qual é o melhor deve ser tomada pensando no perfil do seu consumidor.

A partir disso, elabore um modelo que entregue as informações de forma objetiva para que possam ser facilmente compreendidas.

Faça um detalhamento dos produtos e serviços

É de suma importância apresentar os detalhes do que você está oferecendo para reforçar os benefícios da sua solução. Evite termos técnicos ou jargões que possam confundir o leitor.

Defina o orçamento

O preço é um ponto sensível. Um valor muito baixo pode levantar questões sobre a qualidade da sua solução. Portanto, ao decidir o preço, considere a média do mercado e todos os custos associados à prestação do serviço.

Uma boa estratégia pode ser detalhar o orçamento, incluindo custos de materiais e mão de obra. Certifique-se também de informar as possíveis formas de pagamento, e, se houver, as condições especiais.

Apresente um cronograma de entregas

Estabeleça datas para entregas e o tempo de duração de cada etapa do projeto para que o processo fique claro para todos.

Lembre-se de incluir também prazos de feedbacks e definir datas de envio de materiais ou informações extras solicitadas.

Finalize de maneira persuasiva

Nessa seção, você pode apresentar mais informações sobre sua experiência e até depoimentos de outras pessoas que usaram sua solução para mostrar o benefício da contratação.

Incluir um campo de assinatura também é uma forma de conduzir o contratante a realmente fechar o negócio no final da leitura do documento.

Passos para fazer uma Proposta Comercial

Quais são as vantagens de ter um modelo de proposta comercial?

Além de servir como um poderoso argumento de vendas, a proposta traz outras vantagens:

Uniformização da marca

Utilizando um modelo de proposta comercial, a empresa garante uma abordagem padrão em todas as vendas. Isso não só transmite uma imagem profissional, mas também fortalece o reconhecimento da sua marca no mercado.

Padronização dos layouts

É possível estabelecer um padrão para uso de logo, seções, títulos e outros elementos do documento. Isso ajuda a apresentar uma imagem profissional e organizada, além de tornar a leitura mais fácil.

Desenvolvimento de um modelo eficiente

Um modelo facilita e agiliza a criação das propostas, economizando tempo do colaborador responsável e também garante a competência no envio da proposta. Quanto mais rápido você mandar, menos tempo ele terá para analisar a concorrência.

Melhoria de processos

Com um modelo padrão, é mais fácil identificar o que deu certo e o que precisa ser mudado.

Você pode aperfeiçoar a estrutura e o conteúdo com o tempo, usando como base feedbacks recebidos e a análise dos resultados anteriores.

Saiba o que não pode faltar em uma proposta comercial de vendas!

Saiba quais informações não podem faltar no seu documento:

Título

Deve estar na primeira página da proposta, que também deve incluir o nome da empresa, do responsável pelo documento e a data de envio.

Introdução do cliente

Esses dados também precisam estar presentes para identificar quem irá receber a proposta.

Definição do problema e solução proposta

Mostre porque seu produto/serviço é necessário, apontando os problemas que sua solução pode resolver e explicando os benefícios que você está oferecendo. Dessa forma, o comprador entenderá sua proposta de valor.

Qualificações da empresa

Essas informações demonstram a confiabilidade do negócio e a qualidade do serviço prestado. Nesta seção, você também pode usar cases de sucesso para reforçar a sua reputação.

Cronograma

Todas as datas do processo devem estar no documento. A chegada de materiais, o início do serviço, etc.

Para evitar cobranças excessivas, deixe claro que pode haver alguma diferença entre o cronograma da proposta e a execução. Você só não pode deixar de informar um prazo.

Como calcular preços e condições de pagamento em sua proposta comercial?

A precificação e condições de pagamento em uma proposta comercial requerem atenção. Alguns pontos importantes são:

  • Entenda os custos envolvidos na oferta dos produtos ou serviços. Isso inclui custos com materiais, mão de obra, produção, transporte, etc;
  • Uma pesquisa da média de preço de seus concorrentes pode dar uma ideia de como definir valores competitivos;
  • Lembre-se que um valor muito abaixo dessa média pode fazer com que o cliente associe sua marca à baixa qualidade ou falta de experiência;
  • Para definir as condições de pagamento, considere prazos, parcelamento, descontos por antecipação, garantia, etc.

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A proposta comercial é um elemento crucial em qualquer processo de venda. Ela mostra o que seu negócio pode fazer para resolver os problemas do cliente. Com um modelo bem estruturado, você economiza tempo na criação da proposta.

Com o PagVendas, você tem acesso a dados precisos que auxiliam na elaboração de propostas comerciais alinhadas com a realidade do mercado e as necessidades do público-alvo. Assim, fica mais fácil crescer e vencer nos negócios.

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